segunda-feira, janeiro 12, 2004

ANIME (de volta) NA TV PORTUGUESA



Uma das minhas grandes paixões, relativamente a cinema, sempre foi a animação. Lembro-me que a primeira longa-metragem de animação que vi foi o BAMBI, e confesso que chorei baba e ranho quando a mãe do pequeno veado morre. Todavia, ao longo dos anos, fui demonstrando um contínuo interesse pelos desenhos animados que se iam fazendo no outro lado do mundo, sobretudo os nipónicos.
Paralelamente a esta atracção pela Anime (nome que se utiliza para designar a animação japonesa), conviveu uma certa desilusão devido ao facto de as televisões portuguesas nunca terem dado um bom tratamento às séries produzidas em massa no país do Sol Nascente. Passavam-nas quando o rei fazia anos, e a ordem dos episódios raramente era respeitada. Eram óasis num deserto composto por grãos de areia "produzida" nos EUA e na Itália. Apesar disso, por vezes sou surpreendido.
É exemplo o que aconteceu hoje, quando instintivamente liguei a TV na Sic Radical. Foi com imenso gáudio e palavras de louvor que verifiquei que a secção BANZAI está de volta ao canal, agora apresentando a série de culto BUBBLEGUM CRISIS - uma história passada em 2040, onde uma equipa de mercenárias tenta livrar Tóquio das forças bélicas duma empresa super-corrupta, a Genom. Embora não saiba os nomes das personagens (porém, já pude constatar que duas delas chamam-se Priss e Leon, óbvia referência a BLADE RUNNER) nem o contexto do argumento sem antes ter feito uma pesquisa, devo referir dois aspectos:
1º - a série está legendada e as vozes são as originais (ou seja, os "bonecos" falam em japonês e não naquelas dobragens irritantes!);
2º - BUBBLEGUM CRISIS é um excelente ponto de partida para quem quer começar a ganhar o gosto pela Anime. Não é subversivamente violenta (existem confrontos, mas a violência apresentada é tão surreal que não consegue ser levada a sério), não há litros de sangue e nem sexo nem mulheres nuas. Para além disso, estão presentes todas as marcas que compõem o estilo Anime - desde a pluralidade de temas aos sinais físicos que caracterizam os seus personagens.
E agora uma sugestão: e se continuassem o bom trabalho, transmitindo por exemplo o COWBOY BEBOP ou BLUE SUBMARINE 6? Seria oiro sob azul...

P.S.: BUBBLEGUM CRISIS na Sic Radical, todas as segundas feiras às 08:30 e 19:30!



Sem comentários:

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.