domingo, janeiro 08, 2006

NO DIA EM QUE A TERRA PAROU (1951), de Robert Wise



Um clássico da ficção-científica e filme de culto imediato, NO DIA EM QUE A TERRA PAROU é, definitivamente, uma das obras mais interessantes a que pude assistir nos últimos tempos. Exemplo supremo do tipo de filme "invasores do espaço", tão em voga nos anos 40/50, este título também se destaca pela sua omnipresente temática pacifista, o que não só revela a sua (permanente) actualidade como torna-o num dos primeiros, na história do Cinema, a abordar o perigo da energia nuclear aplicada a arsenais bélicos.



E, não obstante a complexidade do seu assunto fulcral, a narrativa é bastante simples: uma nave espacial aterra um dia em Washington, e o seu tripulante, Klaatu (Michael Rennie), apresenta-se à Humanidade como o portador de uma importante mensagem para todos os indivíduos do planeta, desde a líderes das nações como aos seus anónimos cidadãos. Desde logo, as suas intenções são encaradas com suspeita, receio e até violência. Klaatu, numa tentativa de obrigar a Terra a ouvi-lo, leva a cabo uma demonstração do seu avançado poder tecnológico, acção esta que justifica o título do filme...

Sem querer revelar muito mais, o filme está repleto de momentos e imagens clássicas, as quais são referenciadas em outras obras do género amiudemente. Começando pela primeira aparição do robot — baptizado de Gort — que acompanha a visita de Klaatu, até ao trabalho de fotografia e direcção artística, passando pela misteriosa banda sonora de Bernard Herrmann, tudo contribuiu para distinguir NO DIA EM QUE A TERRA PAROU de outras obras estreadas na época e que se debruçaram pelo mesmo tema :THE THING FROM ANOTHER WORLD, WHEN WORLDS COLLIDE, THE CREEPING TERROR, para nomear alguns. Contudo, nenhum destes títulos conseguiu a legião de fãs e constante renovação geracional de admiradores que o filme de Robert Wise granjeou.



2 comentários:

Francisco Mendes disse...

É realmente um filme maravilhoso. Um clássico do género que descobri há alguns anos na mesma altura em que descobria "Metropolis" de Fritz Lang. Fiquei fascinado.

Anónimo disse...

bom filme

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.