É a altura da atribuição de todos os prémios dedicados ao Cinema. Mas, no meio de tanta Associação de Crítica e estatuetas douradas, parece existir uma clara lacuna no reconhecimento dos esforços publicitários por detrás do lançamento de uma obra cinematográfica. O principal certame a aplaudir alguém nesta actividade é o Golden Trailer Award; contudo, poucos estão informados da sua existência.
Neste âmbito, o Keyzer Soze's Place decide lançar o desafio à vasta comunidade blogger portuguesa (cinematográfica e generalista) a darem a sua opinião sobre o que de melhor se concebeu nesta matéria em 2008.
Para tal, foram determinadas quatro categorias: Melhor Poster, Melhor Trailer, Melhor Site Oficial e Melhor Campanha Publicitária — cada uma acompanhada de opções pré-definidas. Como a vossa opinião é sempre bem-vinda e, havendo a crença de algum caso que mereceria um prémio, é possível partilhar a mesma no formulário de votação no fim deste post.
Os dados estão lançados. Agradeço, desde já, a vossa participação.
--//--
A) Melhor Poster de 2008
Nesta categoria, os nomeados são:
1) ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE MORRESTE
Design: Cold Open
2) HAVERÁ SANGUE
Design: Concept Arts
3) NOME DE CÓDIGO: CLOVERFIELD
Design: Art Machine
4) SWEENEY TODD - O TERRÍVEL BARBEIRO DE FLEET STREET
Design: BLT & Associates
5) THE DARK KNIGHT - O CAVALEIRO DAS TREVAS
Design: Crew Creative Advertising
B) Melhor Trailer de 2008
Nesta categoria, os nomeados são:
1) HAVERÁ SANGUE
2) HOMEM DE FERRO
3) NOME DE CÓDIGO: CLOVERFIELD
4) O ASSASSÍNIO DE JESSE JAMES PELO COBARDE ROBERT FORD
5) VIGILÂNCIA
C) Melhor Site Oficial de 2008
Nesta categoria, os nomeados são:
1) BRINCADEIRAS PERIGOSAS
. O site está construído, desde a peculiar animação de entrada que assinala o "loading" da página à sua própria navegação, de acordo com o tom do filme: vertiginoso, agressivo e pertubador. Realce para o "jogo" que o site ostenta, "forçando-nos" a percorrer todas as secções para conhecermos o seu conteúdo.
2) O LADO SELVAGEM
. Interessante a nível visual, a introdução apresenta breves excertos do diário do protagonista, a transição entre secções possui um sistema de navegação criativo em termos de design e o site é acompanhado, inteiramente, pela fenomenal banda sonora do filme.
3) LARS E O VERDADEIRO AMOR
. Um dos sites mais divertidos do ano, apresenta-nos as várias personagens e locais em que o filme se desenrola de modo ligeiro e amistoso — com animações onde menos se espera... A banda sonora que acompanha a navegação deste site é, também, muito engraçada.
4) PERSEPOLIS
. À semelhança do filme, o design do site é baseado nos contornos da animação de PERSEPOLIS. Com a banda sonora em destaque, as várias secções são assinaladas com os desenhos da protagonista Marjane — enquanto uma neve discreta marca a sua presença.
5) PONTO DE MIRA
. Este é o caso "site-melhor-do-que-o-filme" do ano. Após a intro, somos presenteados com uma página que apresenta as personagens de PONTO DE MIRA ao estilo de "Onde Está o Wally?". A ideia compensa a visita e merece, portanto, a sua nomeação.
D) Melhor Campanha Publicitária de 2008
Nesta categoria, os nomeados são:
1) NOME DE CÓDIGO: CLOVERFIELD
. O teaser trailer enigmático, um site que pouco revelava do filme, alguns endereços de internet virais (como este e aqui também) e a "intransigência" em não nos revelar, antecipadamente, a ameaça destruidora que se abate sobre Nova Iorque, deixou milhares de cinéfilos a salivar pelo início de 2008 e poderem confirmar todas as especulações que se foram formando durante os meses anteriores à sua estreia. Resultado: 170 milhões de dólares (mais de 130 milhões de euros) em receitas de bilheteira a nível mundial e a angariação de imediato estatuto de filme de culto.
2) TEMPESTADE TROPICAL
. Sem a mesma "fanfarra" que os outros dois candidatos a esta categoria, o marketing deste filme ganha a nomeação pelo mockumentary denominado RAIN OF MADNESS, numa óbvia paródia ao documentário HEARTS OF DARKNESS (que narrava as peripécias das filmagens de APOCALYPSE NOW). Aqui, os actores encarnam as suas personagens como se de verdadeiras personalidades se tratassem, envergando os trejeitos e presunções habitualmente "coladas" às estrelas de Cinema. Somando a estes esforços, há que visitar os sites falsos dedicados aos «actores do filme dentro do filme», que podem ser consultados aqui.
3) THE DARK KNIGHT - O CAVALEIRO DAS TREVAS
. Trata-se do principal fenómeno cinematográfico de 2008, e o grande responsável por este feito foi a orgânica da sua campanha de marketing. Desde os vários sites virais (são tantos que, se começasse a enumerá-los, essa lista quase teria o tamanho deste desafio!), um complexo e interactivo alternate reality game (ou ARG) e, acima de tudo, a capacidade que a Warner Bros. demonstrou em (re)ajustar-se a fenómenos externos que influenciaram o planeamento destas iniciativas — sobretudo, o súbito e trágico falecimento de Heath Ledger. Para além disso, acabou de ser lançado mais um site dedicado a promover THE DARK KNIGHT — O CAVALEIRO DAS TREVAS às principais categorias dos Óscares.
--//--
Para votar, o sistema é simples. No formulário abaixo disponível, basta inserirem as vossas escolhas conforme o seguinte exemplo:
A) 1
B) 1
C) 3
D) 1
Para fins de controlo das votações, solicito que coloquem o vosso nome e/ou o endereço do blogue que moderam.
Mais uma vez, o meu profundo agradecimento pela vossa disponibilidade e participação neste desafio!
segunda-feira, dezembro 08, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.
38 comentários:
Olá!
Enviei mais não sei se deu tudo certo. Qualquer coisa é só me mandar um email.
Um abraço,
Hoje já é um pouco tarde e tenho sono para rever os trailers e visitar os sites com atenção, mas amanhã junto os meus votos também :-)
Abraço.
Primo, enviei! Espero que tudo tenha ido bem... Abraço
Muito honestamente, não consegui enviar através da caixa. Dá sempre problemas. Deixo-te aqui as minhas votações:
A) 1
B) 4
C) 2
D) 2
Abraço
A) 5
B) 4
C) 2
D) 3
Melhores cumprimentos,
Shivers
Votos enviados! A confirmação de sucesso no envio apareceu numa mensagem de e-mail.
Cumps.
Também não consegui enviar através da caixa de votação, deixo aqui:
A)3
B)2
C)4
D)1
Carlos Martins
Um Dia Fui ao Cinema
A) 1
B) 3
C) 5
D) 1
Boa iniciativa. Um abraço.
PS: Não consegui por voto, fica aqui ;)
boas!
Também não consegui enviar pelo formulário.
Ficam aqui as minhas escolhas:
A - 3
B - 3
C - 2
D - 3
Simão do Depois Falamos
Abraço
Deu-me erro também. Deixo aqui.
A) 1
B) 4
C) 2
D) 3
beijinhos,
Madalena do Pause on Set
Olá!
Aqui fica a nossa votação:
A) 4
B) 1
C) 4
D) 2
Abraço cinéfilo
Paula e Rui Lima
www.paixoesedesejos.blogspot.com
Por mim, não tive problemas em enviar o meu formulário.
Por isso, resta-me dar os parabens por esta excelente iniciativa.
Antes de tudo, agradecer o seu prestigio ao meu blog, o convite para esse apuramento de alguns premios inusitados
aqui está a minha votação
A)Cloverfield
B)Cloverfield
C)Persepolis
D)The Dark Knight
Abraços e te cuida
Sam, acho que o meu não foi, então reproduzo aqui, de ante-mão gostaria de parabenizá-lo pelo prêmio.
A)1
B)1
C)5
D)3
Antes de mais devo dar os parabéns por esta excelente iniciativa.
Não consigo enviar pelo formulário, por isso, aqui estão as minhas escolhas:
A) 4
B) 4
C) 2
D) 3
Fernando Ribeiro
http://ante-cinema.blogspot.com/
A) 3
B) 4
C) 3
D) 2
Hugo Gomes
Cinematograficamente Falando ...
A)1
B)3
C)2
D)3
Excelente iniciativa :). Estou bastante curioso para ver os resultados...
Cá vai a votação do Fiat Lux:
A) 2
B) 4
C) 2
D) 3
Cumprimentos...e que ganhem os melhores :-)
Sam, como não tenho certeza se consegui enviar corretamente, por via das dúvidas vou deixar meus votos aqui também hehehe:
A) 1
B) 5
C) 1
D) 1
Parabéns pela iniciativa.
Sergio Andrade
Blog Kino Crazy
A) 5
B) 1
C) 3
D) 1
Filipe Machado
http:\\Additionalcamera.blogspot.com
A)1
B)1
C)5
D)3
Já agora o poster do darjeeling limited é optimo, assim como o alexandra e o trailer de Amores de Astree e Celadon é extraordinário.
Aquele trailer do Surveillance é mesmo bom, fez-me acreditar que valia a pena ver o filme.
A)4
B)4
C)5
D)1
Parabéns pela iniciativa!
Cumpz
Ventura
http://aosabordamare.blogs.sapo.pt
Aqui fica:
A)5
B)1
C)1
D)3
Grande iniciativa. Desde já os meus parabéns! ;)
Os meus votos são:
A)4
B)2
C)3
D)3
Abraço!
A) 1 - ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE MORRESTE
B) 5 - VIGILÂNCIA
C) 1 - BRINCADEIRAS PERIGOSAS
D) 1 - The Dark Knight
www.avessodosponteiros.wordpress.com
Embora com algum atraso, eis as escolhas do Activismo de Sofá:
A5
B3
C4
D1
Parabéns pela iniciativa.
A) 4
B) 2
C) 5
D) 3
Obrigado pelo convite. Me informe quando acontecer mais seleções. Abraços!
A)1
B)5
C)5
D)3
Cumprimentos e parabéns pela iniciativa
P.S. desculpém lá a demora!
Opa, vamos lá então:
A)3
B)2
C)5
D)1
olá, confesso que nem tentei o sistema da caixa mas, sem querer faltar à chamada e sem mais delongas, passo a transmitir a votação do júri das crónicas da rita (me, myself and i):
A)1
B)1
C)4
D)3
(oh! oh! oh!)
Sam,
enviei os votos, mas não recebi nenhuma confirmação. Por isso, seguem abaixo minhas escolhas.
Abração
A) 3
B) 4
C) 3
D) 3
Abração,
Demas
(www.cinedemais.blogspot.com)
Tive alguns problemas com a caixa, por isso deixo aqui a votação:
A)5
B)3
C)1
D)2
Best regards, ladysarac
www.setimaafundo.blogspot.com
Cá vai:
A-4
B-4
C-1
D-3
A)1
B)4
C)3
D)3
Loot
http://alternative-prison.blogspot.com/
Boas. Também não consegui enviar por mail portanto aqui vão as votações:
A) 2
B) 1
C) 3
D) 3
Hélder Almeida
www.moviewagon.blogspot.com
Abraços.
A)4
B)1
C)4
D)3
Portal Cinema
Administração
A)1
B)3
C)4
D)3
Bruno Pereira (from Portal Cinema)
A)1
B)3
C)4
D)3
Bruno Pereira (from Portal Cinema)
Enviar um comentário