sexta-feira, janeiro 19, 2007

Questionário Cinéfilo



A pedido do Edgar (a.k.a. Brain-Mixer), é com muito gosto que respondo ao desafio por ele proposto. E estou totalmente convicto que estes "posts em cadeia" permitem, da melhor forma, um vínculo permanente e divertido entre a blogosfera. Ora cá vai:

O que é para ti um MAU filme?
Embora considere o argumento um factor fundamental para a construção de um bom filme, não aprecio "faltas de criatividade visual" de alguns realizadores — sobretudo quando parece que não sabem o que fazer com o material entre mãos. As duas coisas fundem-se impecavelmente, e os exemplos de Ingmar Bergman, Woody Allen e Quentin Tarantino provam-no. Inevitavelmente, detesto os recheados de clichés.

Remakes ou sequelas: Havendo apenas estas duas escolhas sem opção de recusa, qual assistirias?
Não havendo mais hipóteses, a minha resposta recai nas sequelas. Contudo, acredito existir filmes aos quais não faria mal um remake ou, no mínimo, um valente director's cut...

Que tipo de filme português gostarias de ir ver ao cinema?
Adoraria ver a transposição da história do lusitano Viriato para o grande ecrã. Com Manuel de Oliveira e Leonel Vieira a partilharem a cadeira da realização. Seria algo bastante interessante de se assistir.

Que cliché cinematográfico já não tens pachorra para ver novamente?
São vários. A saber: as sequências de perseguição automóvel sem qualquer noção de lógica ou realismo; as armas de fogo munidas de cartuchos infindáveis; a deturpação de factos históricos sem motivo justificável; o filme americano a transbordar de patriotismo.

Qual o teu fan video preferido?
Sem dúvida, os re-cut trailers. Julgo tratar-se da maior invenção, no meio cinematográfico, do último ano. Deixo aqui um exemplo.

A quem desafias este questionário?
Desafio:
o Miguel.
o Gonçalo.
a Cláudia.
o Hugo Alves.
a Nolwe.

3 comentários:

brain-mixer disse...

Viriato: Concordo com essa.
E "o filme americano a transbordar de patriotismo" LOL !! Toda a verdade!

Estamos em sintonia, rapaz ;)

Hugo disse...

Por falha do Technorati só vi o desafio agora. Mil perdões.

Devo dizer que não tenho por hábito alinhar. Desculpa qualquer coisinha.

Mas adianto a resposta sobre o filme português: teria de ser sobre Luiz Pacheco. Realizador, podendo escolher, seria Pedro Costa.

Nolwe disse...

E eu que vim ver os teus posts passados - no dia em que respondi o Blogger não me permitiu deixar-te aqui uma nota, estava em baixo, argh! Foi bastante divertido. Obrigada pelo desafio! :)

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.