terça-feira, dezembro 04, 2007

O fim de um ciclo



«Cuidado com os spoilers

Ontem à noite, por volta das 22h30, a minha vida entrou numa nova etapa.

Após oito anos de ininterrupta atenção (no que já se assemelhava a uma autêntica fixação quase religiosa), senti aquele singular arrepio do desalento quando "soou" o último minuto do último episódio da série OS SOPRANOS. O desalento não se prende com a ambiguidade que rodeou o desfecho da saga dedicada à representação mafiosa mais mediática dos últimos anos, mas sim ao facto de perceber que, possivelmente para sempre, não terei a companhia deste conjunto de personagens que me preencheram incontáveis serões televisivos.

Esta sensação vinha a ganhar forma, com o decorrer das semanas, motivada pela "eliminação", nas mais variadas circunstâncias, de figuras centrais para o desenrolar da história d'OS SOPRANOS. Confesso que verti uma lágrima no episódio em que Christopher Moltisanti conhece o seu trágico fim, e ainda derramei outra quando, no genérico da semana posterior ao acontecimento, já não se notava o nome de Michael Imperioli, o actor que dava vida à personagem citada.

Só consigo atribuir toda esta torrente de emoções, estranhas em mim, ao estatuto de culto que OS SOPRANOS adquiriu na minha vida. Agora que não verei mais as peripécias, alegrias e tristezas de Anthony, Carmela, Meadow e Anthony Jr. Soprano, a paciência exasperante da Dra. Jennifer Melfi, da fidelidade de Silvio Dante e Paulie Walnuts — sem dúvida, um dos melhores ensembles de personagens alguma vez criados —, dificilmente surgirá algo capaz de acender, similarmente, a minha total submissão a um produto televisivo.

A série teria, eventualmente, de conhecer uma conclusão. Nada a fazer, a não ser rever todas as temporadas disponíveis em DVD para recordar grandes momentos de televisão. São as leis do mercado.

O próprio Anthony Soprano não pensaria diferente: «If you can quote the rules, then you can obey them

1 comentário:

C. disse...

Nunca segui a série na tv e só vi uns poucos episódios da 1ª season (que adorei). Devo comprar agora a box em DVD e começar a descoberta :)

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.