segunda-feira, setembro 19, 2005

O ABISMO - Crítica à Edição Especial



Foi lançada, recentemente, a Edição Especial em DVD do clássico de ficção-científica de James Cameron, O ABISMO. Concebida pela 20th Century-Fox Home Entertainment e distribuída no nosso país pela LNK Vídeo, o produto final deixa, tal como o filme, algum traço azedo na boca após a sua total exploração.

Uma edição que inclui a versão de cinema e a versão especial com 28 minutos de cenas adicionais, o DVD seduz imediatamente pelo extenso material extra, sobretudo um documentário de 60 minutos, intitulado "Under Pressure: Making-The-Abyss", no qual se descreve com profundo detalhe as (badaladas) dificuldades vividas por equipa técnica e actores durante as rodagens, e também pelo preço que a revendedora por mim escolhida para adquirir o produto aplicou: €6,99(!).

No entanto, e apesar de todas estas vantagens, é com algum desagrado que notei que nenhuns dos extras estão legendados, nem sequer em Inglês (esta já é uma situação habitual nas edições especiais da LNK, como foi o flagrante e vergonhoso caso de ALIEN QUADRILOGY), e o "Livrete Coleccionável de 12 Páginas" anunciado no verso do DVD, pura e simplesmente, não existe. De 0 a 10, nota 7.

Quanto ao filme, a versão especial concebida para esta edição vale pela explicação detalhada da sua conclusão, a qual, quanto estreou em 1989, revelava, explicitamente, que faltava ali "qualquer coisa".

No cômputo geral, é um bom DVD, recomendado para quem possuir bons conhecimentos da língua inglesa e for amante dedicado de ficção científica.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tenho o filme em casa, mas ainda nem o vi :o lol, mas agora fiquei curioso :P!

Cumps. cinéfilos

Francisco Mendes disse...

Também adquiri o DVD Special Edition por essa ninharia. :) Sou um grande admirador de James Cameron, apesar de não se encontrar no altar das minhas preferências.

brain-mixer disse...

Epá, eu já o tinha comprado há dois anos e desembolsei 9 euros... :S

Mas como tu dizes, os extras não têm legendagens, explicação da LNK: "A 20th Century Fox não dá permissão às editoras portugesas a legendar a edição nacional, mas o problema está a ser resolvido", até lá todos nós somos enganados e roubados... Esta declaração da LNK (que detém os direitos da Fox) já foi feita há um anito e tal...

E mais, no meu DVD não consigo aceder aos easter eggs, nomeadamente os trailers de Aliens, Terminator e afins... É uma treta! Mas o filme é excelente, claro.

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.