sexta-feira, setembro 07, 2007

Cinema do Pós-Verão

Terminada que está a época cinematográfica de Verão, chegou a altura dos filmes com orçamentos abaixo dos 100 milhões e prováveis candidaturas aos Oscares.

De modo a espicaçar a vossa curiosidade para o fim-de-semana que se avizinha, aqui fica a lista de 15 filmes a não perder nos próximos meses:


1) 3:10 To Yuma

Focos de interesse: um remake bem cotado pela imprensa norte-americana, conta com as presenças do carismático Russell Crowe e do sempre regular Christian Bale.
Estreia em Portugal: 29 de Novembro.

2) The Brave One

Focos de interesse: se somarmos Jodie Foster, Neil Jordan (realizador de JOGO DE LÁGRIMAS e ENTREVISTA COM O VAMPIRO) e uma pura história de vingança, o que pode correr mal?
Estreia em Portugal: 18 de Outubro.

3) Eastern Promises

Focos de interesse: nova incursão de David Cronenberg pelo mundo do thriller, o grande atractivo parece mesmo ser a interpretação de Viggo Mortensen — na rota dos prémios?
Estreia em Portugal: sem data anunciada.

4) The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford

Focos de interesse: apesar da demora (era suposto ter estreado em 2006), o trailer é fantástico, Brad Pitt tem presença e Casey Affleck já é considerado um forte candidato ao Oscar.
Estreia em Portugal: 8 de Novembro.

5) Into the Wild

Focos de interesse: adaptado de um best-seller de Jon Krakauer, é o regresso de Sean Penn à cadeira de realizador numa história de auto-descoberta exibindo as paisagens do Alasca como pano de fundo.
Estreia em Portugal: 29 de Novembro.

6) The Darjeeling Limited

Focos de interesse: mais uma história sui generis de Wes Anderson, o protagonismo de Adrien Brody, coadjuvado por Owen Wilson, promete uma agradável mistura de drama com comédia.
Estreia em Portugal: tudo aponta para o início de 2008.

7) The Kingdom

Focos de interesse: filme de acção com forte carga política, o seu tom de denúncia garante-lhe o rótulo de controverso — e é protagonizado por Jamie Foxx.
Estreia em Portugal: 11 de Outubro.

8) The Heartbreak Kid

Focos de interesse: o reencontro de Ben Stiller com os irmãos Farrelly, o trailer apresenta duas ou três sequências antológicas de comédia.
Estreia em Portugal: 4 de Outubro.

9) Michael Clayton

Focos de interesse: relato de um advogado de Manhattan que desvenda uma conspiração empresarial capaz de o matar — segundo Oscar para Clooney?
Estreia em Portugal: sem data anunciada.

10) Elizabeth: The Golden Age

Focos de interesse: nove anos depois de ELIZABETH, Cate Blanchett volta a incarnar a personalidade que lançou a actriz para a ribalta — agora, acompanhada de Clive Owen no papel de Francis Drake.
Estreia em Portugal: 1 de Novembro.

11) American Gangster

Focos de interesse: plenamente destacado neste blog, os argumentos para o seu sucesso são muito simples: Denzel Washington, Russell Crowe e Ridley Scott.
Estreia em Portugal: 15 de Novembro.

12) Bee Movie

Focos de interesse: o primeiro projecto de Jerry Seinfeild após a sua série TV de culto, só a premissa é deliciosa: uma abelha determinada em processar a humanidade por roubo de mel.
Estreia em Portugal: Novembro.

13) Shoot 'Em Up

Focos de interesse: Clive Owen, Monica Bellucci e Paul Giamatti num filme alucinante que alia assassinos profissionais com babysitting — este título não me escapa.
Estreia em Portugal: 22 de Novembro.

14) Planet Terror

Focos de interesse: segunda parte do projecto GRINDHOUSE (e depois de Tarantino e do seu À PROVA DE MORTE), é a vez de observar o manifesto de Robert Rodriguez sobre o Cinema de série B dos anos 70.
Estreia em Portugal: 4 de Outubro.

15) Sicko

Focos de interesse: mais um filme-denúncia de Michael Moore (FAHRENHEIT 9/11), o cineasta aponta agora as suas armas para os defeitos do sistema de saúde norte-americano.
Estreia em Portugal: 1 de Novembro.

2 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Com a possível exceção de BEE MOVIE, todos os demais filmes são de dar água na boca de qualquer cinéfilo. Jordan, Kapur, Scott, Penn, Cronenberg... Talvez a metade deles de fato chegue aos tapetes vermelhos das premiações de 2008.

Cumps.

wasted blues disse...

Espero que alguns confirmem as expectativas, pois 2007 tem sido um ano fraquinho...