Primeira instância de uma lista que se irá estender por 5 categorias (os melhores e piores títulos do ano que agora finda, as surpresas, as revelações e confirmações), nada melhor do que enumerar os 5 melhores do ano transacto, segundo Keyzer Soze:
- Obrigado por Fumares
- O Infiltrado
- V de Vingança
- Miami Vice
- Voo 93
(Thank You For Smoking, de Jason Reitman)
O filme mais dinâmico, criativo e irreverente do ano. Diga-se o que se disser acerca dele, este seria, num mundo perfeito, o grande vencedor da época de atribuição de prémios que se avizinha...
(The Inside Man, de Spike Lee)
Já passavam alguns anos desde a última vez que Spike Lee filmava de forma tão desprendida e descontraída. Apesar disso, criou uma obra fundamental para a compreensão do cinema em 2006 - e o inevitável comentário social não ficou esquecido...
(V for Vendetta, de James McTeigue)
Está na moda a adaptação ao grande ecrã de graphic novels. Depois do excelente SIN CITY, V DE VINGANÇA ganhou o estatuto de melhor filme do ano com essas características. Fabuloso.
(Miami Vice, de Michael Mann)
Acusado por muitos de ser um filme distante, com más interpretações e construido apenas à volta de uns frames bonitos de Miami à noite, considero este MIAMI VICE um dos acontecimentos cinematográficos de 2006. Michael Mann continua em forma - pensem bem: o homem não dá um passo em falso desde HEAT - CIDADE SOB PRESSÃO (1995).
(United 93, de Paul Greengrass)
A descrição dos eventos do 11 de Setembro tal como deve ser: crua, franca e reflexiva. Concordo com este posicionamento, e VOO 93 é, até à data, o melhor filme sobre aquela data fatídica.
NB: para esta lista, foram considerados os filmes com data de estreia mundial em 2006.
Sem comentários:
Enviar um comentário