segunda-feira, novembro 24, 2008

2009: o ano de todos os blockbusters

2008 ainda não conheceu o seu término, e sendo ainda cedo para efectuar qualquer espécie de balanço, é imprescindível começar a olhar com atenção para as estreias de 2009 — doze meses que prometem imensa emoção e propostas (quase) imperdíveis.

Com o marketing viral em fase de amadurecimento (veja-se o progresso da campanha de ANGELS & DEMONS), a projecção de trailers para títulos que só estarão nas salas em meados do próximo ano (como são os casos de WATCHMEN e TERMINATOR SALVATION) e o buzz que algumas "longínquas" super-produções estão a angariar (o novo filme de James Cameron, AVATAR, só estreará em Dezembro de 2009, mas tudo indica que trata-se de um projecto inovador a vários níveis), a chegada do novo ano poderá encerrar a resposta definitiva às múltiplas adversidades que os grandes estúdios têm enfrentados nos tempos recentes, como a pirataria, a crise financeira mundial ou as ameaças de greves constantes no seio da indústria.

Embora 2008 não esteja a ser um período desinteressante em termos de box-office, afirmação atestada pelos desempenhos de NOME DE CÓDIGO: CLOVERFIELD, THE DARK KNIGHT - O CAVALEIRO DAS TREVAS, INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL, WALL-E e MAMMA MIA!, 2009 promete redobrar (ou, por que não?, triplicar) a "luta" entre blockbusters como há muito não se assistia em Hollywood.

Assim, aqui fica uma lista das 15 mega-produções de 2009, ordenada por data prevista dos seus lançamentos comerciais, que maior destaque têm recebido até ao momento...
(as datas de estreia, mundial e nacional, estão sujeitas a alteração pelas produtoras)


  • UNDERWOLD: RISE OF THE LYCANS



  • Sinopse: Prequela de UNDERWORLD – O SUBMUNDO (2003) e UNDERWORLD: EVOLUÇÃO (2006), RISE OF THE LYCANS traça as origens da batalha secular entre vampiros aristocratas e os seus escravos lobisomens. Na Idade das Trevas, um jovem chamado Lucian surge como o líder que incita os lobisomens à revolta contra Viktor, o cruel rei-vampiro que os subjugou. Com a ajuda da sua amante secreta, Sonja (a própria filha de Viktor), Lucian fará tudo para obter a tão desejada liberdade.
    Motivos de interesse: A maior expectativa reside na capacidade de Rhona Mitra [NÚMERO 23 (2007) e O ATIRADOR (2007)] em agarrar a oportunidade de se afirmar como leading woman de produções de grande orçamento. Anunciado como o último tomo da trilogia UNDERWORLD, o filme assinala a estreia de Patrick Tatopoulos, artista de renome no ramo dos efeitos visuais (DRÁCULA DE BRAM STOKER, GODZILLA, O DIA DA INDEPENDÊNCIA, entre outros), na cadeira de realizador.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 23 de Janeiro.
    Estreia em Portugal: 26 de Março (*).

  • WATCHMEN



  • Sinopse: Uma complexa e misteriosa aventura, WATCHMEN desenrola-se na América de um 1985 alternativo, onde os super-heróis fazem parte da vida quotidiana e a sociedade é dominada pelo Relógio do Apocalipse – objecto representativo da tensão entre os EUA e a União Soviética – que marca, permanentemente, cinco para a meia-noite. Quando um ex-colega seu é assassinado, o determinado vigilante Rorschach depara-se com uma conspiração que poderá ter graves consequências para o futuro da Humanidade.
    Motivos de interesse: Adaptação de uma banda desenhada de culto nos EUA, conta com a vantagem de ser realizado por Zack Snyder, o "obreiro" do sucesso de 300. À semelhança do título atrás referido, o visual do filme promete ser apelativo e o argumento extremamente fiel à obra original.
    Orçamento de produção: 120 milhões de dólares. (*)
    Estreia nos EUA: 06 de Março.
    Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

  • MONSTERS VS. ALIENS



  • Sinopse: Um meteorito atinge Susan Murphy e transforma-a num monstro gigante. Levada para instalações secretas do Governo, é reunida com um grupo de estranhas criaturas como última solução para combater a invasora ameaça extraterrestre que pretende destruir o Mundo.
    Motivos de interesse: É a grande aposta da Dreamworks Animation (produtora responsável pelo sucesso do franchise SHREK) para 2009. O elenco de vozes é de primeira linha, contando com Reese Witherspoon, Seth Rogen, Kiefer Sutherland e, nomeadamente, Hugh Laurie, que criará um pastiche do seu Dr. House em versão insecto. De salientar que MONSTERS vs. ALIENS é o primeiro filme de animação concebido de raiz para ser exibido em 3-D.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 27 de Março.
    Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

  • DRAGONBALL



  • Sinopse: Após o homicídio do seu avô, Sangoku – um jovem de 18 anos dotado de super-poderes – parte em busca do mestre de artes marciais Kame, de modo a adquirir os conhecimentos necessários para enfrentar Lord Piccolo, um guerreiro determinado em apoderar-se das sete bolas de cristal. Sangoku conta ainda com a ajuda dos seus amigos Chi-Chi, Yamcha e Bulma.
    Motivos de interesse: Projecto em "ebulição" na 20th Century Fox desde 2002, será interessante verificar esta visão ocidental de uma das séries de animação japonesa mais famosas a nível mundial. O elenco inclui alguns nomes sonantes e quase inesperados, como são os casos de Justin Chatwin [o "filho" de Tom Cruise em A GUERRA DOS MUNDOS (2005)] no papel principal, Chow Yun-Fat [O TIGRE E O DRAGÃO (2000)] e Emmy Rossum [O FANTASMA DA ÓPERA (2004)]. Os efeitos especiais de DRAGONBALL estão a cargo da 87 Eleven, empresa responsável pelas "parafernálias" visuais da trilogia MATRIX e 300.
    Orçamento de produção: (estimativa) 100 milhões de dólares. (*)
    Estreia nos EUA: 08 de Abril.
    Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

  • X-MEN ORIGINS: WOLVERINE



  • Sinopse: Situado dezassete anos antes dos acontecimentos decritos em X-MEN (2000), o filme centrar-se-á no passado violento que compõe a origem de Wolverine, os seus primeiros encontros com o tenebroso William Stryker (através do Programa Weapon X) e a provavél introdução da relação complexa entre o protagonista e Sabretooth.
    Motivos de interesse: Apesar do secretismo que tem dominado a produção deste filme, a 20th Century Fox não mostra pejo em descrevê-lo como «uma obra de ambientes sombrios e contornos selvagens». Embora o arranque das filmagens tenha sido afectado pela badalada greve de argumentistas no início de 2008, a continuação da presença de Hugh Jackman no papel principal será motivo de atracção para fãs da série e espectadores em geral.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 01 de Maio.
    Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

  • STAR TREK



  • Sinopse: Um olhar sobre a fundação de uma das tripulações espaciais mais emblemáticas da Sétima Arte. Teremos a oportunidade de ver como o Capitão Kirk entrou na Academia Starfleet, o início da sua amizade com Spock e as primeiras batalhas contra os Romulanos.
    Motivos de interesse: Impulsionado pelo sucesso que obteve com a autoria da série PERDIDOS e produção de NOME DE CÓDIGO: CLOVERFIELD, J.J. Abrams enfrenta o desafio de reanimar um franchise que perdeu imenso fulgor na década de 90. Um elenco oriundo de produções dirigidas ao público mais jovem - Chris Pine (DIÁRIO DA PRINCESA: NOIVADO REAL), Zachary Quinto (da série HERÓIS) e Karl Urban (presente em dois volumes da trilogia O SENHOR DOS ANÉIS), aliado a nomes estabelecidos como Simon Pegg, Zoe Saldana, Winona Ryder e Eric Bana (sem esquecer o cameo previsto de Leonard «Spock» Nimoy) são atractivos de peso.
    Orçamento de produção: 150 milhões de dólares. (*)
    Estreia nos EUA: 08 de Maio.
    Estreia em Portugal: 07 de Maio (*)

  • ANGELS & DEMONS



  • Sinopse: Robert Langdon é convocado pela Organização Europeia para Investigação Nuclear (CERN) para investigar o caso de uma vítima de homicídio, cujo cadáver foi marcado com o símbolo dos Illuminati, uma sociedade secreta que planeia assassinar quatro Cardeais e explodir a Basílica de São Pedro durante um conclave papal.
    Motivos de interesse: Após o sucesso de O CÓDIGO DA VINCI, tanto a nível literário como cinematográfico, este ANGELS & DEMONS deverá constituir novo sinónimo de chorudas receitas de bilheteira. Tom Hanks retoma o papel do professor Robert Langdon, num elenco em que se destaca a presença secundária de Ewan McGregor. Destaque para a sua campanha de marketing viral, que já se encontra a "rolar".
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 15 de Maio.
    Estreia em Portugal: 14 de Maio. (*)

  • TERMINATOR SALVATION: THE FUTURE BEGINS



  • Sinopse: No mundo pós-apocalíptico de 2018, John Connor, o predestinado líder da resistência humana contra o exército de exterminadores da Skynet, vê a sua missão alterada com a chegada de Marcus Wright, indivíduo que poderá ter sido enviado do futuro ou resgatado no passado. Enquanto a Skynet coordena o seu ataque final, Connor e Marcus embarcam numa odisseia rumo ao centro de operações daquela empresa, onde descobrirão um terrível segredo que poderá conduzir à aniquilação final da Humanidade.
    Motivos de interesse: Pela sua bem sucedida encarnação de Batman, Christian Bale é um chamariz seguro de espectadores. A produção visual do filme será outro pormenor de grande interesse, estando garantida a criação de novos terminators. Poderemos assistir à "ressurreição" da saga EXTERMINADOR IMPLACÁVEL, com a variedade de merchandising que será distribuída aquando da estreia deste filme.
    Orçamento de produção: (estimativa) 185 milhões de dólares. (*)
    Estreia nos EUA: 22 de Maio.
    Estreia em Portugal: 28 de Maio. (*)

  • UP



  • Sinopse: Carl Fredricksen tem 78 anos. Na sua juventude, conheceu e casou-se com Ellie, uma jovem mulher que sonhava explorar as montanhas que rodeiam a sua cidade natal. Contudo, Ellie falece antes de poder cumprir este desejo. Carl, consciente da sua maturidade e das mudanças radicais que o mundo sofreu, decide realizar o empreendimento, contando com a assistência de um jovem explorador chamado Russell. Os dois embarcam numa aventura emocionante, recheado de imprevistos e perigos variados.
    Motivos de interesse: Ser a próxima obra "engendrada" nos estúdios da Pixar (TOY STORY, À PROCURA DE NEMO, WALL-E) é motivo suficiente para não perder UP. É o primeiro filme desta empresa a ser concebido em 3-D Digital.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 29 de Maio.
    Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

  • FAST & FURIOUS



  • Sinopse: Quando um crime o faz regressar a Los Angeles, o ex-prisioneiro Dom Toretto reacende o seu conflito com o agente Brian O’Connor. Forçados a confrontar um inimigo comum, Dom e Brian submetem-se a uma nova mas incerta confiança mútua para eliminar o "obstáculo". De assaltos a camiões à condução arriscada por túneis curvilíneos, ambos encontrarão a melhor forma para alcançar a desejada vingança: explorar ao máximo as potencialidades de um race car.
    Motivos de interesse: Vin Diesel havia prometido que nunca protagonizaria nenhuma sequela após o imenso sucesso do primeiro filme, contudo o volte-face na sua palavra coloca este FAST & FURIOUS na primeira linha dos blockbusters do Verão de 2009. A legião de apreciadores dos filmes a grande velocidade não conseguirão resistir a este título.
    Orçamento de produção: 85 milhões de dólares. (*)
    Estreia nos EUA: 12 de Junho.
    Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

  • TRANSFORMERS: REVENGE OF THE FALLEN



  • Sinopse: Sequela do grande êxito de bilheteira de 2007, estão garantidas mais batalhas entre Autobots e Decepticons, ao mesmo tempo que se privilegiará os aspectos de ficção-científica da história.
    Motivos de interesse: Michael Bay retoma o leme desta sequela, assim como todo o elenco principal. Rumores abundam sobre o grande investimento que está a ser feito na melhoria dos efeitos visuais, que permitirão o recurso a grandes planos "convincentes" das faces dos robots.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 26 de Junho.
    Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

  • HARRY POTTER AND THE HALF-BLOOD PRINCE



  • Sinopse: Voldemort aperta o seu cerco e Hogwarts não é o mesmo refúgio seguro de outros tempos. Harry suspeita que os maiores perigos residem no interior do castelo, mas Dumbledore está mais absorvido em preparar o jovem feiticeiro para o confronto final que se aproxima. Juntos, trabalham para deslindar os pontos fracos de Voldemort e contam com o apoio do Professor Horace Slughorn, antigo colega de Dumbledore e detentor de informações cruciais para a resolução desta ameaça.
    Motivos de interesse: Sexta adaptação da saga escrita por J.K. Rowling e tendo em conta que os primeiros cinco filmes renderam, a nível mundial, mais de quatro mil milhões e meio de dólares, é pouco credível que esta dinâmica de sucesso não perdure. Realce para a participação de Jim Broadbent num secundário mas importante papel.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 17 de Julho.
    Estreia em Portugal: 18 de Julho (*)

  • G.I. JOE: RISE OF COBRA



  • Sinopse: Inspirado nos brinquedos desenvolvidos pela Hasbro, narra o nascimento da G.I. Joe Team e a origem do seu conflito com a Organização Cobra.
    Motivos de interesse: Um projecto curioso na sua premissa, as suas hipóteses de sucesso são, no entanto, totalmente imprevisíveis. Para aumentar as chances de uma boa performance, o filme conta com as interpretações de nomes sólidos como Dennis Quaid, Brendan Fraser, Sienna Miller ou Jonathan Pryce e a realização de Stephen Sommers, um dos "arquitectos" da saga A MÚMIA (1999). Não descurar a abundância de fãs que, nas suas infâncias, engendraram aventuras com as action figures da Hasbro (e eu sou um deles...) e não quererão perder este título.
    Orçamento de produção: 170 milhões de dólares. (*)
    Estreia nos EUA: 07 de Agosto.
    Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

  • GAME



  • Sinopse: Situado numa sociedade futura em que a Humanidade é controlada através de jogos de computador online, o maior protagonista de um jogo denominado “Slayers” luta pela reconquista da sua autonomia. Para atingir este objectivo, terá que derrotar o próprio game designer.
    Motivos de interesse: Gerald Butler é o protagonista de GAME, e o actor escocês já provou ser um talismã para filmes de acção bem sucedidos: LARA CROFT TOMB RAIDER: THE CRADLE OF LIFE e 300 são bons exemplos. Os primeiros testes de audiência, a crer por esta fonte, foram extremamente positivos e antevêm um título de se prestar atenção.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 04 de Setembro.
    Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

  • AVATAR



  • Sinopse: A história da aliança entre um mineiro e um extraterrestre, no auge de uma guerra interplanetária onde alienígenas possuem a capacidade de se transformarem em seres humanos – ou seja, "avatares".
    Motivos de interesse: James Cameron tem desenvolvido este projecto desde 1995, e tudo indica estarmos perante um filme de imagética inusitada na sua composição e tecnologia. O esforço do cineasta em criar um universo futurista credível e detalhado vai ao ponto de ter inventado toda uma cultura e idioma alienígena, que será repercutido na banda sonora. O elenco conta com Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez e Sam Worthington, a mais segura aposta para o estrelato de 2009.
    Orçamento de produção: 250 a 300 milhões de dólares. (*)
    Estreia nos EUA: 18 de Dezembro.
    Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.



Outros títulos a não perder de vista:

ASTRO BOY - THE MOVIE
BRUNO
DUPLICITY
FRIDAY THE 13TH
NIGHT AT THE MUSEUM 2: BATTLE OF THE SMITHSONIAN
RED SONJA
S.DARKO
TEKKEN
THE INTERNATIONAL
WHITEOUT

2 comentários:

Gonçalo Trindade disse...

Realmente vai ser um ano de grandes blockbusters... por mim, os que mais espero são o Watchmen e, claro, o Avatar (o Cameron demorou a regressar...). Este ano houve verdadeiramente grandes blockbusters, tanto em termos financeiros como de qualidade (Wall-E, The Dark Knight...). Veremos se 2009 consegue ser superior.

Anónimo disse...

Grande Post.

Estou com grandes expectativas para alguns destes filmes. Principalmente:
WATCHMEN
X-MEN ORIGINS: WOLVERINE
e AVATAR

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.