quinta-feira, janeiro 22, 2009

Óscares 2008: as nomeações



Foram anunciados, por volta das 12:30 (hora dos Açores), através de Sid Ganis, presidente da Academia, e Forest Whitaker, actor premiado em 2007 por O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA, os nomeados para a 81ª Cerimónia dos Óscares.



Invariavelmente, houve confirmações e surpresas na composição das categorias principais, que passo a enumerar:
(Títulos em Português indicam filmes estreados ou com data de estreia anunciada no nosso país)

MELHOR FILME


. O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON
. FROST/NIXON
. MILK
. QUEM QUER SER BILIONÁRIO?
. THE READER

Grande candidato: QUEM QUER SER BILIONÁRIO? reúne, sem dúvidas, o maior consenso no que toca a eleger o filme com maior potencial em sair vencedor da noite de 22 de Fevereiro. Imparável em quase todas as entregas de prémios anteriores, a crítica e público renderam-se a esta doce história sobre amor e destino.
Principal concorrente: O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON, caso a Academia decida premiar um filme mais cotado a nível de valores de produção e elenco prestigiado.
Surpresa vs. Ausência: O facto de THE READER conseguir a nomeação para Melhor Filme, para além de outras importantes nomeações, atesta bem o poder de lobby dos produtores Weinstein, que conseguiram destronar, contra muitas previsões e expectativas, THE DARK KNIGHT - O CAVALEIRO DAS TREVAS dos cinco candidatos.

MELHOR REALIZADOR

. Danny Boyle, por QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

. Stephen Daldry, por THE READER

. David Fincher, por O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON

. Ron Howard, por FROST/NIXON

. Gus Van Sant, por MILK


Grande candidato: Seguindo a tendência e popularidade de QUEM QUER SER BILIONÁRIO?, Danny Boyle está na pole position para arrecadar a estatueta.
Principal concorrente: David Fincher constitui a principal ameaça a Boyle, se a noite pertencer a O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON.
Surpresa vs. Ausência: A inclusão de Stephen Daldry é o principal motivo de espanto, tirando o lugar a nomes como Christopher Nolan (THE DARK KNIGHT - O CAVALEIRO DAS TREVAS), que se encontra nomeado para o prestigioso galardão do Director's Guild Award, Darren Arronofsky (O WRESTLER) ou Woody Allen (VICKY CRISTINA BARCELONA), que parecia ganhar probabilidades de ser indicado.

MELHOR ACTOR PRINCIPAL

. Richard Jenkins, por THE VISITOR

. Frank Langella, por FROST/NIXON

. Sean Penn, por MILK

. Brad Pitt, por O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON

. Mickey Rourke, por O WRESTLER


Grande candidato: Mickey Rourke, no seu fantástico regresso à boa forma em O WRESTLER.
Principal concorrente: Embora pareça que esta categoria já esteja "fechada", ainda há que contar com Sean Penn, pelo seu bom (e já premiado) desempenho em MILK.
Surpresa vs. Ausência: Richard Jenkins confirmou a sua candidatura, que bem poderia não se converter numa nomeação. Clint Eastwood, apesar do enorme buzz sobre o seu suposto último trabalho de interpretação em GRAN TORINO, não se encontra entre os cinco seleccionados.

MELHOR ACTRIZ PRINCIPAL

. Anne Hathaway, por O CASAMENTO DE RACHEL

. Angelina Jolie, por A TROCA

. Melissa Leo, por FROZEN RIVER

. Meryl Streep, por DÚVIDA

. Kate Winslet, por THE READER


Grande candidata: Com quase tudo a seu favor (do reconhecimento na última entrega dos Globos de Ouro até ao "esquecimento" da Academia face a Sally Hawkins), este pode ser o ano da consagração de Kate Winslet — a actriz já conta com cinco nomeações e nenhum Óscar...
Principal concorrente: Face às restantes candidatas, Anne Hathaway será a "adversária" de uma provável vitória de Kate Winslet.
Surpresa vs. Ausência: Melissa Leo, pelo (quase) desconhecido FROZEN RIVER. Diz-se que é uma performance de luxo, garantindo-lhe algum "balanço" para decisão final. A já referida Sally Hawkins, por HAPPY-GO-LUCKY, que ganhou o Globo de Ouro, não está indicada e é, para já, um dos grandes "choques" no que toca às várias previsões que davam como certa a sua nomeação.

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO

. Josh Brolin, por MILK

. Robert Downey Jr., por TEMPESTADE TROPICAL

. Philip Seymour Hoffman, por DÚVIDA

. Heath Ledger, por THE DARK KNIGHT - O CAVALEIRO DAS TREVAS

. Michael Shannon, por REVOLUTIONARY ROAD


Grande candidato: Heath Ledger e a sua "transformação" em Joker parecem caminhar, imparáveis, para uma vitória póstuma...
Principal concorrente: ... mas há que ter atenção às hipóteses de Josh Brolin, cuja vitória por em MILK poderá não só fazer jus a uma das interpretações mais faladas do ano, como também servirá de contrapeso ao esquecimento geral que W. (onde se converteu em George W. Bush) conheceu.
Surpresa vs. Ausência: Michael Shannon vinha a perder fôlego, mas conseguiu a nomeação pelo seu scene-stealing doente mental sem papas na língua de REVOLUTIONARY ROAD. O estreante Dev Patel, de QUEM QUER SER BILIONÁRIO?, é o principal nome ausente dos que eram mais prováveis a serem indicados nesta categoria.

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA

. Amy Adams, por DÚVIDA

. Penélope Cruz, por VICKY CRISTINA BARCELONA

. Viola Davis, por DÚVIDA

. Taraji P. Henson, por O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON

. Marisa Tomei, por O WRESTLER


Grande candidata: Sem Kate Winslet nesta categoria, tudo parece estar a favor de Penélope Cruz, naquela que é a sua segunda nomeação ao Óscar.
Principal concorrente: Amy Adams e Marisa Tomei surgem bem colocadas nesta "corrida", o que abre todo o género de especulações.
Surpresa vs. Ausência: Havia alguma convicção de que Cate Blanchett conseguiria uma nomeação por O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON. A representar o filme, temos Taraji P. Henson, que não aparentava, nos últimos meses, "argumentos suficientes". Provavelmente, o factor «Kate Winslet» nesta categoria facilitou-lhe a indicação.

A entrega dos Óscares está marcada para 22 de Fevereiro.

Para uma lista completa das nomeações, é só seguir este link.

4 comentários:

P.R disse...

A Amy Adams nao foi nomeada pelo Gone babt gone mas sim a Amy Ryan :)

Sam disse...

Pois é, P.R.

É daqueles erros que se cometem sem uma pesquisa anterior :s

Obrigado pela "denúncia" do erro :)

Cumps.

Fernando Ribeiro disse...

Algumas surpresas, inclusive as 5 nomeações para The Reader, mas a consolidação de que irá ser uma das cerimónias mais disputadas dos últimos anos. Assim o esperamos. :)

Abraço.

Filipe Machado disse...

E o Clint Eastwood? Que é feito dele?