sexta-feira, julho 02, 2010

Há 30 anos...

... estreava AIRPLANE! (distribuído comercialmente entre nós com o título O AEROPLANO). E o panorama do cinema de humor norte-americano nunca mais foi o mesmo.



AIRPLANE! foi o precursor do denominado spoof movie, género dedicado à paródia de tendências cinematográficas populares ou filmes respeitados pela crítica. No caso de AIRPLANE!, a "troça" recaiu principalmente nos filmes-desastre que estavam em voga nos finais dos anos 70. Partindo desta premissa, atingiu-se todo e qualquer alvo possível. Desde O TUBARÃO, passando por FEBRE DE SÁBADO À NOITE, até aos filmes de O PADRINHO, nada nem ninguém escapou.

Outro valor irresistível é o seu elenco, composto por actores que satirizaram as imagens sisudas que detinham junto do público. Destacam-se Peter Graves, conhecido pela sua participação na série televisiva MISSÃO IMPOSSÍVEL; Lloyd Bridges, que durante décadas protagonizou vários westerns; e, sobretudo, Leslie Nielsen, até então habituado a participar em filmes de ficção-científica ou de terror de baixo orçamento, que se tornou num dos principais rostos do spoof movie.

E é impossível não referir a interminável enxurrada de sequências bizarras de AIRPLANE! O piloto automático do avião não é mais do que um boneco insuflável; testemunhamos a aflição de um controlador de tráfego aéreo que escolheu mal o dia para deixar de fumar, de beber e de cheirar tubos de cola; ou a presença de um médico a bordo cujo único contributo válido é dizer, constantemente, «I just want to tell you both good luck. We're all counting on you». Mas estes são apenas alguns exemplos...

AIRPLANE! está disponível em DVD no mercado nacional, numa edição de coleccionador de dois discos, cujo único ponto fraco reside na inexistência de legendagem em português dos fabulosos extras. Contudo, se a língua inglesa não for obstáculo, não o deixem na prateleira da loja.



A frase:
Ted Striker: Surely you can't be serious.
Rumack: I am serious... and don't call me Shirley.

1 comentário:

Dora disse...

A partir dele vieram os Hot Shots e os Naked Guns.
Lembrio-me de ser miúda e ver este filme num dia de semana até tarde!

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.