quarta-feira, fevereiro 24, 2010

FantasPorto 2010



Tem início oficial, na próxima Sexta-Feira, a 30ª edição do FantasPorto.

Apesar das dificuldades e contratempos com que a organização, de ano para ano, se vai deparando, regozija qualquer cinéfilo o facto de o programa da presente edição encerrar um conjunto de propostas muito interessantes.

Ficam aqui os destaques do Keyzer Soze's Place para a celebração de 30 anos do melhor cinema fantástico e de terror:

Sessão de Abertura

SOLOMON KANE, de Michael J. Basset


Primeiro volume de uma anunciada trilogia cinematográfica, narra a história de Solomon Kane, mercenário às ordens da rainha Isabel I, que após o encontro fortuito com um demónio tem de procurar redenção e salvar, assim, a sua alma do Inferno. Adaptação da personagem literária concebida, em 1928, por Robert E. Howard.

Em Competição - Secção Cinema Fantástico

DELIVER US FROM EVIL, de Ole Bornedal


Um homem retorna com a família à sua terra natal, onde uma série de eventos obrigam-no a enfrentar o ódio e xenofobia reinantes naquela pequena cidade. Destaque para o regresso ao Fantas de Ole Bornedal, realizador dinamarquês que causou sensação, em 1995, com NIGHTWATCH.

EMBARGO, de António Ferreira


Nuno é um homem que trabalha numa roulotte de bifanas e o inventor de uma máquina que promete revolucionar a indústria do calçado — um digitalizador de pés. No meio de um embargo petrolífero e deparando-se com uma estranha dificuldade, Nuno fica estranhamente enclausurado no seu próprio carro, perdendo a oportunidade única de finalmente produzir o seu invento...

JENNIFER’S BODY, de Karyn Kusama


Jennifer, a rapariga mais popular do liceu, transforma-se num monstro faminto e sanguinário após um (mau) encontro com uma banda de rock satânica. A sua melhor amiga, Needy, é a única a compreender a natureza sinistra da transformação de Jennifer e decide enfrentar o problema por sua conta e risco.

REC 2, de Jaume Balagueró e Paco Plaza


Retomando a acção de [REC] (2007), esta sequela centra-se na visita de um médico, acompanhado por um batalhão da polícia de choque munida de câmaras de filmar, ao prédio onde os estranhos acontecimentos do primeiro filme se desenrolaram.

T.M.A., de Juraj Herz


Marek abandona a agitação da cidade para se reencontrar com a vida calma fornecida pela aldeia onde nasceu. Contudo, esta nova existência é perturbada por terríveis eventos. O realizador Juraj Herz protagoniza outro nostálgico regresso ao Fantasporto, onde foi galardoado, em 1982, com uma Menção Honrosa pela sua visão do clássico conto A BELA E O MONSTRO.

THE DESCENT: PART 2, de John Harris


Aterrorizada e confusa, Sarah Carter emerge da caverna onde enfrentou horrores indescritíveis. Incapaz de explicar às autoridades, de forma plausível, o que lhe aconteceu, decide regressar, sozinha, à tenebrosa concavidade natural onde as suas cinco amigas desapareceram...

THE HUMAN CENTIPEDE (FIRST SEQUENCE), de Tom Six


Perdidas numa recôndita localidade da Alemanha, duas amigas americanas travam conhecimento com um cirurgião reformado e especialista na separação de gémeos siameses. Apesar deste nobre currículo, o médico germânico pretende usá-las como cobaias para a materialização da sua fantasia vitalícia: a união de pessoas pelos seus sistemas gástricos, concebendo assim uma "centopeia humana".

VALHALLA RISING, de Nicolas Winding Refn


Durante anos, One Eye, guerreiro detentor de força sobrenatural, esteve encarcerado por ordens do chefe viking Barde. Ajudado por um jovem escravo, One Eye mata o seu capturador e embarca numa viagem marítima (marcada por um nevoeiro interminável) que culmina na descoberta de um novo mundo, onde o guerreiro descobrirá a sua verdadeira personalidade.

Em Competição - Semana dos Realizadores

FIRST SQUAD, de Yoshiharu Ashino


Durante os primeiros dias da Segunda Guerra Mundial, um grupo de adolescentes soviéticos, dotados de poderes extraordinários, é reunido para combater o exército alemão. Nesse processo, enfrentam os planos de um oficial das SS que pretende ressuscitar e recrutar, em nome da causa nazi, uma ordem amaldiçoada de cruzados do Séc. XII.

FISH TANK, de Andrea Arnold


Galardoado em Cannes e recentemente aclamado como o Melhor Filme Britânico nos BAFTA, conta a história de Mia, uma adolescente de 15 anos cuja realidade muda completamente quando a mãe leva para casa o seu novo namorado. A personalidade deste novo elemento no lar obriga Mia aos maiores desafios da sua vida...

GUILT, de Vassilis Mazomenos


As tragédias da História cipriota são narradas através das memórias de um velho homem, ex-vendedor de armas que se encontra às portas da morte. Um pesadelo, suscitado por uma operação cirúrgica, desmascara a realidade da sua própria vida e revela o sentimento de culpa que nutre face ao seu país.

THE TIME THAT REMAINS, de Elia Suleiman


Uma análise, através de quatro episódios, da criação do estado de Israel desde 1948 até aos dias actuais, intercalada com as memórias pessoais do próprio Elia Suleiman.

WARD NO.6, de Karen Shakhnazarov


A história de um médico que se torna paciente no hospital psiquiátrico que dirige. Baseado num conto de Chekhov, transportado para a Rússia contemporânea, este filme é um cocktail de ansiedades e enigmas, demonstrando como é fácil alguém tornar-se naquilo que mais receia.

Em Competição - Orient Express

AIR DOLL (KUKI NINGYO), de Kore-eda Hirokazu


Hideo, um homem de meia-idade, partilha a solidão do seu apartamento com uma boneca insuflável que ele baptizou de Nozomi. Subitamente, a boneca adquire vida própria e um coração. Durante a ausência de Hideo, Nozomi explora o "nosso" mundo com o deslumbramento próprio de uma criança.

THIRST, de Chan-Wook Park


Uma experiência médica desastrosa transforma um padre num vampiro. Convicto em não sucumbir às exigências "nutricionais", começa a roubar sangue para transfusões e, apesar de inibido de sensações humanas, apaixona-se por Tae-ju, uma mulher infeliz com a sua própria vida.

Sessão de Encerramento

THE CRAZIES, de Breck Eisner


Uma pequena cidade do Iowa é assolada por uma estranha praga, que transforma os seus habitantes em loucos incontroláveis. Para conter a epidemia naquela região, o exército é chamado e com licença para matar qualquer indivíduo que ali resida. Um casal, uma enfermeira e o xerife local, imunes à praga, procuram uma saída (com vida) deste autêntico pesadelo.


N.B.: A lista detalhada dos filmes em exibição, nas várias rubricas, pode ser consultada aqui.

Sem comentários:

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.