quarta-feira, janeiro 04, 2012

"Óscares" de Marketing Cinematográfico [4ª Edição]

É com enorme prazer que o Keyzer Soze's Place volta a desafiar a comunidade blogger cinematográfica e generalista a votar no melhor que se concretizou, durante o ano de 2011, em termos de promoção cinematográfica.

Os últimos doze meses foram férteis em criatividade direccionada para a comercialização de um filme e, nas escolhas que constituem as nomeações, é interessante observar como o melhor não foi proporcionado pelos blockbusters (investidores agressivos de campanhas de marketing), mas sim por produções de ambições modestas.

Assim, as categorias são Melhor Poster, Melhor Trailer, Melhor Site Oficial e Melhor Campanha Publicitária — cada uma acompanhada de opções pré-definidas, existindo também a possibilidade de cada um indicar outro caso meritório de reconhecimento na própria janela de votação.

Os dados estão lançados e a "urna" estará aberta até ao dia 31 de Janeiro.
Agradeço, desde já, a vossa participação.

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A) Melhor Poster de 2011

Nesta categoria, os nomeados são:

1) O ATALHO


Design: Marlene McCarty

2) O DEUS DA CARNIFICINA


Design: monsieur x studio

3) JANE EYRE


Design: BLT & Associates

4) MEIA-NOITE EM PARIS


Design: Cardinal Communications USA

5) SUPER 8


Design: BLT & Associates



B) Melhor Trailer de 2011

Nesta categoria, os nomeados são:

1) CISNE NEGRO



2) CONFISSÕES DE UMA NAMORADA DE SERVIÇO



3) ENTERRADO



4) RANGO



5) ROAD TO NOWHERE — SEM DESTINO





C) Melhor Site Oficial de 2011

Nesta categoria, os nomeados são:
(para acederem aos sites, basta clicar na imagem que acompanha as nomeações)

1) A ÁRVORE DA VIDA



2) CARLOS



3) CISNE NEGRO



4) O GATO DAS BOTAS



5) A TOUPEIRA

(para aceder ao site, é solicitado um código — se olharem com atenção para a página de entrada, encontra-lo-ão depressa...)





D) Melhor Campanha Publicitária de 2011

Nesta categoria, os nomeados são:

1) APOLLO 18



Já não é segredo para ninguém que o recém-estreado APOLLO 18 é um faux-documentary revelador dos motivos secretos pelos quais a NASA decidiu terminar o seu programa de exploração lunar.

Mas, durante os meses anteriores ao seu lançamento comercial, e escondido no site oficial do filme, uma página intitulada "cerberus station 9" foi divulgando supostos documentos confidenciais — subrepticiamente anunciados via Twitter — e que descortinavam o encobrimento, pela NASA, do "fatídico destino" dos tripulantes da Apollo 18.

2) SUCKER PUNCH — MUNDO SURREAL



Entre as opções disponíveis no site oficial de um dos filmes menos consensuais de 2011, encontrava-se a opção Trailer Painter, onde os visitantes poderiam seleccionar o(s) seu(s) frame(s) favorito(s) do trailer de SUCKER PUNCH — MUNDO SURREAL e conferir-lhe, segundo a sua inspiração e criatividade, um aspecto totalmente renovado.

O resultado visual conseguiu ser diversificado e, em alguns casos, impressionante, naquela que foi uma das ideias de marketing mais participadas do ano transacto.

3) SUPER 8



Em termos de marketing viral, foi a campanha mais "omnipresente" de 2011. Logo desde o seu teaser (que nos encaminhava para o site Scariest Thing I Ever Saw) até à revelação do Super 8 Editing Room, outro endereço que publicou, durante meses e com aviso prévio nas redes sociais, pequenos excertos de um pequeno e secreto documentário produzido pelos mesmos militares presentes no filme de J.J. Abrams.

Para além disso, ainda nos foi proporcionada mais informação viral nos seguintes locais:

. Rocket Poppeteers: site oficial de uma marca de gelados, onde se promovia um "programa de treino espacial" para adolescentes, com o astronauta 'Coop' Cooper como mascote;
. Hookline and Minker: blog de Josh Minker, um apaixonado por pesca desportiva, cujo pai ausente estaria envolvido em pesquisas sobre tecnologia extra-terrestre;
. Revalistic: blog dedicado aos segredos da Área 51, administrado por uma "Sarah", amiga do acima referido Josh;
. What Is The #Super8Secret?: endereço viral que oferecia pré-visionamentos de SUPER 8 (actualmente incorporado no site oficial do filme).



3 comentários:

ArmPauloFerreira disse...

Done!

O Narrador Subjectivo disse...

A sério, o Christopher Waltz está igualzinho ao José Sócrates no primeiro quadrado do poster do Carnage!

Sam disse...

ArmPauloFer: obrigado!

O Narrador: não está mal visto, não senhor! :)

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