quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Estreia da Semana

AS BANDEIRAS DOS NOSSOS PAIS



A primeira parte de um duo filmado por Clint Eastwood dedicado à Batalha de Iwo Jima, durante a 2ª Guerra Mundial, este AS BANDEIRAS DOS NOSSOS PAIS debruça-se sobre a visão americana do conflito, tomando como ponto de partida a célebre fotografia de seis Marines a erguerem um estandarte naquela ilha japonesa e de como foram, posteriormente, utilizados pelo exército norte-americano para efeitos de propaganda:



Categorizado pela crítica norte-americana como a nova obra-prima de Eastwood, a par de IMPERDOÁVEL e MILLION DOLLAR BABY, o filme também tem conhecido os seus detractores, sobretudo aqueles que consideram o "patriotismo" representado na película como uma triste desculpa para a formulação de uma reflexão de censura ao actual panorama político e bélico dos Estados Unidos.

Uma palavra final para o estilo técnico de AS BANDEIRAS DOS NOSSOS PAIS. Eastwood decidiu narrar esta história (baseada no best-seller, com o mesmo nome, de James Bradley e Ron Powers) através de narrativa não-linear, alternando sequências do conflito com a realidade daqueles soldados no período pós-guerra. Segundo o argumentista, Paul Haggis, tal decisão serve o paralelismo entre a Guerra do Iraque e as mentiras perpetradas em nome do patriotismo... este filme é um ataque feroz à hipocrisia e ganância geradas pela guerra.

Um filme a não perder, já em exibição na Sala Um do Cine SolMar. Agora, resta-nos esperar pela segunda parte, LETTERS OF IWO JIMA.

1 comentário:

C. disse...

Fraco.Pprincipalmente quando o comparamos a 'Letters From Iwo Jima' que, numa palavra, é fabuloso!

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.