sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Um serão "Cinéfilo-Literário"



Foi bastante agradável a tertúlia, promovida ontem à noite pela Livraria SolMar, subordinada ao tema «Ler Cinema». Durante cerca de duas horas, foram expostos os gostos e opiniões dos "moderadores" do debate (a saber, João Nuno Almeida e Sousa, Urbano Bettencourt e Rui Goulart), cujas menções de literatura adaptada à Sétima Arte proporcionou um vivo e enérgico debate que, rapidamente, foi propagado a todos os presentes.

Particularmente, considerei muito pertinente a alusão à comunidade blogger cinematográfica portuguesa (que, neste evento, esteve representada por mim e, de forma mais participativa, pelo Filipe Machado do Additional Camera) e ao papel que esta tem, nos dias que correm, para a divulgação do que se faz em Cinema.

Para finalizar, partilho convosco aquela que considero ser, entre vários "candidatos", a melhor adaptação ao Cinema de um livro. Trata-se de L.A. CONFIDENCIAL,



a transposição do denso e fascinante romance de James Ellroy e realizado, em 1997, por Curtis Hanson. O excelente resultado final — um produto coerente e fiel à sua origem literária — foi patenteado pela conquista do Óscar de Melhor Argumento Adaptado e eleito, pela National Society of Film Critics, como o Melhor Filme daquele ano.

Aproveito para deixar o repto: façam mais iniciativas deste género. A Cinefilia e a Literatura só têm a ganhar.

3 comentários:

Anónimo disse...

...
Caro Sam

Não citei o Keizer Soze´s Place apenas porque não conhecia o autor. Agora creio tratar-se do jovem, bem acompanhado por sinal, que corrigiu o Rui Goulart quanto ao alegadamente injustiçado Sean Penn. Será assim ? O serão foi bom mas podia ser melhor.Oportunamente deixo as minhas notas no blog : Ilhas.

Quanto aos bloggers cinéfilos são absolutamente indispensáveis e a nível regional este Keizer é uma referência incontornável.
Saudações
JNAS

Sam disse...

Caro JNAS,

na mouche. E não fiquei, de modo algum, "incomodado" por não ter sido citado.

Fico a aguardar o seu comentário no :Ilhas. E obrigado pelo que diz do Keyzer; são estes gestos que me impulsionam para um maior e melhor trabalho.

Cumprimentos cinéfilos.

Filipe Machado disse...

Caro Sam,

A discussão foi realmente muito agradável e produtiva. Penso que a presença do interessante trio de prelectores foi preponderante para o êxito do evento. Aguardo sinceramente a repetição destes momentos de reunião entre cinéfilos, pois nos dias que correm é cada vez mais difícil encontrarmos pessoas que se identificam com as nossas paixões (principalmente no nosso pequeno meio).
Acima de tudo, foi uma honra para mim conhecer pessoalmente o anónimo administrador do Keizer Soze’s Place, a maior referência da blogosfera regional sobre cinema, a quem devo muito do meu conhecimento sobre a 7ª Arte. À semelhança do que o JNAS mencionou, se soubesse da tua presença na sala, certamente teria reencaminhado a “abordagem inesperada e repentina” daquele brilhante comunicador :)
Talvez amanhã deixe também algumas palavras sobre a noite de ontem. Um abraço!

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.