domingo, janeiro 11, 2009

Dia de post egocêntrico



Pois é, o Keyzer Soze's Place comemora hoje 5 Primaveras (neste caso, 5 Invernos, já que foi nesta estação que o blogue iniciou funções). Durante esse tempo, nunca expressei o desejo de assinalar tal data com especial relevo. Nem demonstrei propensão para contar os dias da sua existência. Mas, como uma vez não são vezes, este ano decidi não ficar mudo em relação ao "aniversário".

Mais de 600 posts depois, marcados por uma assiduidade "assim-assim", escolhi como melhor forma de celebrar a mão cheia de anos do Keyzer Soze's Place transcrever o primeiro post aqui publicado:

«Para mim, falar e debater sobre cinema começou por ser uma actividade verbal, sobretudo com o meu avô, responsável pela minha paixão pela 7ª Arte. Eram diálogos bastante pacíficos (do género: "poça avô, já disse que não gosto do Cantinflas!") e frutíferos (do tipo: "poça rapaz, agora com essa conversa não percebi porque caiu o actor!"). Contudo, sempre fomos grandes companheiros no que tocava a ver um filme na sala de estar.

Mais tarde, aprendi a escrever e o papel transformou-se na primeira cobaia da "minha crítica cinematográfica". Sobretudo, desenhava aquele pormenor que mais me seduzira num dos desenhos animados que vira no fim-de-semana anterior.

Com a adolescência veio a maturidade, a maturidade influenciou o despoletar do gosto pela imprensa dedicada ao assunto, com a imprensa veio a consulta de obras dedicadas ao Cinema, com as obras literárias surgiu as minhas primeiras críticas dignas desse nome - críticas essas que seriam "publicadas" num dossier que, para mal dos meus pecados, se perdeu nas brumas do tempo.

Pouco tempo depois, surgiram nos meus horizontes o Microsoft Word e o Microsoft Publisher, software o qual permitiu durante uns tempos ver as minhas críticas em formato de publicação. Não era uma publicação nem diária, nem mensal (nem sequer anual), mas sim irregular - fazia-as quando havia tempo e força de vontade!

Finalmente, chegou a hora de verificar se tenho talento ou não para a arte de falar e debater sobre Cinema - realidade tornada possível graças à Internet. Em formato de Blog, irei abrir alas ao meu desejo de reflectir sobre todas as ordens e classes que constituem a 7ª Arte, aceitando de bom grado toda e qualquer opinião sobre o que escrevo. Opiniões mesmo acerca da qualidade do texto, se não for pedir demais.

Concluindo, o Mundo ganha mais um crítico de cinema. Se é bom ou não, só o tempo e as reacções do "público" o dirão. Mas que é uma paixão, ai isso é...
»


Passado todo este tempo, as palavras acima reproduzidas continuam a fazer pleno sentido para a minha existência. Só me resta averiguar o cumprimento da missão que assumi quando iniciei esta "aventura" pessoal.

"Happy birthday", Keyzer Soze's Place.

P.S.: Deveriam constar cinco velas no bolo da foto que ilustra este texto, mas qualquer desculpa é boa para uma foto da Marylin...

8 comentários:

The movie_man disse...

Dou, desde já, os meus sinceros parabéns. 5 anos é muito tempo e, pelo que já deu para ver, é muito tempo de trabalho muito bom. Continuação de bom trabalho e que venham mais 5 ou 10 ou 15 anos.

Parabéns!!!!

Anónimo disse...

Parabéns pelo excelente trabalho!

Unknown disse...

Os meus sinceros parabéns. Votos da continuação de um excelente trabalho. Espero que continues a dedicar-te a esta "paixão".

Abraço

Filipe Machado disse...

Deixei uma pequena surpresa para ti no Additional Camera, espero que não leves a mal ;)

Dan disse...

Os meus sinceros parabéns! Este teu blog já se tornou um dos locais de passagem obrigatória!

Abraço.

Anónimo disse...

Parabéns pelo trabalho e dedicação! Que venham mais cinco!

Fernando Ribeiro disse...

Muitos Parabéns! :) Temos muito a aprender com este blog.

Abraço.

Sam disse...

Movie_man: daqui a cinco, dez ou quinze anos, o trabalho será ainda maior e melhor :p

Raquel: obrigado pela visita; és sempre bem-vinda!

Fifeco: a paixão estará sempre aqui patenteada! :)

Dan: estou muito agradecido pela tua fidelidade ao Keyzer Soze's Place.

Filipe: obrigado pela tua prenda! A montagem da Marylin ficou excelente!!! Continua o teu bom trabalho.

Ricardo: obrigado; aparece sempre!

Fernando: se conseguirei "ensinar" algo com este blogue, é porque também aprendi (e muito!) com a vasta comunidade blogger de Cinema.

Nunca é demais dizê-lo: é a vossa participação e apreço, em momentos "festivos ou não, que alimenta este sítio.

Cumprimentos e abraços cinéfilos a todos!!!

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.