quinta-feira, agosto 28, 2008

Estreias da Semana

O destaque das estreias desta semana vão para as propostas em exibição nas salas do Cine Sol-Mar, dois filmes opostos na sua natureza mas igualmente meritórios do estatuto "a não perder".

TROPA DE ELITE, novo volume do cinema verité brasileiro, é um retrato semi-fictício do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais, que actua nas favelas do Rio de Janeiro), encarnado na figura, vida e lutas exteriores (desde os gangs que actuam no Rio até à corrupção no seio da Polícia Federal) e interiores (os desejos de constituir família e encontrar um substituto à sua altura) do Capitão Nascimento. Galardoado em Fevereiro passado como Melhor Filme no Festival de Veneza, badalado pela intensa pirataria a que foi sujeito, tem sido também acusado de glorificar a violência e tortura exercidas pelo BOPE no decorrer da sua actividade: entre outras palavras, já foi apelidado de "panfleto fascista".



A outra proposta desta semana é VIGILÂNCIA, o regresso de Jennifer Chambers Lynch (filha de David Lynch) à realização, 15 anos depois do infame PAIXÃO SELVAGEM e duma penosa recuperação após ter sofrido um acidente de viação. Com Bill Pullman e Julia Ormond, VIGILÂNCIA descreve as versões de três testemunhas sobre uma série de homícidios no deserto de Santa Fé, na Nova Carolina. Pelo trailer, é evidente o tom de mistério do filme, que esteve em competição no mais recente Festival de Cannes:



Sem comentários:

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.