quarta-feira, janeiro 09, 2013

"Óscares" de Marketing Cinematográfico [5ª Edição]

É com enorme prazer que o Keyzer Soze's Place volta a desafiar, pela quinta vez consecutiva, a comunidade blogger cinematográfica e generalista a votar no melhor que se concretizou, durante o ano de 2012, em termos de promoção cinematográfica.

Da análise feita, e que resultou nas selecções abaixo apresentadas, os últimos doze meses não ficarão registados como dos mais fulgurantes no que toca a marketing de cinema. Reflexo da crise económica e/ou criativa da indústria — e tendo Hollywood como exponente máximo da actividade mundial —, basta observar as edições anteriores desta iniciativa e perceber como os nomeados de 2012 para Melhor Poster, Trailer, Site Oficial e Campanha empalidecem quando comparados aos dos anos anteriores.

Apesar desta conjuntura, os indicados a Melhor Poster, Melhor Trailer, Melhor Site Oficial e Melhor Campanha Publicitária de 2012 — em cada categoria, é permitida o voto noutro caso meritório de reconhecimento, estreado comercialmente em Portugal no ano passado, na própria janela de votação — aqui estão.

Os dados estão lançados e a "urna" estará aberta até ao dia 31 de Janeiro.
O Keyzer Soze agradece, desde já, a vossa participação.

--//--

A) Melhor Poster de 2012

Nesta categoria, os nomeados são:

1) AMOR



2) ATTENBERG



3) A CASA NA FLORESTA



4) POLISSIA



5) VERGONHA






B) Melhor Trailer de 2012

Nesta categoria, os nomeados são:

1) CRÓNICA



2) ENTER THE VOID — VIAGEM ALUCINANTE



3) LOOPER — REFLEXO ASSASSINO



4) MILLENNIUM 1 — OS HOMENS QUE ODEIAM AS MULHERES



5) VERGONHA






C) Melhor Site Oficial de 2012

Nesta categoria, os nomeados são:
(para acederem aos sites, basta clicar na imagem que acompanha as nomeações)

1) CLOUD ATLAS

Página com visual ambicioso, a apresentação das personagens ecoa as várias linhas temporais da narrativa e é impossível não destacar o interessante mosaico que se pode formar, neste local do site, ao som do sexteto que dá nome ao filme.



2) LOOPER — REFLEXO ASSASSINO

Uma das propostas de site oficial mais desafiantes do ano transacto, que convida o visitante a uma longa viagem — dependendo da perspectiva, também pode ser do tempo — pelos diversos focos de interesse do filme.



3) OS DESCENDENTES

Leve, de navegação quase intuitiva e narrado pelo próprio George Clooney, converte o álbum de fotografias de família — um "festim" de material audiovisual — do protagonista do filme nas diversas secções do filme.



4) PARANORMAN

Nenhum aspecto promocional (personagens, trailer, fotos, featurettes) é esquecido neste site que, adoptando o esquema de filme dentro do filme, revela-se absolutamente interactivo e quase tridimensional.



5) PROMETHEUS

Estruturado como se fosse um site institucional (a empresa anunciada é a "infame" Weiland), nenhum aspecto institucional fica de fora: da apresentação comercial até ao recrutamento, o filme de Ridley Scott é "vendido" da forma mais subtil possível.






D) Melhor Campanha Publicitária de 2012

Nesta categoria, os nomeados são:

1) JOGOS DA FOME



A campanha viral do filme, sedeada em diversos microsites e redes sociais (1, 2, 3, que podem ser acedidos a partir do site oficial), revela a vida, costumes e cenários do Capitólio, interiorizando no espectador o ambiente em que a narrativa se desenrola.

2) MILLENNIUM 1 — OS HOMENS QUE ODEIAM AS MULHERES



As diversas etapas da produção do filme, explanadas em quatro endereços (1, 2, 3, 4), constituiu uma das estratégias mais cativantes de promoção cinematográfica do ano transacto.

3) PROMETHEUS





Numa campanha onde o marketing quase se tornou extensão do próprio argumento do filme, a TEDTalk de Peter Weyland (interpretado por Guy Pearce) foi um dos pontos altos do marketing de cinema de 2012. Destaque para os vários microsites virais (1, 2, 3), que destacaram o protagonismo de Noomi Rapace ou o "robot" de Michael Fassbender.




7 comentários:

Inês Moreira Santos disse...

Gosto de ver que esta excelente iniciativa está de regresso! :)
Está votado.

Cumprimentos cinéfilos :*

Sam disse...

Inês, é trabalhoso mas vale sempre a pena :)

Obrigado pelo teu voto :)

Cumps cinéfilos :*

Loot disse...

E o trailer do Cosmopolis? Votaria nesse :P

Abraço

Sam disse...

Loot, há a hipótese de o mencionares na caixa de voto :)

Cumps cinéfilos.

Rafael Santos disse...

Boa iniciativa, é sempre interessante participar :)

Cumprimentos,
Rafael Santos
(a-loose-tooth.blogspot.com)

Sofia Santos disse...

votadíssimo

João Bizarro disse...

Votado