terça-feira, agosto 23, 2005

O ASSASSÍNIO DE RICHARD NIXON



Acima de qualquer qualidade técnica ou narrativa, esta primeira obra do norte-americano Niels Mueller destaca (novamente) uma realidade de que poucos amantes do cinema devem discordar: Sean Penn é o melhor actor americano da sua geração, merecedor de todos e mais alguns louvores que lhe queiram prestar.

Inspirado na história verdadeira do homem que, em meados dos anos 70, planeou o desvio de um avião para o fazer embater contra a Casa Branca, assassinando o Presidente Nixon no processo, O ASSASSÍNIO DE RICHARD NIXON é, sobretudo, um estudo da insatisfação da "grande maioria silenciosa" do país mais poderoso do Mundo. Uma insatisfação notória tanto em 1974 como em 2005, originada pelos mesmos motivos: a guerra, a recessão económica, o desemprego, a burocracia, o racismo, etc.

Alternando sequências de extrema emoção com pitadas de tragicomédia, a força do filme provém do sociopata construído por Sean Penn, muito longe dos seus registos em A ÚLTIMA CAMINHADA (1995) e MYSTIC RIVER (2003), onde o denominador comum reside na capacidade da sua representação nos agarrar à história e às acções da personagem, cuja queda em espiral para a depressão, raiva e, por fim, criminalidade, é susceptível de provocar todo o tipo de sentimentos no espectador: incredulidade, confusão, ressentimento, aflição, compaixão e, na penosa sequência final da película, redenção.

Apesar de ter passado quase despercebido, O ASSASSÍNIO DE RICHARD NIXON é um filme a não perder, onde para além de Sean Penn, ressalvam-se os desempenhos de Naomi Watts, Don Cheadle e Jack Johnson, actor habituado a papéis de homem da lei, aqui convertido em patrão capitalista e impassível - o tipo de adjectivos que serviram de rastilho para a "bomba" que é o protagonista deste filme, numa luta inglória contra os poderes instalados que comandam as vidas dos Zé Ninguéns da sociedade.

7 comentários:

Hitler disse...

Não conhecia este blog, mas também já adicionei à minha lista. Está muito bom, parabéns!

Em relação a este filme não há muito a dizer, Sean Penn é um actor brilhante e mais uma vez o prova, mas este filme não me arrebatou, é apenas mais um filme com uma boa interpretação do actor principal.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Eu gostei do filme...surpreendeu-me muito e claro, Sean Penn esteve excelente! Lê a minha análise aqui: http://lordofthemovies.blog-city.com/the_assassination_of_richard_nixon__anlise.htm

Cumps. cinéfilos

Anónimo disse...

Obrigado pela visita, comentário e por ter adicionado o meu blog aos links.
Gostei do blog e virei cá mais vezes de certeza. Os meus cumprimentos!

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.