A Writer's Guild of America acaba de publicar a lista dos 101 Melhores Argumentos Americanos de Sempre. As escolhas de argumentistas de cinema e televisão são, no geral, consensuais com o que têm sido determinado como o essencial da História do Cinema, sendo impossível desvendar o mínimo sinal de surpresa.
Publico, de seguida, o top ten desta listagem, acrescido dos autores dos respectivos scripts. Os restantes lugares podem ser consultados aqui:
- CASABLANCA (1942), por Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch;
- O PADRINHO (1972), por Francis Ford Coppola e Mario Puzo;
- CHINATOWN (1974), por Robert Towne;
- O MUNDO A SEUS PÉS (1941), por Herman Mankiewicz e Orson Welles;
- EVA (1950), por Joseph L. Mankiewicz;
- ANNIE HALL (1977), por Woody Allen e Marshall Brickman;
- O CREPÚSCULO DOS DEUSES (1950), por Charles Brackett, Billy Wilder e D.M. Marshman Jr.;
- ESCÂNDALO NA TV (1976), por Paddy Chayefsky;
- QUANTO MAIS QUENTE MELHOR (1959), por Billy Wilder e I.A.L. Diamond;
- O PADRINHO II (1974), por Francis Ford Coppola e Mario Puzo.
Em tom de curiosidade final, fica o registo dos argumentistas com mais presença nesta lista. São eles Woody Allen, Billy Wilder e Francis Ford Coppola (4 argumentos cada), Charlie Kaufman e William Goldman (3 cada).
2 comentários:
Sou suspeito porque gosto muito do Casablanca, mas acho que o n.º 1 assenta quen nem uma luva.
Apesar de toda a atribulação na elaboração do filme (e do argumento), topamos com um filme onde está lá tudo: a ironia mordaz, o amor e o conflito moral. Enfim, as 3 receitas de sucesso reunidas num só filme.
Ilsa: But what about us?
Rick: We'll always have Paris.
Este filme tem dos melhores diálogos da história do cinema!
Enviar um comentário