quinta-feira, abril 02, 2009

Há 10 anos atrás...

... éramos convidados a conhecer o "real world".



Dava pelo nome de THE MATRIX o filme que estreava, em Ponta Delgada, na Sala 1 do (agora suspenso) Cine Sol-Mar. A Internet ainda não conhecera o boom que permitiu a sua actual importância como veículo primordial para a divulgação de propostas cinematográficas, e qualquer revista da especialidade, em 1999, realçava as estreias vindouras de GUERRA DAS ESTRELAS - A AMEAÇA FANTASMA ou A MÚMIA.

Nada se alinhavava para o impacto que esta experiência, criada pelos irmãos Andy e Larry Wachowski, iria ter na minha e na vida de muitos cinéfilos. Inspirado (desde o cinema de acção made in Hong Kong à animação japonesa) e inspirador (quantos outros filmes não seguiram os seus moldes), redefiniu a ficção científica na Sétima Arte e originou duas sequelas, uma série de animes e um significante número de fãs.



P.S.: não deixem de visitar o renovadíssimo site oficial da trilogia.

4 comentários:

Miguel Andrade disse...

Primo, o site oficial, o primeirão, era emocionante!

Foi uma delicia descobrir que o incluíram como extra do DVD.

Anónimo disse...

Excelente, excelente, excelente este The Matrix. Pena as sequelas terem afundado quase tudo.

Jubylee disse...

Grande filme, sem dúvida. Tenho pena que as 2 sequelas não tenham sido tão bem aceites como o primeiro (apesar de este ter sido o melhor dos 3). No entanto, todos passam ideias filosóficas ao grande público, que talvez nem este ainda se tenha apercebido - são muitas e algumas muito complexas - de uma forma que entretém e que agarra o espectador desde o primeiro segundo. Acho que só por isso os 3 merecem ficar na história do cinema.

São filmes que revejo mais ou menos frequentemente e nunca me canso. Tenho de ir checar o renovado site oficial, pelos vistos!

**

Nestum disse...

Ainda me lembro de esperar ansiosamente a estreia. Poucas foram as vezes que roí as unhas por um filme, este(s) mereceu.
Quando entrámos na sala, estávamos todos irrequietos na cadeira, como se de uma primeira ida ao circo de tratasse.

Cumps

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.