domingo, outubro 05, 2008

Cinema de Pós-Verão: O olhar Europeu

Depois da enumeração das produções norte-americanas de principal registo para os próximos meses, o Keyzer Soze's Place indica, de seguida, 15 títulos de produção europeia a não perder.

Esta escolha foi elaborada a partir da certeza (e previsão) de que todos irão estrear no nosso país até ao final do ano. Quanto a São Miguel, apenas aguardo que o Cine Sol-Mar esteja atento e não deixe de exibir estes filmes...

1) MAL NASCIDA


O argumento: Lúcia é uma mal nascida, mal amada e a eterna viúva do seu pai. Um grito antes de ser um corpo, enlouquecido, maltratado e humilhada, sobrevive enlutada com a lembrança do crime e da traição da mãe, grita a sua dor inconsolável para não dar descanso nem paz aos assassinos do pai.
Focos de interesse: Presente na secção Horizontes durante o último Festival de Veneza, este novo filme de João Canijo [realizador de SAPATOS PRETOS (1998), TARDE DEMAIS (2000) e GANHAR A VIDA (2001)] tem sido destacado pela sua abordagem fria e crua à realidade da tragédia familiar — uma continuação das temáticas tabu tão queridas do cineasta. O elenco conta com a variedade, desde o prestígio de Márcia Breia à juventude de Anabela Moreira.
Estreia em Portugal: 09 de Outubro.



2) ENTRE LES MURS


O argumento: François é professor no liceu adjacente a um bairro dominado pelos problemas sociais. Sem ser demasiado tímido nem extravagante, os seus métodos bizarros apanham os estudantes de surpresa. Mas esta ética profissional é posta em causa quando os seus alunos começam a pôr em causa a sua metodologia...
Focos de interesse: A vitória da Palma de Ouro, consagrando-o como o melhor filme no último Festival de Cannes, é motivo de sobra para ir ver este ENTRE LES MURS. Filmado num estilo semi-documental, aborda a recente consciência mundial sobre o desassossego e identidade sociais em França de forma quase subtil, permitindo que a câmara foque as expressões e desabafos dos alunos.
Estreia em Portugal: 30 de Outubro.



3) DIE WELLE (THE WAVE)


O argumento: Na Alemanha, um professor liceal decide levar a cabo uma experiência que demonstre aos seus alunos o que é viver numa ditadura de extrema-direita. Contudo, essa "unidade" ganha vida própria e cedo o projecto degenera na mais violenta conclusão.
Focos de interesse: Descrito como um fascinante estudo sobre "as origens e firmamento de um regime fascista", o realizador Dennis Gansel imprime um look visceral - na banda sonora, na fotografia, na montagem - para lidar com um assunto complexo. Polémico aquando da sua estreia, está nomeado para o galardão de Melhor Filme Europeu.
Estreia em Portugal: 06 de Novembro.



4) LE PREMIER CRI


O argumento: No espaço de 48 horas, o destino de várias pessoas cruzam-se num dos momentos mais únicos e universais: o nascimento de uma criança. Esta é a fantástica história verdadeira do primeiro sopro de vida, apresentando um contraste de terras, gentes e culturas através da mais bela e insólita das viagens.
Focos de interesse: Documentário emocional sobre vida e amor, o realizador Gilles De Maistre contou com o apoio da Walt Disney para a distribuição mundial deste filme. Tem sido mencionado como uma das grandes obras cinematográficas de não-ficção da presente década e afirma-se, com elevado grau de confiança, que estará presente nas nomeações para o Óscar de Melhor Documentário.
Estreia em Portugal: 06 de Novembro.



5) ARTE DE ROUBAR


O argumento: Viveram a maior parte da vida nos EUA, mas Chico é emigrante português e Fuentes é Porto-riquenho. Devido ao seu azar nos Estados Unidos, levam os seus planos criminosos até Portugal.
Focos de interesse: Nova película de Leonel Vieira, realizador responsável por alguns dos maiores sucessos de bilheteira do cinema português [ZONA J (1998), A SOMBRA DOS ABUTRES (1998) e A SELVA (2002)], conta com as presenças de Nicolau Breyner, Ivo Canelas e de um incontornável "trunfo" chamado Soraia Chaves.
Estreia em Portugal: 06 de Novembro.



6) SURVIVRE AVEC LES LOUPS


O argumento: Bruxelas, 1941. A jovem Misha refugia-se, juntamente com os seus pais, da perseguição nazi aos judeus. Quando os progenitores são capturados, Misha encontra a protecção de uma família belga e de um velho agricultor chamado Ernest, até decidir empreender uma longa viagem pela Europa em busca dos seus pais, acompanhada da protecção de lobos selvagens.
Focos de interesse: Baseado nas memórias de Misha Defonseca, o livro obteve maior notoriedade quando o seu texto foi denunciado como falso. O desempenho de Mathilde Goffart no papel da personagem principal tem sido elogiado pela crítica francesa.
Estreia em Portugal: 13 de Novembro.



7) ROCKnROLLA


O argumento: Quando um mafioso Russo engendra um esquema imobiliário fraudulento, gerador de muitos milhões de libras, os principais membros do submundo criminal de Londres lutam entre si para obterem a sua parte da fortuna. Assim como algumas figuras pouco fiáveis: Mr. One-Two, uma contabilista chamada Stella e Johnny Quid, rock star viciado em estupefacientes...
Focos de interesse: O regresso de Guy Ritchie às histórias que o tornaram célebre, com um argumento que faz eco dos sucessos de UM MAL NUNCA VEM SÓ (1998) e SNATCH - PORCOS E DIAMANTES (2000). Um elenco atraente (Gerald Butler, Thandie Newton, Tom Wilkinson, Jeremy Piven...) para públicos e gostos variados.
Estreia em Portugal: 04 de Dezembro.



8) FAUBOURG 36 (PARIS 36)


O argumento: Na Paris dos meados dos anos 30, a eleição de um governo da Frente Popular incita na população esperanças desmedidas e comportamentos extremistas. Perante este cenário, três operários de teatro desempregados decidem ocupar a sala de espectáculos e erguer um musical de sucesso, dando azo à criação do projecto mais fantástico e vertiginoso alguma vez observado.
Focos de interesse: O realizador Christophe Barratier aproveita o êxito do seu filme anterior, OS CORISTAS (2004), para mais uma vez capitalizar num retrato melodioso dos anos mais difíceis da história de França.
Estreia em Portugal: 04 de Dezembro.



9) LE SILENCE DE LORNA


O argumento: Lorna é uma jovem mulher que procura obter a burocracia necessária para manter residência na Bélgica e, assim, poder realizar o seu sonho de abrir uma loja em Liège. Encorajada pelo seu amigo Fabio, aceita enveredar por um casamento de conveniência com Claudy, um jovem toxicodependente. Lorna aguarda pacientemente pela decadência deste, contudo Claudy deseja livrar-se da dependência...
Focos de interesse: Novo filme dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, um duo que, só na última década, arrecadou duas Palmas de Ouro e um Prémio de Argumento (precisamente com este LE SILENCE DE LORNA) no Festival de Cannes. Destaque para a interpretação da protagonista Arta Dobroshi, actriz albanesa com provas dadas no recente cinema europeu.
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.



10) FRYGTELIG LYKKELIG (TERRIBLY HAPPY)


O argumento: Robert é um polícia de Copenhaga que, após ser condenado por conduta imprópria, é colocado numa cidade provinciana. Olhado com desconfiança e curiosidade pelos habitantes de Jutland, Robert é confrontado com os costumes locais e pressente a existência de segredos indescritíveis por trás duma fachada de aparente perfeição...
Focos de interesse: Grande vencedor do último Festival Internacional de Karlovy Vary, este TERRIBLY HAPPY é o grande estandarte do renascimento do cinema dinamarquês pós-Lars Von Trier e respectivo Dogma 95. O filme é baseado num romance de Erling Jepsen, escritor escandinavo de renome e habitué nas nomeações para o Nobel da Literatura.
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.



11) HÎRTIA VA FI ALBASTRÃ (THE PAPER WILL BE BLUE)


O argumento: A revolução que levou à queda de Nicolae Ceausescu começou a 17 de Dezembro de 1989, e a morte do ditador ocorreu no Natal desse mesmo ano. Entre esses dois eventos, teve lugar uma demonstração a 22 de Dezembro, que pôs frente a frente um exército sem líder contra protestantes determinados em reconquistar a sua liberdade perdida. Indecisos a príncipio sobre o que fazer, os oficiais eventualmente impediram um banho de sangue através da fraternização com os revoltosos.
Focos de interesse: Um olhar sobre uma das páginas mais desconhecidas da história moderna da Roménia, este THE PAPER WILL BE BLUE é, também, a continuação da qualidade do cinema que é produzido naquele país, após a aclamação dos recentes A MORTE DO SR. LAZARESCU (2005) e 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS (2007).
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.



12) BAJO LAS ESTRELLAS


O argumento: Benito Lacunza regressa à sua terra natal para o funeral do pai. Aí, descobre que o seu irmão Lalo vai casar com Nines, uma mãe solteira da qual Benito não guarda boas recordações dos seus tempos de boémia adolescência. Decidido a "salvar" Lalo de Nines, Benito conhece a filha desta, Ainara, com quem acaba por travar uma amizade invulgar.
Focos de interesse: Um dos principais vencedores dos últimos Goya (os Óscares do cinema espanhol), onde venceu Melhor Actor e Melhor Argumento Adaptado, BAJO LAS ESTRELLAS é o descendente directo dos moldes da comédia dramática enraizados por Almodóvar. A produção está a cabo de Fernando Trueba, outro "peso pesado" do cinema castelhano.
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.



13) FLASHBACKS OF A FOOL


O argumento: Joe Scott é um actor de Hollywood decadente, cujo estilo de vida hedonista (sexo, drogas e celebridade) finalmente acabou por "quebrar o verniz". Confrontado com a tragédia da morte do seu melhor amigo, Joe é forçado a procurar uma nova vida e a enfrentar os fantasmas do seu passado.
Focos de interesse: Daniel Craig tem aqui a oportunidade de evidenciar os seus dotes dramáticos, gozando da popularidade de ser a nova encarnação de James Bond. Craig é acompanhado por um robusto elenco, composto pelo melhor da nova geração de actores britânicos (destaque para Harry Eden, Olivia Williams e Jodhi May).
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.



14) MONGOL


O argumento: A narrativa da vida de Genghis Khan, desde o seu passado como escravo até à conquista de metade do mundo, incluindo a Rússia, em 1206.
Focos de interesse: Co-produção russa e cazaque de 2007, esta mega-produção conseguiu a nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em Fevereiro passado. Apreciado favoravelmente pela crítica europeia e norte-americana, Roger Ebert chegou a afirmar que «a pujança de MONGOL consegue envergonhar alguns dos épicos recentemente produzidos em Hollywood». De facto, o seu tom épico é argumento suficiente para não perder de vista este título.
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.



15) JACQOU LE CROQUANT


O argumento: Jacqou é um jovem camponês que, por causa dos actos de Nansac, um cruel e arrogante nobre, cresce determinado em vingar a honra da sua família e repôr a justiça na sociedade em que vive.
Focos de interesse: Épico histórico de uma época (pré-Revolução Francesa) que só os franceses sabem recriar, este filme é a adaptação de uma série de contos escrita, no séc. XIX, por Eugène Le Roy. Destaque também para o protagonismo de Gaspard Ulliel, trazido para as luzes da ribalta por UM LONGO DOMINGO DE NOIVADO (2004).
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.



Sem comentários:

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.