quarta-feira, junho 16, 2010

Há 50 anos...

... as plateias aterrorizaram-se com PSICO:



Trabalho seminal de Alfred Hitchcock e uma das mais influentes obras de terror da história do Cinema, é um filme recheado de sequências marcantes e que não perdeu pujança com o passar das décadas — quem não conhece a famosa cena do duche pautada pela sua não menos famosa e aterradora banda sonora?

O seu impacto na memória popular colectiva granjeou-lhe inúmeras homenagens, imitações, paródias e até um remake que copiou, frame a frame, o filme original. Fomentou o aparecimento de um novo género cinematográfico, denominado de slasher movie, do qual as sagas HALLOWEEN e GRITOS são os seus principais representantes. E, sobretudo, exerceu um tremendo impacto em várias gerações de realizadores, os quais, ainda hoje, não têm pudor em ir beber influências ao filme de Hitchcock.

Pela sua importância histórica, admira que as suas "bodas de ouro" estejam a ser comemoradas de forma tão tímida: apenas se destaca a projecção de uma versão restaurada do filme no último Festival de Cannes e a concepção de alguns documentários televisivos sobre o seu legado cultural.

PSICO é um título quase obrigatório na prateleira dos DVD’s de qualquer coleccionador e o Keyzer Soze's Place faz o inevitável apelo para quem ainda não o conhece: descubram-no rapidamente!

Talvez este curioso trailer, interpretado pelo próprio Alfred Hitchcock, atice o desejo de (re)descobrir PSICO:



Sem comentários:

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.