quinta-feira, setembro 10, 2009

Estreia da Semana



ASSALTO AO METRO 123 é o remake dum filme de 1974, realizado por Joseph Sargent e onde figuravam Walter Matthau e Robert Shaw, que alcançou pequeno status de culto mas permaneceu na relativa sombra do desconhecimento geral.

Trinta e cinco anos depois, Tony Scott reconstrói esta história de um grupo de homens armados, liderados por Ryder (John Travolta), que fazem reféns os passageiros da linha 123 do metropolitano de Nova Iorque e exigem, pela sua libertação, um avultado resgate. A primeira pessoa a contactar os criminosos é Walter Garber (Denzel Washington), controlador da rede do metro, o qual terá de lidar com Ryder para levar a bom porto as negociações...

No seu estilo habitual, Tony Scott aposta na dinâmica das imagens como motor do desenvolvimento do filme, em que — e tal como a crítica abundantemente sublinhou — a adrenalina se sobrepõe à logica da narrativa. Aliás, Roger Ebert foi dos que melhor confirmou esta característica de ASSALTO AO METRO 123, ao afirmar que «There’s not much wrong with Tony Scott’s THE TAKING OF PELHAM 123, except that there’s not much really right about it.». Assim, estamos perante uma boa escolha para quem pretende desfrutar de um eficaz actioner.



(Em exibição na Sala 1 dos Cinemas Castello Lopes).

Sem comentários: