segunda-feira, janeiro 03, 2011

"Óscares" de Marketing Cinematográfico [3ª Edição]

O Keyzer Soze's Place volta a desafiar a comunidade blogger cinematográfica e generalista a votar no melhor que se concretizou, durante o ano de 2010, em termos de promoção cinematográfica.

Neste âmbito, os últimos doze meses permitiram aferir interessantes conclusões: o poster continua a ser a peça promocional onde se investe maior criatividade; foi possível nomear um trailer português, sinal de que, no nosso país, existe uma atenção redobrada às potencialidades deste veículo de marketing; os melhores sites oficiais não provêm dos filmes "óbvios"; e 2010 parece indiciar o declínio das campanhas virais cinematográficas (este ano, apenas duas merecem nomeação).

Assim, as categorias são: Melhor Poster, Melhor Trailer, Melhor Site Oficial e Melhor Campanha Publicitária — cada uma acompanhada de opções pré-definidas. A principal novidade, este ano, reside na possibilidade de indicarem outro caso meritório de reconhecimento na própria janela de votação.

Os dados estão lançados e a "urna" estará aberta até ao dia 31 de Janeiro.
Agradeço, desde já, a vossa participação.

--//--

A) Melhor Poster de 2010

Nesta categoria, os nomeados são:

1) DEIXA-ME ENTRAR


Design: Ignition Print

2) A ORIGEM


Design: Ignition Print

3) A REDE SOCIAL


Design: Kellerhouse, Inc.

4) O SÍTIO DAS COISAS SELVAGENS


Design: Mojo

5) THIRST — ESTE É O MEU SANGUE...


Design: kkotsbom



B) Melhor Trailer de 2010

Nesta categoria, os nomeados são:

1) ANTICRISTO



2) A ORIGEM



3 A REDE SOCIAL



4) PARE, ESCUTE, OLHE



5) UM HOMEM SÉRIO





C) Melhor Site Oficial de 2010

Nesta categoria, os nomeados são:
(para acederem aos sites, basta clicar na imagem que acompanha as nomeações)

1) KICK-ASS — O NOVO SUPER-HERÓI



2) O LOBISOMEM



3) A ORIGEM



4) PRESENTE DE MORTE



5) REC2





D) Melhor Campanha Publicitária de 2010

Nesta categoria, os nomeados são:

1) A ORIGEM

Foi o título mais "atarefado" em termos de marketing viral. Desde o site Mind Crime que desafiou os visitantes a completarem quatro jogos, de forma a descobrirem as diversas peças promocionais do filme, passando por um manual de instruções do dispositivo indutor de sono até ao vídeo sobre "pesquisa" do sono, abaixo publicado.



Numa óptica de promoção "clássica", ninguém ficou indiferente aos originais posters que cobriram prédios por todo o mundo:



2) O ÚLTIMO EXORCISMO

O Chatroulette é um site de encontros que conecta, aleatoriamente, dois utilizadores on-line para um conversa vídeo. Estranho meio para promoção cinematográfica, mas os produtores de O ÚLTIMO EXORCISMO souberam capitalizar da forma mais original possível. Entre os estranhos utilizadores do site, é quase certo encontrar quem, de ambos os sexos, esteja disposto em "desvendar" muito acerca de si próprio. E alguns visitantes do Chatroulette tropeçaram num vídeo viral com fim inesperado para a "conversa"...






5 comentários:

ArmPauloFer disse...

Tá feito!

Sam disse...

Obrigado!!! :D

DiogoF. disse...

Gosto da iniciativa ;)

O Projeccionista disse...

Já está. Estava a ver que não arranjava tempo para ver os sites como deve ser. É sempre o que mais demora a avaliar. Parabéns por mais esta votação.

Sam disse...

Caro Projeccionista, obrigado eu pela tua participação!