quarta-feira, setembro 14, 2011

Curiosidade da Semana



Christopher Nolan possui um interessante efeito na minha personalidade cinéfila: à primeira vista, os seus filmes conseguem fazer-me acreditar outra vez naquilo a que alguns chamam de a magia do Cinema, mas após uma segunda ou terceira observação volto a nutrir sintomas de "descrença".

E se alguém, ao analisar uma das principais sequências de acção de THE DARK KNIGHT - O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008), expõe convincentemente "lapsos na sua lógica visual", fico ainda mais recesoso pela minha tranquilidade em relação ao realizador de MEMENTO (2001) e A ORIGEM (2010)...

Jim Emerson, do blog Press Play, é o autor desta interessante e meticulosa análise, quase pedagógica no que toca aos básicos da montagem cinematográfica e que não se assume, de forma alguma, como crítica negativa ao filme. No mínimo, demonstra que Christopher Nolan necessita de ser ainda mais metódico:



Já agora, e for the record, THE DARK KNIGHT continua a ser um dos melhores blockbusters da década passada.

2 comentários:

Inês Moreira Santos disse...

Eu, como grande fã do Nolan, fiquei deveras receosa antes de carregar no play. Há realmente ali lapsos indesculpáveis. Esperemos que ele comece a dar mais atenção a esses pormenores.

Btw, a análise de Jim Emerson está muito boa.

Cumprimentos cinéfilos,

Inês

João Lameira disse...

Curioso, tenho uma reacção parecida aos filmes do Nolan. Em retrospectiva, quando penso neles depois, parecem-me sempre mais fracos.

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.