sábado, novembro 29, 2008

Movie Clipping



Notícias em destaque:

  • Prepara-se a versão cinematográfica de BUFFY:

  • De acordo com o The Movie Blog, a caçadora de vampiros mais famosa do mundo vai ressurgir — e no grande ecrã. Joss Whedon, criador da série de televisão, não está alheio ao sucesso que TWILIGHT - CREPÚSCULO tem obtido e, aproveitando esta nova onda de popularismo vampiresco, pretende escrever o argumento de uma nova aventura de Buffy. Contudo, trata-se de um rumor que, a confirmar-se, deixarã milhões de fãs a salivar...

    Novos trailers:

  • THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON



  • quinta-feira, novembro 27, 2008

    Hollywood Buzz #36

    O que se diz lá fora acerca de AUSTRALIA:



    «What a gorgeous film, what strong performances, what exhilarating images and -- yes, what sweeping romantic melodrama.»
    Roger Ebert, Chicago Sun-Times.

    «AUSTRALIA is a pastiche of genres and references wrapped up into one horse-galloping, cattle-stampeding, camera-swooping, music-swelling, widescreen package.»
    Manohla Dargis, New York Times.

    «It looks great, but the same comment can be made about Michael Bay's PEARL HARBOR, which shares more than a passing resemblance.»
    James Berardinelli, ReelViews.

    «Embracing grand old-school melodrama while critiquing racist old-fashioned politics, Baz Luhrmann's grandiose AUSTRALIA provides a luxurious bumpy ride.»
    Todd McCarthy, Variety.

    «Beautiful scenery and the best intentions can't save AUSTRALIA from dissolving in goo.»
    Peter Travers, Rolling Stone.

    segunda-feira, novembro 24, 2008

    2009: o ano de todos os blockbusters

    2008 ainda não conheceu o seu término, e sendo ainda cedo para efectuar qualquer espécie de balanço, é imprescindível começar a olhar com atenção para as estreias de 2009 — doze meses que prometem imensa emoção e propostas (quase) imperdíveis.

    Com o marketing viral em fase de amadurecimento (veja-se o progresso da campanha de ANGELS & DEMONS), a projecção de trailers para títulos que só estarão nas salas em meados do próximo ano (como são os casos de WATCHMEN e TERMINATOR SALVATION) e o buzz que algumas "longínquas" super-produções estão a angariar (o novo filme de James Cameron, AVATAR, só estreará em Dezembro de 2009, mas tudo indica que trata-se de um projecto inovador a vários níveis), a chegada do novo ano poderá encerrar a resposta definitiva às múltiplas adversidades que os grandes estúdios têm enfrentados nos tempos recentes, como a pirataria, a crise financeira mundial ou as ameaças de greves constantes no seio da indústria.

    Embora 2008 não esteja a ser um período desinteressante em termos de box-office, afirmação atestada pelos desempenhos de NOME DE CÓDIGO: CLOVERFIELD, THE DARK KNIGHT - O CAVALEIRO DAS TREVAS, INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL, WALL-E e MAMMA MIA!, 2009 promete redobrar (ou, por que não?, triplicar) a "luta" entre blockbusters como há muito não se assistia em Hollywood.

    Assim, aqui fica uma lista das 15 mega-produções de 2009, ordenada por data prevista dos seus lançamentos comerciais, que maior destaque têm recebido até ao momento...
    (as datas de estreia, mundial e nacional, estão sujeitas a alteração pelas produtoras)


    • UNDERWOLD: RISE OF THE LYCANS



    • Sinopse: Prequela de UNDERWORLD – O SUBMUNDO (2003) e UNDERWORLD: EVOLUÇÃO (2006), RISE OF THE LYCANS traça as origens da batalha secular entre vampiros aristocratas e os seus escravos lobisomens. Na Idade das Trevas, um jovem chamado Lucian surge como o líder que incita os lobisomens à revolta contra Viktor, o cruel rei-vampiro que os subjugou. Com a ajuda da sua amante secreta, Sonja (a própria filha de Viktor), Lucian fará tudo para obter a tão desejada liberdade.
      Motivos de interesse: A maior expectativa reside na capacidade de Rhona Mitra [NÚMERO 23 (2007) e O ATIRADOR (2007)] em agarrar a oportunidade de se afirmar como leading woman de produções de grande orçamento. Anunciado como o último tomo da trilogia UNDERWORLD, o filme assinala a estreia de Patrick Tatopoulos, artista de renome no ramo dos efeitos visuais (DRÁCULA DE BRAM STOKER, GODZILLA, O DIA DA INDEPENDÊNCIA, entre outros), na cadeira de realizador.
      Orçamento de produção: Não revelado.
      Estreia nos EUA: 23 de Janeiro.
      Estreia em Portugal: 26 de Março (*).

    • WATCHMEN



    • Sinopse: Uma complexa e misteriosa aventura, WATCHMEN desenrola-se na América de um 1985 alternativo, onde os super-heróis fazem parte da vida quotidiana e a sociedade é dominada pelo Relógio do Apocalipse – objecto representativo da tensão entre os EUA e a União Soviética – que marca, permanentemente, cinco para a meia-noite. Quando um ex-colega seu é assassinado, o determinado vigilante Rorschach depara-se com uma conspiração que poderá ter graves consequências para o futuro da Humanidade.
      Motivos de interesse: Adaptação de uma banda desenhada de culto nos EUA, conta com a vantagem de ser realizado por Zack Snyder, o "obreiro" do sucesso de 300. À semelhança do título atrás referido, o visual do filme promete ser apelativo e o argumento extremamente fiel à obra original.
      Orçamento de produção: 120 milhões de dólares. (*)
      Estreia nos EUA: 06 de Março.
      Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

    • MONSTERS VS. ALIENS



    • Sinopse: Um meteorito atinge Susan Murphy e transforma-a num monstro gigante. Levada para instalações secretas do Governo, é reunida com um grupo de estranhas criaturas como última solução para combater a invasora ameaça extraterrestre que pretende destruir o Mundo.
      Motivos de interesse: É a grande aposta da Dreamworks Animation (produtora responsável pelo sucesso do franchise SHREK) para 2009. O elenco de vozes é de primeira linha, contando com Reese Witherspoon, Seth Rogen, Kiefer Sutherland e, nomeadamente, Hugh Laurie, que criará um pastiche do seu Dr. House em versão insecto. De salientar que MONSTERS vs. ALIENS é o primeiro filme de animação concebido de raiz para ser exibido em 3-D.
      Orçamento de produção: Não revelado.
      Estreia nos EUA: 27 de Março.
      Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

    • DRAGONBALL



    • Sinopse: Após o homicídio do seu avô, Sangoku – um jovem de 18 anos dotado de super-poderes – parte em busca do mestre de artes marciais Kame, de modo a adquirir os conhecimentos necessários para enfrentar Lord Piccolo, um guerreiro determinado em apoderar-se das sete bolas de cristal. Sangoku conta ainda com a ajuda dos seus amigos Chi-Chi, Yamcha e Bulma.
      Motivos de interesse: Projecto em "ebulição" na 20th Century Fox desde 2002, será interessante verificar esta visão ocidental de uma das séries de animação japonesa mais famosas a nível mundial. O elenco inclui alguns nomes sonantes e quase inesperados, como são os casos de Justin Chatwin [o "filho" de Tom Cruise em A GUERRA DOS MUNDOS (2005)] no papel principal, Chow Yun-Fat [O TIGRE E O DRAGÃO (2000)] e Emmy Rossum [O FANTASMA DA ÓPERA (2004)]. Os efeitos especiais de DRAGONBALL estão a cargo da 87 Eleven, empresa responsável pelas "parafernálias" visuais da trilogia MATRIX e 300.
      Orçamento de produção: (estimativa) 100 milhões de dólares. (*)
      Estreia nos EUA: 08 de Abril.
      Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

    • X-MEN ORIGINS: WOLVERINE



    • Sinopse: Situado dezassete anos antes dos acontecimentos decritos em X-MEN (2000), o filme centrar-se-á no passado violento que compõe a origem de Wolverine, os seus primeiros encontros com o tenebroso William Stryker (através do Programa Weapon X) e a provavél introdução da relação complexa entre o protagonista e Sabretooth.
      Motivos de interesse: Apesar do secretismo que tem dominado a produção deste filme, a 20th Century Fox não mostra pejo em descrevê-lo como «uma obra de ambientes sombrios e contornos selvagens». Embora o arranque das filmagens tenha sido afectado pela badalada greve de argumentistas no início de 2008, a continuação da presença de Hugh Jackman no papel principal será motivo de atracção para fãs da série e espectadores em geral.
      Orçamento de produção: Não revelado.
      Estreia nos EUA: 01 de Maio.
      Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

    • STAR TREK



    • Sinopse: Um olhar sobre a fundação de uma das tripulações espaciais mais emblemáticas da Sétima Arte. Teremos a oportunidade de ver como o Capitão Kirk entrou na Academia Starfleet, o início da sua amizade com Spock e as primeiras batalhas contra os Romulanos.
      Motivos de interesse: Impulsionado pelo sucesso que obteve com a autoria da série PERDIDOS e produção de NOME DE CÓDIGO: CLOVERFIELD, J.J. Abrams enfrenta o desafio de reanimar um franchise que perdeu imenso fulgor na década de 90. Um elenco oriundo de produções dirigidas ao público mais jovem - Chris Pine (DIÁRIO DA PRINCESA: NOIVADO REAL), Zachary Quinto (da série HERÓIS) e Karl Urban (presente em dois volumes da trilogia O SENHOR DOS ANÉIS), aliado a nomes estabelecidos como Simon Pegg, Zoe Saldana, Winona Ryder e Eric Bana (sem esquecer o cameo previsto de Leonard «Spock» Nimoy) são atractivos de peso.
      Orçamento de produção: 150 milhões de dólares. (*)
      Estreia nos EUA: 08 de Maio.
      Estreia em Portugal: 07 de Maio (*)

    • ANGELS & DEMONS



    • Sinopse: Robert Langdon é convocado pela Organização Europeia para Investigação Nuclear (CERN) para investigar o caso de uma vítima de homicídio, cujo cadáver foi marcado com o símbolo dos Illuminati, uma sociedade secreta que planeia assassinar quatro Cardeais e explodir a Basílica de São Pedro durante um conclave papal.
      Motivos de interesse: Após o sucesso de O CÓDIGO DA VINCI, tanto a nível literário como cinematográfico, este ANGELS & DEMONS deverá constituir novo sinónimo de chorudas receitas de bilheteira. Tom Hanks retoma o papel do professor Robert Langdon, num elenco em que se destaca a presença secundária de Ewan McGregor. Destaque para a sua campanha de marketing viral, que já se encontra a "rolar".
      Orçamento de produção: Não revelado.
      Estreia nos EUA: 15 de Maio.
      Estreia em Portugal: 14 de Maio. (*)

    • TERMINATOR SALVATION: THE FUTURE BEGINS



    • Sinopse: No mundo pós-apocalíptico de 2018, John Connor, o predestinado líder da resistência humana contra o exército de exterminadores da Skynet, vê a sua missão alterada com a chegada de Marcus Wright, indivíduo que poderá ter sido enviado do futuro ou resgatado no passado. Enquanto a Skynet coordena o seu ataque final, Connor e Marcus embarcam numa odisseia rumo ao centro de operações daquela empresa, onde descobrirão um terrível segredo que poderá conduzir à aniquilação final da Humanidade.
      Motivos de interesse: Pela sua bem sucedida encarnação de Batman, Christian Bale é um chamariz seguro de espectadores. A produção visual do filme será outro pormenor de grande interesse, estando garantida a criação de novos terminators. Poderemos assistir à "ressurreição" da saga EXTERMINADOR IMPLACÁVEL, com a variedade de merchandising que será distribuída aquando da estreia deste filme.
      Orçamento de produção: (estimativa) 185 milhões de dólares. (*)
      Estreia nos EUA: 22 de Maio.
      Estreia em Portugal: 28 de Maio. (*)

    • UP



    • Sinopse: Carl Fredricksen tem 78 anos. Na sua juventude, conheceu e casou-se com Ellie, uma jovem mulher que sonhava explorar as montanhas que rodeiam a sua cidade natal. Contudo, Ellie falece antes de poder cumprir este desejo. Carl, consciente da sua maturidade e das mudanças radicais que o mundo sofreu, decide realizar o empreendimento, contando com a assistência de um jovem explorador chamado Russell. Os dois embarcam numa aventura emocionante, recheado de imprevistos e perigos variados.
      Motivos de interesse: Ser a próxima obra "engendrada" nos estúdios da Pixar (TOY STORY, À PROCURA DE NEMO, WALL-E) é motivo suficiente para não perder UP. É o primeiro filme desta empresa a ser concebido em 3-D Digital.
      Orçamento de produção: Não revelado.
      Estreia nos EUA: 29 de Maio.
      Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

    • FAST & FURIOUS



    • Sinopse: Quando um crime o faz regressar a Los Angeles, o ex-prisioneiro Dom Toretto reacende o seu conflito com o agente Brian O’Connor. Forçados a confrontar um inimigo comum, Dom e Brian submetem-se a uma nova mas incerta confiança mútua para eliminar o "obstáculo". De assaltos a camiões à condução arriscada por túneis curvilíneos, ambos encontrarão a melhor forma para alcançar a desejada vingança: explorar ao máximo as potencialidades de um race car.
      Motivos de interesse: Vin Diesel havia prometido que nunca protagonizaria nenhuma sequela após o imenso sucesso do primeiro filme, contudo o volte-face na sua palavra coloca este FAST & FURIOUS na primeira linha dos blockbusters do Verão de 2009. A legião de apreciadores dos filmes a grande velocidade não conseguirão resistir a este título.
      Orçamento de produção: 85 milhões de dólares. (*)
      Estreia nos EUA: 12 de Junho.
      Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

    • TRANSFORMERS: REVENGE OF THE FALLEN



    • Sinopse: Sequela do grande êxito de bilheteira de 2007, estão garantidas mais batalhas entre Autobots e Decepticons, ao mesmo tempo que se privilegiará os aspectos de ficção-científica da história.
      Motivos de interesse: Michael Bay retoma o leme desta sequela, assim como todo o elenco principal. Rumores abundam sobre o grande investimento que está a ser feito na melhoria dos efeitos visuais, que permitirão o recurso a grandes planos "convincentes" das faces dos robots.
      Orçamento de produção: Não revelado.
      Estreia nos EUA: 26 de Junho.
      Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

    • HARRY POTTER AND THE HALF-BLOOD PRINCE



    • Sinopse: Voldemort aperta o seu cerco e Hogwarts não é o mesmo refúgio seguro de outros tempos. Harry suspeita que os maiores perigos residem no interior do castelo, mas Dumbledore está mais absorvido em preparar o jovem feiticeiro para o confronto final que se aproxima. Juntos, trabalham para deslindar os pontos fracos de Voldemort e contam com o apoio do Professor Horace Slughorn, antigo colega de Dumbledore e detentor de informações cruciais para a resolução desta ameaça.
      Motivos de interesse: Sexta adaptação da saga escrita por J.K. Rowling e tendo em conta que os primeiros cinco filmes renderam, a nível mundial, mais de quatro mil milhões e meio de dólares, é pouco credível que esta dinâmica de sucesso não perdure. Realce para a participação de Jim Broadbent num secundário mas importante papel.
      Orçamento de produção: Não revelado.
      Estreia nos EUA: 17 de Julho.
      Estreia em Portugal: 18 de Julho (*)

    • G.I. JOE: RISE OF COBRA



    • Sinopse: Inspirado nos brinquedos desenvolvidos pela Hasbro, narra o nascimento da G.I. Joe Team e a origem do seu conflito com a Organização Cobra.
      Motivos de interesse: Um projecto curioso na sua premissa, as suas hipóteses de sucesso são, no entanto, totalmente imprevisíveis. Para aumentar as chances de uma boa performance, o filme conta com as interpretações de nomes sólidos como Dennis Quaid, Brendan Fraser, Sienna Miller ou Jonathan Pryce e a realização de Stephen Sommers, um dos "arquitectos" da saga A MÚMIA (1999). Não descurar a abundância de fãs que, nas suas infâncias, engendraram aventuras com as action figures da Hasbro (e eu sou um deles...) e não quererão perder este título.
      Orçamento de produção: 170 milhões de dólares. (*)
      Estreia nos EUA: 07 de Agosto.
      Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

    • GAME



    • Sinopse: Situado numa sociedade futura em que a Humanidade é controlada através de jogos de computador online, o maior protagonista de um jogo denominado “Slayers” luta pela reconquista da sua autonomia. Para atingir este objectivo, terá que derrotar o próprio game designer.
      Motivos de interesse: Gerald Butler é o protagonista de GAME, e o actor escocês já provou ser um talismã para filmes de acção bem sucedidos: LARA CROFT TOMB RAIDER: THE CRADLE OF LIFE e 300 são bons exemplos. Os primeiros testes de audiência, a crer por esta fonte, foram extremamente positivos e antevêm um título de se prestar atenção.
      Orçamento de produção: Não revelado.
      Estreia nos EUA: 04 de Setembro.
      Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

    • AVATAR



    • Sinopse: A história da aliança entre um mineiro e um extraterrestre, no auge de uma guerra interplanetária onde alienígenas possuem a capacidade de se transformarem em seres humanos – ou seja, "avatares".
      Motivos de interesse: James Cameron tem desenvolvido este projecto desde 1995, e tudo indica estarmos perante um filme de imagética inusitada na sua composição e tecnologia. O esforço do cineasta em criar um universo futurista credível e detalhado vai ao ponto de ter inventado toda uma cultura e idioma alienígena, que será repercutido na banda sonora. O elenco conta com Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez e Sam Worthington, a mais segura aposta para o estrelato de 2009.
      Orçamento de produção: 250 a 300 milhões de dólares. (*)
      Estreia nos EUA: 18 de Dezembro.
      Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.



    Outros títulos a não perder de vista:

    ASTRO BOY - THE MOVIE
    BRUNO
    DUPLICITY
    FRIDAY THE 13TH
    NIGHT AT THE MUSEUM 2: BATTLE OF THE SMITHSONIAN
    RED SONJA
    S.DARKO
    TEKKEN
    THE INTERNATIONAL
    WHITEOUT

    sábado, novembro 22, 2008

    Movie Clipping



    Notícias em destaque:

  • Hollywood rende-se aos remakes de filmes sul-coreanos:

  • Têm abundado os rumores e notícias acerca das pretensões de se filmar versões norte-americanas de OLDBOY - VELHO AMIGO (Park Chan-wook, 2003) e THE HOST - A CRIATURA (Bong Joon-ho, 2006), que estarão a cargo, respectivamente, de Steven Spielberg e Gore Verbinski. As opiniões dividem-se: há quem rejubile com a ideia, outros abominam-na, sobretudo no que a OLDBOY diz respeito.

  • M.I.T. em busca das novas tendências narrativas cinematográficas:

  • O Massachussets Institute of Technology planeia criar um "laboratório especial" que examinará o ponto de situação (em termos de qualidade) da actual forma de contar histórias em Cinema. Segundo noticia o New York Times, os responsáveis pelo projecto acreditam que Hollywood está a "perder o apetite" pela originalidade, argumento apoiado pelas estreias constantes, nos últimos anos, de remakes, sequelas e adaptações de best-sellers.

  • O "campeão" da pirataria de 2008...

  • ... é, sem surpresas, THE DARK KNIGHT - O CAVALEIRO DAS TREVAS. Depois de alcançar a marca dos 400 milhões de dólares em apenas 18 dias de exibição e lucrado mais de um bilião a nível mundial, a TGDaily anunciou que o filme conheceu mais de um milhão de downloads ilegais em menos de sete dias.

  • TERMINATOR SALVATION em videogame:

  • Baseado no filme que estreará em 2009, o desenvolvimento do jogo estará a cargo da tríade Warner Brothers Interactive Entertainment, Equity Games e Halcyon Games. Segundo o site Market Watch, o jogador poderá assumir a batalha pela sobrevivência de John Connor contra as máquinas da Skynet. Estará à venda em Maio de 2009, paralelamente à estreia do filme.

  • Primeiro olhar sobre AVATAR:

  • No site MarketSaw é possível espreitar alguns sketches do aspecto que os alienígenas terão no próximo filme de James Cameron. No mínimo, fascinante.

    Novos trailers:

  • STAR TREK



  • THE WRESTLER



  • CORALINE



  • ICE AGE: DAWN OF THE DINOSAURS



  • sexta-feira, novembro 21, 2008

    Hollywood Buzz #35

    O que se diz lá fora acerca de BOLT:



    «Although it will never be mistaken for Pixar pedigree, this genial production is a notable step up for Walt Disney Animation Studios.»
    Michael Rechtshaffen, Hollywood Reporter.

    «It's a great day in America when the complicated looks so easy, and when we expect smart storytelling as a rule, not the exception.»
    Lisa Schwarzbaum, Entertainment Weekly.

    «An OK Disney animated entry enhanced by nifty 3-D projection.»
    Todd McCarthy, Variety.

    «It is at once a knowing, satirical sendup of the Hollywood fame-and-fantasy machinery and a sleek, expensive product of the Disney-Pixar industrial complex.»
    A.O. Scott, New York Times.

    «At the end of the day, BOLT is a sweet Disney family film, but Lasseter's oversight has made it smarter than it otherwise would have been. It's not in Pixar's league, but it's laced with idiosyncratic characters with pleasantly wacky attitudes.»
    Kenneth Turan, Los Angeles Times.

    terça-feira, novembro 18, 2008

    Dois novos trailers...

    ...inteiramente dedicados a THE SPIRIT, a adaptação de Frank Miller à banda desenhada concebida por Will Eisner nos anos 40.

    O primeiro trailer anuncia, simplesmente, a data de estreia do filme:



    Já o segundo, mais do que um trailer, possui o formato de featurette e debruça-se sobre as mulheres que povoam o universo de THE SPIRIT:



    Nada má, a imagem de Scarlett Johansson a trincar uma maçã...

    segunda-feira, novembro 17, 2008

    Primeira imagem...

    ...de Johnny Depp como Chapeleiro Louco?



    Tudo parece indicar que sim, visto a imagem acima publicada ter surgido primeiro no site Johnny-Depp.org e é descrita como a autêntica imagem que o actor irá envergar na adaptação, por Tim Burton, de ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.

    Precisarei de acrescentar algo?

    Happy birthday, Mr. Scorsese



    Um dos cineastas mais marcantes da actualidade, Martin Scorsese completa hoje 66 anos.

    Com uma carreira longa e repleta de clássicos modernos (TAXI DRIVER, TOURO ENRAIVECIDO, A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO, TUDO BONS RAPAZES, GANGS DE NOVA IORQUE, ...), o realizador nova-iorquino não demonstra sinais de abrandamento e já tem anunciado quatro novos projectos:

  • SHUTTER ISLAND, thriller que possui um dos elencos mais imponentes dos próximos tempos: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Max Von Sydow, Patricia Clarkson, Ted Levine, entre outros);

  • um documentário sobre o "Beatle" George Harrison, ainda sem título definido;

  • SILENCE, drama histórico, passado na época dos Descobrimentos, sobre a presença ibérica no Japão, e ao qual tem sido associado o nome de Joaquim de Almeida;

  • e, por fim, THE RISE OF THEODORE ROOSEVELT, um biopic sobre o 26º Presidente dos EUA, novamente protagonizado por DiCaprio.

  • Como curiosidade final, para assinalar este aniversário, deixo-vos com um medley dos melhores momentos da parceria Scorsese e Robert DeNiro, um actor que está indelevelmente ligado à carreira do cineasta:



    sábado, novembro 15, 2008

    Movie Clipping



    Notícias em destaque:

  • Ver filmes pelo YouTube será uma realidade em breve:

  • O YouTube prepara-se para lançar um serviço que permitirá a qualquer utilizador, de forma gratuita, assistir a títulos lançados pela indústria cinematográfica norte-americana. Embora a natureza da parceira entre a empresa detida pela Google e diversas produtoras ainda não esteja totalmente definida, é possível avançar que, e de acordo com a CNET, o primeiro estúdio associado a esta novidade será a MGM.

  • Ennio Morricone irá compôr a banda sonora do novo filme de Tarantino, INGLORIOUS BASTERDS:

  • É o rumor que maior burburinho gerou na semana que agora termina. Segundo o site italiano ItalyGlobalNation, o octagenário compositor italiano terá acedido ao convite de Tarantino para construir uma banda sonora original que ilustre INGLORIOUS BASTERDS, a visão da Segunda Guerra Mundial pelo realizador de PULP FICTION e KILL BILL.

  • Baz Luhrmann altera o final de AUSTRALIA:

  • Uma decisão tomada pela 20th Century Fox, após as primeiras reacções ao épico, com Nicole Kidman e Hugh Jackman, não terem sido as desejadas. Originalmente, o fim possuía um cariz mais trágico e Luhrmann foi forçado a "aligeirar" a história de modo a agradar às audiências.

    Novos trailers:

  • GIALLO



  • 2012



  • WATCHMEN



  • sexta-feira, novembro 14, 2008

    Vogue

    Sessão fotográfica de acompanhamento à entrevista dada por Jennifer Aniston para a edição de Dezembro da Vogue americana, onde a actriz confessa o que significa ter 40 anos e ser mulher em Hollywood:









    Hollywood Buzz #34

    O que se diz lá fora acerca de SLUMDOG MILLIONAIRE:



    «This is a breathless, exciting story, heartbreaking and exhilarating at the same time.»
    Roger Ebert, Chicago Sun-Times.

    «The real star of the film is not a person but a city, the vertiginous, exciting, massively overcrowded 'maximum city' of Mumbai.»
    Andrew O'Heir, Salon.com.

    «A gaudy, gorgeous rush of color, sound and motion, SLUMDOG MILLIONAIRE doesn’t travel through the lower depths, it giddily bounces from one horror to the next.»
    Manohla Dargis, New York Times.

    «SLUMDOG MILLIONAIRE has the goods to bust out as a scrappy contender in the Oscar race. It's modern India standing in for a world in full economic spin.»
    Peter Travers, Rolling Stone.

    «SLUMDOG MILLIONAIRE is nothing if not an enjoyably far-fetched piece of rags-to-riches wish fulfillment. It's like the Bollywood version of a Capra fable sprayed with colorful drops of dark-side-of-the-Third-World squalor.»
    Owen Gleiberman, Entertainment Weekly.

    quinta-feira, novembro 13, 2008

    Estreia da Semana

    CORRIDA MORTAL situa-se numa sociedade economicamente devastada, com elevados níveis de desemprego e criminalidade. A única indústria que ainda produz lucros são as penitenciárias, promotoras da transmissão televisiva das violentas "Corridas da Morte", na qual prisioneiros correm (e matam-se) entre si. Quem vencer três etapas, intacto à "carnificina", obtém a sua liberdade.

    Abandonem a vossa seriedade cinematográfica ao entrarem no cinema para assistirem a este CORRIDA MORTAL. O fulcral da experiência está em rendermo-nos à adrenalina do rugido de motores, ao atrito de pneus a executarem curvas apertadas e ao tilintar de cartuchos disparados. É uma proposta de puro entertenimento, cujo elenco é composto pelo cada vez mais popular Jason Statham, Joan Allen (no seu papel mais radical até à data) e Ian McShane.

    Querem emoção a alta velocidade? Observem o trailer e ficarão com essa noção:



    Em exibição na Sala 4 do Cinema Castello Lopes.

    quarta-feira, novembro 12, 2008

    Vanity Fair

    Esta não é a primeira vez que destaco uma sessão fotográfica protagonizada por uma das minhas actrizes fétiche, Christina Ricci.

    Desta vez, a autoria das fotos abaixo publicadas pertence a Mark Liddell e foram publicadas na edição de Outubro da Vanity Fair italiana. Ou a prova de como Ricci fica, na minha opinião, mais atraente quando surge repleta de sensualidade sem aquele look gótico que lhe tem sido colado:









    terça-feira, novembro 11, 2008

    Filhos de Um Deus Maior #32

    Cartaz concebido pela Venables Bell de promoção ao lançamento da edição de luxo com todas as temporadas da série OS SOPRANOS, para a HBO:



    Uma nação indivisível sob a égide de Tony Soprano.

    sábado, novembro 08, 2008

    Movie Clipping



    Notícias em destaque:


    • ANGELS & DEMONS adere ao marketing viral:

    • No teaser relativo a este filme, era possível vislumbrar um endereço de Internet www.altarofscience.com. Quem procurar esta página, depara-se com imagens de uma câmara de vigilância mostrando um objecto explosivo, colocado numa parede onde está inscrito algo que se assemelha a "Illuminati". Estamos, sem dúvida, na era do marketing viral de Cinema...

    • Clint Eastwood vai realizar filme sobre Mark Twain:

    • Trata-se do projecto que Eastwood irá agarrar após a estreia de GRAN TORINO, e os rumores indicam que o realizador vai, também, encarnar o escritor das aventuras de Tom Sawyer e Huckleberry Finn.



    Novos trailers:

  • THE READER



  • FANBOYS



  • CHE



  • CADILLAC RECORDS



  • sexta-feira, novembro 07, 2008

    Filhos de Um Deus Maior #31

    Spot televisivo, concebido pela delegação francesa da TBWA, em prol da associação Pain Without Borders:



    Para alguns, a dor nunca pára...

    quinta-feira, novembro 06, 2008

    Estreias da Semana

    Esta semana, os destaques da rubrica "Estreias" vão para os dois novos filmes em exibição nos Cinemas Castello Lopes:

    Um dos eventos cinematográficos do ano, 007 QUANTUM OF SOLACE conhece hoje estreia mundial. Retomando onde CASINO ROYALE terminara, James Bond está determinado em descobrir os responsáveis da traição de Vesper Lynd. Uma missão que o coloca em rota de colisão com Dominic Greene (Mathieu Amalric), impiedoso homem de negócios que planeia o total domínio de um dos recursos mais preciosos do planeta. Com a ajuda de velhos e novos aliados - incluindo a bela Camille (Olga Kurylenko) que possui motivações próprias -, o Agente 007 lutará contra Green e seus conspiradores.



    Depois do sucesso crítico e financeiro de ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS, os irmãos Coen regressam ao território das comédias negras loucas e descomprometidas, mas tal não significa que DESTRUIR DEPOIS DE LER não possua um elenco variado, premiado e de qualidade (Brad Pitt, Frances McDormand, George Clooney, John Malkovich e Tilda Swinton) e uma das premissas mais curiosas da temporada. Em poucas palavras, é o "drama" do empregado de um ginásio que, inadvertidamente, fica em poder de um CD com as memórias (e respectivas informações secretas) de um ex-agente da CIA. As consequências são perfeitamente imagináveis...



    quarta-feira, novembro 05, 2008

    Michael Crichton (1942-2008)



    Um dos escritores mais adaptados ao Cinema (PARQUE JURÁSSICO, REVELAÇÃO, A ESFERA), tendo também realizado dois interessantes filmes (nomeadamente, WESTWORLD e COMA, ambos na década de 70), Crichton sucumbiu hoje, de forma inesperada, aos 66 anos. De acordo com um comunicado da família, o autor debatia-se com um cancro e travava essa "batalha" em privado (fonte).

    Ficará para a memória colectiva como um dos indivíduos que conseguiu unir o melhor de duas expressões artísticas — Literatura e Cinema.

    Filhos de Um Deus Maior #30

    Spot institucional, concebido pela londrina WCRS, de apelo à segurança rodoviária. Mais importante do que descobrir o culpado, é necessário aprender a observar...



    E você? Foi observador q.b. antes da "revelação"?

    terça-feira, novembro 04, 2008

    Site viral de ANGELS & DEMONS!



    O teaser de ANGELS & DEMONS, adaptação do best-seller de Dan Brown (o mesmo de O CÓDIGO DA VINCI), foi disponibilizado na passada semana e, à primeira vista, nada mais parecia haver a dizer relativamente a este passo inicial na promoção do filme.

    No entanto, indivíduos mais atentos conseguiram vislumbrar, "encrostado" no ambigrama dos Illuminati, a subtil referência ao site www.altarofscience.com (aos 52 segundos do teaser). Quem aceder a este link, depara-se com a imagem desfocada de uma câmara de vigilância que aponta para um engenho explosivo, fixado a uma parede onde é possível descortinar a palavra "Illuminati", enquanto um timecode permanece em contagem decrescente. E a maior surpresa reside na consulta do código-fonte desta página, no qual é possível ler:

    "We will destroy your four pillars, brand your preferiti and sacrifice them on the altars of science...and then bring your church down upon you. Vatican City will be consumed by light", que numa tradução à letra significa "Vamos destruir os vossos quatros pilares, marcar os preferidos e sacrificá-los nos altares da ciência... e, depois, abater a vossa Igreja sobre vós. A Cidade do Vaticano será consumida pela luz."

    Para quem conhece o romance, todos estes elementos remetem para o enredo principal da história de ANGELS & DEMONS; por estima aos restantes, não adiantarei mais pormenores. O que posso afirmar, com certeza absoluta, é que o marketing viral em Cinema ganhou raízes robustas e, neste caso, mais surgirá até Maio de 2009, data de estreia do filme.

    segunda-feira, novembro 03, 2008

    RENASCIMENTO (2006), de Christian Volckman



    Se o mundo negro e alternativo evocado nas imagens de RENASCIMENTO (exibido Sábado passado, no Cine Sol-Mar, inserido na Semana Fantas 2008) poderá não passar do mero pastiche a títulos como BLADE RUNNER - PERIGO IMINENTE (1982), GATTACA (1997), RELATÓRIO MINORITÁRIO (2002) ou SIN CITY (2005), já o visual hiper-contrastante aqui empregue traduz-se no seu verdadeiro toque de originalidade. Aqui não existem cinzentos nem degradés, apenas recortes a preto e branco que misturam animação e imagem real reminescente da tecnologia usada por Richard Linklater em A SCANNER DARKLY - O HOMEM DUPLO (2006).

    Utilizando a tecnologia do motion capture para homenagear o estilo linear de uma graphic novel, embora atraente, a escolha estética torna-se infeliz quando nos apercebemos de que rouba às personagens a textura e definição das suas expressões faciais — e, por inferência, a necessária "bagagem" psicológica para o entendimento das suas motivações.



    Paris, 2054. A Torre Eiffel ainda marca a sua presença, mas muitos dos monumentos simbólicos da cidade encontram-se enterrados sob camadas tenebrosas de arquitectura desencaixada. No controlo da capital francesa encontramos a Avalon Corporation, um gigante financeiro que se auto-promove através de outdoors eloquentes, os quais, numa voz feminina e suave, comunicam a dedicação da empresa à "saúde, beleza e longevidade".

    Ostentando as vozes (mas não os físicos) de conceituados actores britânicos como Daniel Craig, Ian Holm ou Jonathan Pryce, a história centra-se no desaparecimento de Ilona Tasuiev (Romola Garai), uma brilhante cientista de Genética. A sua busca fica a cargo de um detective agastado e teimoso chamado Karas (Craig) que, ajudado pela irmã mais velha de Ilona, Bislane (Catherine McCormack), confronta-se com uma conspiração secreta que envolve uma experiência genética ilegal realizada pelo mentor de Ilona, Jonas Muller (Holm). Encarada como um falhanço, essa experiência desenterrou o segredo da vida eterna que a Avalon agora deseja possuir, sem olhar a meios nem a fins.



    O berrante chiaroescuro de RENASCIMENTO acentua eficazmente a sobrecarregada atmosfera negra do filme mas, ao fim de quase duas horas, este imenso contraste torna o enredo, cingido a uma complexa história de ganância corporativa, espionagem hi-tech e irresponsabilidade científica, ainda mais difícil de acompanhar.

    A conclusão ambiciona "atirar" ao espectador um profundo conceito de Filosofia, ao afirmar «Sem a morte, a vida não tem sentido». Uma frase que encontra pouca ressonância numa história em que os seus protagonistas exalam pouca vitalidade. Acima de tudo, RENASCIMENTO merece a espreitadela enquanto exercício de estilo... e é esquecê-lo rapidamente.

    A não perder



    Do terror ao romance, do film noir ao slapstick, da aventura à tragédia, do épico ao musical, passando pelo western e sem esquecer a Nouvelle Vague; reflexões sobre os fantásticos METROPOLIS, TEMPOS MODERNOS, O MUNDO A SEUS PÉS, OS SETE SAMURAIS, PSICO, A LARANJA MECÂNICA, O PADRINHO, ANNIE HALL, VELUZO AZUL, PULP FICTION até à descoberta de pequenas preciosidades como LA JOVEN (de Luis Buñuel), todos os géneros e filmes essenciais estão representados nesta enciclopédica e recreativa compilação intitulada 100 All-Time Favorite Movies.

    Acima de tudo, esta colecção é um louvor de contrastes, uma homenagem à Sétima Arte, uma reunião de grandes nomes e uma viagem nostálgica pela história do celulóide.







    Ordenado cronologicamente, cada entrada inclui a sinopse, listagem do elenco e equipa técnica, informações técnicas, dados biográficos de cineastas e actores, trivialidades, prémios angariados, assim como fotografias e o poster original do filme. Cada década possui uma introdução que explora os contextos histórico e social dos filmes produzidos naquela época.

    Em suma, mais uma proposta de luxo proporcionada pela Taschen.

    sábado, novembro 01, 2008

    Movie Clipping



    Notícias em destaque:


    • O drama de Jennifer Hudson prossegue:

    • Depois do duplo homicídio da mãe e irmão da oscarizada actriz (por DREAMGIRLS), foi noticiado que os investigadores do FBI descobriram o cadáver de Julian King, o sobrinho de 7 anos de Hudson, dentro de um jipe abandonado num parque de estacionamento adjacente a um complexo de apartamentos em Chicago. (Fonte)

    • Campeões do box-office 2008 serão principais concorrentes aos Óscares:

    • O New York Times destaca os esforços das maiores produtoras de Hollywood em tornarem os filmes que mais auferiram nas bilheteiras de 2008 como líderes na corrida às categorias principais. A Disney pretende candidatar WALL-E a Melhor Filme do Ano, a Warner Bros. tem grandes esperanças para THE DARK KNIGHT e a Paramount investe, desmedidamente, em HOMEM DE FERRO, TEMPESTADE TROPICAL e no quase a estrear THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON.

    • Eleição dos 5 melhores filmes australianos de sempre:

    • Para celebrar o seu 50º aniversário, o Australian Film Institute levou a cabo uma votação pública no sentido de eleger os cinco filmes mais marcantes da história da Sétima Arte australiana. Por ordem cronológica, o sufrágio determinou: GALLIPOLI (1981), de Peter Weir; O CASAMENTO DE MURIEL (1994), de P.J. Hogan; PRISCILLA, A RAINHA DO DESERTO (1994), de Stephan Elliott; THE CASTLE (1997), de Rob Sitch; e LANTANA (2001), de Ray Lawrence. Esta selecção será convertida numa edição especial de selos postais.



    Novos trailers:

  • ANGELS AND DEMONS



  • SLUMDOG MILLIONAIRE



  • VALKYRIE



  • Creative Commons License
    Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
    Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.