domingo, fevereiro 26, 2012

Em contagem decrescente para os Óscares...



... e a poucas horas da cerimónia, chegam as habituais previsões do Keyzer Soze's Place no que toca aos vencedores da "noite mais longa do Cinema".

Analisados os nomeados, seguem-se, sem mais demoras, as minhas considerações (ou previsões, como preferirem) relativamente aos veredictos finais:

Melhor Filme:


Quem irá ganhar?: O ARTISTA, "rei e senhor" de quase todas as atribuições de prémios realizadas nos últimos meses.
Quem poderá surpreender?: OS DESCENDENTES e A INVENÇÃO DE HUGO, caso a Academia dê primazia a cineastas (Alexander Payne e Martin Scorsese, respectivamente) e produções de cariz norte-americano.
Quem deveria ganhar?: o impressionante tributo à magia do Cinema de A INVENÇÃO DE HUGO ou a ambição visual de Terrence Malick por A ÁRVORE DA VIDA.

Melhor Realizador:


Quem irá ganhar?: Michel Hazanavicius, em consonância com a previsível noite triunfante de O ARTISTA.
Quem poderá surpreender?: Martin Scorsese, por A INVENÇÃO DE HUGO. O Globo de Ouro, nesta categoria, já lhe pertence.
Quem deveria ganhar?: Martin Scorsese, por a A INVENÇÃO DE HUGO, seria uma das estatuetas mais justas da cerimónia.

Melhor Actor Principal:


Quem irá ganhar?: Jean Dujardin, por o O ARTISTA, é a aposta mais segura.
Quem poderá surpreender?: George Clooney, por OS DESCENDENTES, poderá converter o seu carisma e simpatia em votos da Academia,
Quem deveria ganhar?: Gary Oldman, não só pelo impressionante exercício de contenção demonstrado em A TOUPEIRA, como também seria o devido tributo a um percurso cinematográfico incomparável.

Melhor Actriz Principal:


Quem irá ganhar?: Tudo indica que seremos testemunhas do terceiro Óscar da carreira de Meryl Streep, por A DAMA DE FERRO.
Quem poderá surpreender?: Michelle Williams, por A MINHA SEMANA COM MARILYN, caso a Academia decida premiar alguém pela primeira vez — já para não falar de ter, no "bolso", o Globo de Ouro, um Spirit Award e uns quantos prémios importantes de crítica...
Quem deveria ganhar?: A digna e honesta empregada de Viola Davis constituiu uma das melhores interpretações femininas de 2011. Se o apelo popular e comercial de AS SERVIÇAIS pesar, Davis pode muito bem tornar-se na segunda actriz negra a arrecadar a estatueta de Melhor Actriz.

Melhor Actor Secundário:


Quem irá ganhar?: Christopher Plummer, pelo seu sentido e inesquecível desempenho em ASSIM É O AMOR.
Quem poderá surpreender?: Max von Sydow, por EXTREMAMENTE ALTO, INCRIVELMENTE PERTO. A sua nomeação representou meia surpresa, e uma homenagem de carreira de "última hora" não é acontecimento inusitado em cerimónias de Óscares.
Quem deveria ganhar?: Sem dúvidas, Christopher Plummer, por ASSIM É O AMOR.

Melhor Actriz Secundária:


Quem irá ganhar?: A "irascível" Octavia Spencer, em AS SERVIÇAIS, assume a pole position.
Quem poderá surpreender?: Bérénice Bejo, caso a noite seja inteiramente dominada por O ARTISTA.
Quem deveria ganhar?: A vitória de Jessica Chastain, por AS SERVIÇAIS, seria um justo prémio pelo retumbante ano da actriz ruiva mais solicitada do momento.

Nota final: este ano, anúncio dos vencedores e respectivas observações podem ser acompanhadas via Twitter. Uma boa noite dos Oscars para todos(as)!

3 comentários:

Inês Moreira Santos disse...

Concordo com a maior parte das tuas apostas. Quanto ao realizador, estou a torcer MUITO pelo Scorsese e espero realmente que a Academia lhe dê a ele o prémio. O Hazanavicius já vai levar muita coisa para casa. :/

Cumprimentos cinéfilos,

Inês

César Paulo Salema disse...

meryl, sempre meryl...

Sam disse...

Inês, infelizmente o Hazanavicius levou mais do que desejaríamos... :)

César Paulo, e foi Meryl uma vez mais. :)

Obrigado pelos comentários.

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.