quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Agenda Cinematográfica

:: 2º ANIVERSÁRIO DO 9500 CINECLUBE DE PONTA DELGADA ::



3 FILMES DE TERESA VILLAVERDE

. TRÊS IRMÃOS (1994)



"Maria é o centro da nossa história. Tem vinte anos, mas não consegue comportar-se como a maioria das pessoas da sua idade. Quase nunca diz o que pensa, nem pede o que quer. Quase nunca diz a verdade embora nunca minta. Mata e não diz que matou. Sofre e não diz que sofreu. Não quer estar sozinha, mas não pede companhia. Ama, mas não sabe quem ama. Nasceu em Lisboa e nunca foi nem irá a outra cidade. Maria quer estar sempre com os seus irmãos, mas não pode, porque o mundo não foi organizado assim. Maria quer aguentar tudo sozinha. Quer ser forte, tomar conta de todos. Guardar todos os segredos, os seus e os dos outros. Não é capaz, a dor é muito grande e ela não aguenta. Tem a polícia atrás dela, deixou de ter emprego. Tem de tomar conta do pai, alguém morreu e ela guardou segredo e tratou de tudo sozinha. No fim Maria toma uma decisão. É uma decisão brutal e definitiva.

Não é alegre esta história, mas às vezes a vida também é assim.
"

[24 de Fevereiro, 21h30]

. OS MUTANTES (1998)



"Um filme chocante sobre adolescentes problemáticos.

Andreia foge constantemente de centros de reinserção social e vagueia por Lisboa à procura do rapaz que a engravidou. Pedro e Ricardo, em situação semelhante, fazem tudo para sobreviver nas ruas, incluindo pequenos furtos e posar para câmaras de vídeo de holandeses pervertidos.
"

[25 de Fevereiro, 21h30]

. CISNE (2011)



"Vera é uma cantora que volta a Lisboa para encerrar uma série de concertos. Pablo é o seu acompanhante que ela escolhe através de um questionário e que a ajuda nas noites de insónia. Na casa de Vera, longe de tudo está Sam, o homem que ela ama. A casa é dela, ele aparece para ficar, pede-lhe que saia da sua própria casa onde diz precisar ficar sozinho perto das coisas dela, mas sem ela. Uma criança protegida de Pablo comete um acto irreversível e Vera envolve-se, tentando proteger a criança debaixo da sua asa.

Haverá salvação?
"

[26 de Fevereiro, 18h30]

[com a presença da realizadora.]

1 comentário:

O Narrador Subjectivo disse...

Ugh, o Transe é dos filmes mais pretensiosos que alguma vez vi...

http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.