sexta-feira, janeiro 05, 2007

TOP DO ANO 2006: OS MELHORES FILMES

Primeira instância de uma lista que se irá estender por 5 categorias (os melhores e piores títulos do ano que agora finda, as surpresas, as revelações e confirmações), nada melhor do que enumerar os 5 melhores do ano transacto, segundo Keyzer Soze:


  1. Obrigado por Fumares

  2. (Thank You For Smoking, de Jason Reitman)


    O filme mais dinâmico, criativo e irreverente do ano. Diga-se o que se disser acerca dele, este seria, num mundo perfeito, o grande vencedor da época de atribuição de prémios que se avizinha...

  3. O Infiltrado

  4. (The Inside Man, de Spike Lee)


    Já passavam alguns anos desde a última vez que Spike Lee filmava de forma tão desprendida e descontraída. Apesar disso, criou uma obra fundamental para a compreensão do cinema em 2006 - e o inevitável comentário social não ficou esquecido...

  5. V de Vingança

  6. (V for Vendetta, de James McTeigue)


    Está na moda a adaptação ao grande ecrã de graphic novels. Depois do excelente SIN CITY, V DE VINGANÇA ganhou o estatuto de melhor filme do ano com essas características. Fabuloso.

  7. Miami Vice

  8. (Miami Vice, de Michael Mann)


    Acusado por muitos de ser um filme distante, com más interpretações e construido apenas à volta de uns frames bonitos de Miami à noite, considero este MIAMI VICE um dos acontecimentos cinematográficos de 2006. Michael Mann continua em forma - pensem bem: o homem não dá um passo em falso desde HEAT - CIDADE SOB PRESSÃO (1995).

  9. Voo 93

  10. (United 93, de Paul Greengrass)


    A descrição dos eventos do 11 de Setembro tal como deve ser: crua, franca e reflexiva. Concordo com este posicionamento, e VOO 93 é, até à data, o melhor filme sobre aquela data fatídica.


NB: para esta lista, foram considerados os filmes com data de estreia mundial em 2006.

Sem comentários:

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.