domingo, novembro 28, 2004

"Alexandre, o Grande (Fracasso?)"





Nas palavras de Oliver Stone, realizador de ALEXANDER, "este é um filme difícil, mas eu nunca fiz filmes fáceis". De facto, assim parece, sobretudo para quem o vê.
Foi quinta feira passada, dia 25, que estreou, nas salas americanas, a mais recente incursão cinematográfica pela Antiguidade Clássica: ALEXANDER. Com um elenco de luxo (Colin Farrell, Angelina Jolie, Val Kilmer, Jared Leto, Anthony Hopkins,...) e "empunhando" fortes valores artísticos, a nova obra de Stone foi absolutamente arrasada pela crítica americana, e nem os resultados de bilheteira estão ao nível do esplendor do filme.
Na realidade, do que mais se tem falado (mal) é, sobretudo, do ritmo de ALEXANDER: há quem diga que é uma "chatice com duração de 3 horas", durante a qual fica a sensação de que a intensa narração do filme mais não é do que uma escapatória para "acelerar" o desenrolar dos eventos. Segundo outras opiniões, o problema reside na fraca densidade das personagens e/ou na má escolha de rumo atribuída às mesmas (exemplo disso é o sotaque imposto a Angelina Jolie, cuja caracterização já mereceu o epíteto de "vampira"), e ainda surgem os que afirmam que só as sequências das batalhas salvam o espectador de adormecer na cadeira do cinema.
Contudo, e aparentemente averso a este "vendaval" de más-línguas, Stone já afirmou, numa entrevista ao New York Times, que tem "a certeza absoluta" de que o filme vai ser encarado doutra forma na Europa. O filme já cá chegou, agora há que constatar se as certezas do realizador de PLATOON e JFK estão correctas. Estarei atento...

1 comentário:

Miguel Andrade disse...

mais um filme massacrado antes da estreia! Tipo Mulher Gato, etc Se bem que no caso de Halle Berry vox populli....

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.