terça-feira, maio 27, 2008

Cinema de Verão

O Verão aproxima-se depressa, assim como os blockbusters próprios da estação.

O Keyzer Soze's Place antecipa, desde já, doze títulos que merecem a atenção do público cinéfilo:

1) THE HAPPENING

Focos de interesse: Com uma premissa tão bem demonstrada pelas primeiras peças de marketing, M. Night Shyamalan poderá conseguir redimir-se do erro que foi A SENHORA DA ÁGUA (2006). Será, também, interessante ver Mark Wahlberg regressar a lides mais comerciais depois do seu recém-adquirido estatuto de "actor sério".
Estreia em Portugal: 12 de Junho.

2) THE INCREDIBLE HULK

Focos de interesse: O realizador de TRANSPORTER (2002), Louis Leterrier, alia-se a Edward Norton, actor quase neófito no que se refere a adaptações de comic books. No mínimo, predomina a curiosidade em ver o resultado final e compará-lo à visão de Ang Lee, com o seu HULK de 2003.
Estreia em Portugal: 12 de Junho.

3) WANTED

Focos de interesse: A estreia em Hollywood de Timur Bekmambetov, o realizador europeu de acção/ficção-científica mais prestigiado do Século 21, é, por si só, motivo de sobra para um olhar mais atento. James McAvoy [EXPIAÇÃO (2007)] num papel radicalmente diferente ao que nos tem habituado.
Estreia em Portugal: 26 de Junho.

4) SPEED RACER

Focos de interesse: Um projecto em que estiveram ligados talentos tão díspares como Vince Vaughn, Johnny Depp e Alfonso Cuarón, são os irmãos Wachowski (responsáveis pela trilogia MATRIX) a transpôr a série de animação japonesa para o grande ecrã. O visual é do mais inovador que se tem visto, o elenco patenteia variedade a rodos, mas a crítica (e os titubiantes resultados de box-office nos EUA) não tem sido unânime em elogios.
Estreia em Portugal: 26 de Junho.

5) HANCOCK

Focos de interesse: Will Smith não conhece o sabor amargo do insucesso há muitos anos, e nem o facto de o realizador ser Peter Berg, autor pouco habituado à construção de blockbusters, deverá impedir o seu êxito acima da média. O argumento aparenta ser original q.b., o que sempre é um alívio num Verão cinematográfico.
Estreia em Portugal: 3 de Julho.

6) THE DARK KNIGHT

Focos de interesse: Um franchising revitalizado pela sobriedade de Christopher Nolan, existem dois argumentos de peso para não duvidar que estamos perante um dos grandes êxitos de 2008: a maciça campanha de marketing viral (com início em finais de 2006) e o mediático falecimento de Heath Ledger, cujo Joker em THE DARK KNIGHT assinalaria a sua ascensão definitiva ao estrelato de Hollywood.
Estreia em Portugal: 24 de Julho.

7) X-FILES: I WANT TO BELIEVE

Focos de interesse: Um autêntico enigma, digno de ser investigado por Mulder e Scully. A falange de admiradores da série não quererão perder a reunião de David Duchovny e Gillian Anderson nos papéis que celebrizaram os actores. Para além disso, fala-se num argumento que poderá agarrar mesmo aqueles que nunca viram a série.
Estreia em Portugal: 7 de Agosto.

8) WALL-E

Focos de interesse: Um êxito garantido, assinala igualmente a (provável) última colaboração entre a Disney e a Pixar. Um protagonista-robot que exala carinho e amizade a que ninguém fica indeferente, gráficos animados de primeira linha e a sua omnipresente campanha de marketing asseguram bons resultados para WALL-E.
Estreia em Portugal: 14 de Agosto.

9) GET SMART

Focos de interesse: É um projecto que, a priori, tem tudo para se consagrar como um dos filmes do Verão... ou um rotundo flop. Entre os aficionados do tom que a série assumiu nos anos 60 e a geração que adorou VIRGEM AOS 40 ANOS (2005), é o título com as maiores reticências da temporada que se avizinha.
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

10) HELLBOY II: THE GOLDEN ARMY

Focos de interesse: Sem grandes mudanças de staff, esta sequela tem potencialidades para superar o sucesso do primeiro filme por estrear em pleno Verão. Guillermo Del Toro irá trazer todo o ambiente mundano mas mágico que predominou (e triunfou) em O LABIRINTO DO FAUNO (2006).
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

11) TROPIC THUNDER

Focos de interesse: Outro grande vencedor à partida. Conta com uma interpretação larger than life de Robert Downey Jr., um cameo ultra-secreto de Tom Cruise e uma abordagem descarada e políticamente incorrecta do actor-realizador Ben Stiller. Que mais argumentos serão necessários para o ir ver?
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

12) BABYLON A.D.

Focos de interesse: O regresso de Vin Diesel à ficção-científica pura. Os vários problemas que assolaram a produção (para além do iminente cancelamento do projecto, rumores contam que o seu realizador, Mathieu Kassovitz, sofreu um esgotamento nervoso por não conseguir estabelecer uma relação positiva com Diesel) são motivo de sobra para averiguar se valeu a pena o "esforço".
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

2 comentários:

C. disse...

"Lady in the Water" um erro? Não vimos o mesmo filme ;)

Sam disse...

LADY IN THE WATER é, para mim, o filme menor da carreira de Shyamalan.

Mas aceito totalmente que haja admiradores do filme, Wasted. Que se defendam os gostos a todo o custo :)

Obrigado pela visita, volta sempre.

Cumprimentos cinéfilos.

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.