A partir de amanhã e até 27 de Maio, Cannes celebra a Sétima Arte pela 65ª vez. O juri, presidido pelo realizador italiano Nanni Moretti (premiado com a Palma de Ouro, em 2001, por O QUARTO DO FILHO), avaliará vinte e dois filmes oficialmente seleccionados.
Como já é tradição, o Keyzer Soze's Place acompanhará o Festival com o relato dos melhores momentos de cada dia. Por agora, segue o destaque dos principais títulos, nas diferentes secções, a serem exibidos na Croisette:
. MOONRISE KINGDOM, de Wes Anderson
Numa ilha ao largo da costa da Nova-Inglaterra, em meados do Verão de 1965, duas crianças de doze anos apaixonam-se, fazem um pacto secreto e fogem juntas. Enquanto toda a cidade se mobiliza para as encontrar, uma violenta tempestade aproxima-se da costa e vai transtornar ainda mais a vida da comunidade.
. DE ROUILLE ET D'OS, de Jacques Audiard
Após uma luta numa discoteca, o destino de Ali (Matthias Schoenaerts) cruza-se com o de Stéphanie (Marion Cotillard), treinadora de orcas num Marineland. Será necessário que o espectáculo se transforme num drama para que um telefonema nocturno os volte a reunir. Quando Ali a encontra, Stéphanie está numa cadeira de rodas: perdeu as pernas e muitas ilusões. Ele vai simplesmente ajudá-la, sem compaixão, sem piedade.
. HOLY MOTORS, de Leos Carax
Da madrugada até à noite, algumas horas na existência do senhor Oscar (Denis Lavant), um ser que viaja de vida em vida. É alternadamente industrial, assassino, pedinte, criatura monstruosa, pai de família... O senhor Oscar parece desempenhar papéis, interiorizando cada um de forma completa, mas onde estão as câmaras?
. COSMOPOLIS, de David Cronenberg
Numa Nova-Iorque em ebulição, Eric Packer (Robert Pattinson), golden boy da alta finança, entra apressado na sua limousine branca. Enquanto a visita do Presidente dos Estados Unidos paralisa Manhattan, Eric Packer só tem uma ideia: cortar o cabelo no outro lado da cidade. À medida que vai decorrendo o dia, o caos instala-se, e ele assiste, impotente, à queda do seu império.
. KILLING THEM SOFTLY, de Andrew Dominik
Quando um jogo de poker ilegal é desmantelado, a ameaça paira sobre a cabeça dos piores exemplos humanos que uma sociedade pode gerar. Os grandes da Mafia recorrem a Jackie Cogan (Brad Pitt) para encontrar os culpados. Mas entre comanditários indecisos, burlões e assassinos cansados, Cogan vai ter problemas em manter o controlo de uma situação que rapidamente degenera...
. AMOUR, de Michael Haneke
Georges (Jean-Louis Trintignat) e Anne (Emmanuelle Riva) são octogenários, pessoas cultas, professores de música reformados. A filha (Isabelle Huppert), igualmente música, vive no estrangeiro com a família. Um dia, Anne é vítima de um acidente. O amor que une este casal vai ser posto à prova.
. DA-REUN NA-RA-E-SUH, de Sang-soo Hong
Num país que não é o seu, uma mulher (Isabelle Huppert) que não é ao mesmo tempo verdadeiramente a mesma nem verdadeiramente a outra, encontrou, encontra e encontrará no mesmo local as mesmas pessoas que a farão viver a cada uma das vezes uma experiência inédita.
. LIKE SOMEONE IN LOVE, de Abbas Kiarostami
Um velho e uma jovem encontram-se em Tóquio. Ela não sabe nada dele, ele pensa conhecê-la. Ele abre-lhe a casa, ela propõe-lhe o seu corpo. Mas nada o que se tece entre eles no espaço de vinte e quatro horas tem a ver com as circunstâncias deste encontro.
. THE ANGELS' SHARE, de Ken Loach
Em Glasgow, Robbie (Paul Bannigan), um jovem pai de família, é constantemente apanhado pelo seu passado de delinquente. Cruza o caminho de Rhino, de Albert e da jovem Mo quando, como eles, escapa por pouco à prisão, sendo no entanto punido com uma pena de trabalhos de interesses gerais. Harry (John Henshaw), o educador que lhes foi atribuído, torna-se então o seu novo mentor iniciando-os secretamente... na arte do whisky!
. V TUMANE, de Sergei Loznitsa
"Os olhos e os ouvidos são fracas testemunhas para aquele cuja alma é bárbara". Heraclito, uma floresta. Dois resistentes. Um homem a abater, erroneamente acusado de colaboração. Como fazer uma escolha moral em circunstâncias em que a moral já não existe? Durante a Segunda Guerra Mundial, ninguém é inocente.
. BEYOND THE HILLS, de Cristian Mungiu
Alina (Cristina Flutur) regressa da Alemanha para levar Voichita (Cosmina Stratan), a única pessoa que alguma vez amou e que alguma vez a amou. Mas Voichita encontrou Deus e no amor é muito difícil ter Deus como rival.
. MUD, de Jeff Nichols
Ellis e Neckbone, 14 anos, descobrem numa das suas escapadelas diárias um homem refugiado numa ilha no meio do Mississipi. É Mud (Matthew McConaughey): um dente a menos, uma serpente tatuada no braço, uma arma e uma camisa da sorte. Mud é também um homem que acredita no amor, uma crença a que Ellis precisa desesperadamente de se agarrar para tentar esquecer as tensões diárias entre os pais
. VOUS N'AVEZ ENCORE RIEN VU, de Alain Resnais
Antoine d'Anthac, célebre autor dramático, convoca, além-túmulo, todos os amigos que interpretaram a sua peça de teatro "Eurydice". Estes actores têm por missão ver uma gravação desta obra por parte de uma companhia jovem, a Compagnie de la Colombe. Será que o amor, a vida, a morte, o amor depois da morte ainda têm lugar num palco de teatro?
. POST TENEBRAS LUX, de Carlos Reygadas
Juan e a sua família vivem na zona rural do México, onde desfrutam e sofrem num mundo à parte. E ninguém é capaz de dizer se estes mundos são complementares ou empenhados numa luta pela eliminação mútua.
. ON THE ROAD, de Walter Salles
No dia a seguir a morte do pai, Sal Paradise (Sam Riley), jovem escritor nova-iorquino, encontra Dean Moriarty (Garrett Hedlund), jovem presidiário com um charme devastador e casado com a sedutora Marylou (Kristen Stewart). Com sede de liberdade, os três jovens vão ao encontro do mundo, dos outros e deles próprios.
. JAGTEN, de Thomas Vinterberg
Após um divórcio difícil, Lucas (Mads Mikkelsen), de quarenta anos, tem uma nova namorada, um novo trabalho e aplica-se em reconstruir a sua relação com Marcus, o filho adolescente. Mas há algo que não corre bem. Quase nada. Uma observação passageira. Uma mentira fortuita. E quando a neve começa a cair e as luzes de Natal se iluminam, a mentira espalha-se como um vírus invisível.
. ANTIVIRAL, de Brandon Cronenberg
Syd March (Caleb Landry Jones) é um funcionário de uma clínica que se especializa na venda e injecção de vírus cultivados sobre a pele de celebridades a fãs obcecados. Uma comunhão biológica, por um determinado preço. Syd vende também ilegalmente amostras destes vírus a grupos de criminosos, roubando-os à clínica para a qual trabalha depois de os ter introduzido no seu próprio corpo. Quando fica infectado pelo vírus que provocou a morte da super celebridade Hannah Geist (Sarah Gadon), Syd torna-se num alvo para coleccionadores e fãs em delírio.
. 7 DIAS EN LA HABANA, de Benicio Del Toro, Pablo Trapero, Julio Medem, Elia Suleiman, Juan Carlos Tabio, Gaspar Noé e Laurent Cantet
Este filme nasceu de uma curiosidade por uma cidade a um dado momento da sua história: sem dúvida, Havana deixará de ser a mesma dentro de alguns anos. Está a operar-se uma transição. As linhas deslocam-se, a cultura ampara-se do quotidiano, organizam-se novas formas de viver, de pensar e de criar.
. LAURENCE ANYWAYS, de Xavier Dolan
Nos anos 90, um homem tenta salvar a relação com a sua noiva depois de lhe confessar as aspirações que tem em tornar-se mulher.
. ELEFANTE BLANCO, de Pablo Trapero
Na 'Villa Virgin', uma favela de Buenos Aires, Julian (Ricardo Darin) e Nicholas (Jérémie Renier), dois padres e amigos de longa data, trabalham incansavelmente para ajudar a população local.
. 11.25 THE DAY HE CHOSE HIS OWN FATE, de Koji Wakamatsu
Em 25 de Novembro de 1970, um homem suicidou-se no quartel-general do comando do exército japonês em Tóquio. Deixou para trás uma longa lista de obras-primas literárias e uma controvérsia que nunca se apagou. Este homem chamava-se Yukio Mishima, um dos romancistas mais célebres e respeitados do Japão.
. IO E TE, de Bernardo Bertolucci
Lorenzo (Jacopo Olmo Antinori) é um jovem solitário de 14 anos, diferente dos outros. Vai enganar os pais e faltar a uma viagem escolar de esqui para realizar o sonho de se esconder numa cave abandonada do prédio onde mora. Durante uma semana, poderá finalmente evitar todos os conflitos e as pressões e comportar-se como um adolescente "normal". Mas a chegada inesperada da meia-irmã Olivia (Tea Falco) vai mudar tudo.
. HEMINGWAY & GELLHORN, de Philip Kaufman
Foi em Key West, em finais de 1936, que Martha Gellhorn (Nicole Kidman) e Ernest Hemingway (Clive Owen) se conheceram. Embora ele já fosse o escritor reconhecido que escrevia sobre a sua época, ela era uma pioneira, correspondente de guerra e trabalhadora obstinada. Mas o casamento do mestre da literatura e da jornalista empenhada é tão tumultuoso como os conflitos do mundo de que são testemunhas. A única guerra a que não conseguirão sobreviver é a que irá rebentar brevemente entre eles.
. DARIO ARGENTO'S DRACULA, de Dario Argento
Transilvânia, 1893. Jonathan Harker (Unax Ugalde), jovem bibliotecário, chega à aldeia de Passo Borgo para trabalhar para o Conde Drácula (Thomas Kretschmann), um nobre daquele local. Confrontado com a personalidade misteriosa do seu hóspede, Jonathan não tarda em descobrir a verdadeira natureza do Conde e o perigo que este representa, nomeadamente para a sua mulher, Mina (Marta Gastini).
. AI TO MAKOTO, de Takashi Miike
Makoto é um jovem delinquente. Ai é uma estudante de liceu de boas famílias, a melhor aluna da sua turma. Os seus caminhos cruzam-se durante um encontro inesperado em que a jovem reconhece, pela cicatriz que lhe deixou acidentalmente na testa, o rapaz que conheceu numa estação de esqui quando ainda era criança.
. DER MÜLL IM GARTEN EDEN, de Fatih Akin
Em 2006, Fatih Akin filma a cena final do seu filme DO OUTRO LADO em Camburnu, aldeia natal dos seus avós no nordeste da Turquia. Ouvem falar de uma catástrofe ecológica que ameaça a aldeia: um projecto de aterro construído com um total desprezo pelo ambiente e contra o qual se erguem o presidente da câmara e os habitantes. Rodado ao longo de cinco anos, o filme é ao mesmo tempo um retrato notável da população turca rural e uma defesa emocionante pela coragem civil.
. A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM, de Nélson Pereira dos Santos
As canções de António Carlos Jobim são aqui interpretadas por inúmeros artistas, num filme onde não há comentários, a música fala de si mesma. Imagens, postais, documentos oficiais, cartazes, capas de álbuns e partituras completam os extractos de concertos.
. MEKONG HOTEL, de Apichatpong Weerasethakul
Um documentário e o retrato de um hotel situado junto ao rio Mekong no Nordeste da Tailândia.
. OS VIVOS TAMBÉM CHORAM, de Basil da Cunha
Zé, um estivador de Lisboa, alimenta o sonho de abandonar a esposa e o bairro de lata onde vive. Ao longo dos anos, tem poupado dinheiro com o objectivo de mudar-se para a Suécia. Mas, uma noite, chega a casa e descobre que a esposa não só encontrou aquelas poupanças como as gastou numa nova máquina de lavar roupa.
--//--
O programa completo do Festival, nas suas várias secções, pode ser consultado aqui.
[Fontes: sinopses traduzidas a partir da informação disponível no site oficial do Festival; imagens retiradas de MoviePlayer.]
2 comentários:
Bela selecção esta que aqui nos deixaste, Sam. Daqui tenho curiosidade acerca de uma grande maioria. Já íamos a Cannes... ;)
Cumprimentos cinéfilos :*
Inês, estou curioso em relação a todos! :P
Sim, já íamos... :*
Cumps cinéfilos.
Enviar um comentário