Sem hesitação nem pretensiosismo, afirmo que a comunidade blogger cinéfila é uma das mais dinâmicas em Portugal. Segue um exemplo.
A convite do Nuno Reis, pelo Antestreia, e a propósito do recente anúncio governamental de se implementar um Plano Nacional de Cinema nas escolas portuguesas, fui desafiado a apresentar uma lista daqueles filmes que todos deviam ver ao longo do seu percurso educacional. As regras eram simples: considerar a idade das crianças e, de preferência, que pudessem ser enquadradas no currículo disciplinar. Como resposta, sugeri estas propostas:
--//--
Para quem não está habituado a encarar um filme de acordo com as suas qualidades pedagógicas, elaborar um conjunto de obras, com o intuito de serem exibidas em contexto escolar, não se afigurou tarefa fácil.
Contudo, abracei o desafio tendo em conta, para além da sua óbvia classificação etária, cinco critérios para a escolha dos títulos a figurarem no anunciado Plano Nacional de Cinema, como também para a definição do enquandramento, aos estudantes, da iniciativa:
. filmes com duração até 90 minutos, para a sua visualização, na íntegra, em apenas um bloco horário;
. relevância histórica e/ou estética;
. intemporalidade em termos de linguagem cinematográfica e/ou temáticas abordadas;
. potenciadores de cativação para a forma artística;
. e, sobretudo, esclarecedores do poder do Cinema enquanto veículo e forma artística privilegiada de aprendizagem, consciencialização e inspiração.
Por ordem cronológica:
MENORES de 10 anos
Primórdios técnicos, emocionais e narrativos do Cinema, das formas elementares até às mais originais; protagonistas de imediata e espontânea empatia; exposição singular, mas formalmente adequada a esta faixa etária, da realidade.
. VIAGEM À LUA (Le voyage dans la lune, 1902, Georges Méliès)
. ONE WEEK (One Week, 1920, Edward F. Cline e Buster Keaton)
. O GAROTO DE CHARLOT (The Kid, 1921, Charles Chaplin)
. O HOMEM DA CÂMARA DE FILMAR (Man with a Movie Camera, 1929, Dziga Vertov)
. SILLY SYMPHONIES: FLOWERS AND TREES (Silly Symphonies: Flowers and Trees, 1932, Burt Gillett)
. ANIKI-BÓBÓ (Aniki-Bóbó, 1942, Manoel de Oliveira)
. BAMBI (Bambi, 1942, David Hand)
. O BALÃO VERMELHO (Le ballon rouge, 1956, Albert Lamorisse)
. CHRONOS (Chronos, 1985, Ron Fricke)
. MICROCOSMOS: O POVO DA ERVA (Microcosmos, 1996, Claude Nuridsany e Marie Pérennou)
MENORES de 15 anos
Percepção de temáticas e simbolismo em Cinema, através da compreensão de regras estéticas e, quando aplicável, da sua própria subversão; a abordagem cinematográfica a eventos históricos como forma de observar o presente.
. O GABINETE DO DR. CALIGARI (Das Cabinet des Dr. Caligari, 1920, Robert Wiene)
. NANUK, O ESQUIMÓ (Nanook of the North, 1922, Robert J. Flaherty)
. O COURAÇADO POTEMKINE (Bronenosets Potyomkin, 1925, Serguei Eisenstein)
. PAMPLINAS MAQUINISTA (The General, 1926, Clyde Bruckman)
. A PAIXÃO DE JOANA D'ARC (La passion de Jeanne d’Arc, 1928, Carl Theodor Dreyer)
. TEMPOS MODERNOS (Modern Times, 1936, Charles Chaplin)
. O CARTEIRISTA (Pickpocket, 1959, Robert Bresson)
. AS ARMAS E O POVO (As Armas e o Povo, 1975, Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica)
. COMBOIO DE SOMBRAS (Tren de Sombras, 1997, José Luis Guerin)
. O GIGANTE DE FERRO (The Iron Giant, 1999, Brad Bird)
MENORES de 18 anos
Exposição de conflitos morais, sociais, filosóficos e/ou humanos para a compreensão das sociedades contemporâneas, com o propósito de incutir e debater valores éticos (o bem e o mal, liberdade e tolerância, paz e guerra); observação de opções estéticas singulares, desde a origem da Sétima Arte até ao Cinema mais recente.
. FINIS TERRAE (Finis Terræ, 1929, Jean Epstein)
. L'ÂGE D'OR (L’âge d’or, 1930, Luis Buñuel)
. RASHOMON — ÀS PORTAS DO INFERNO (Rashômon, 1950, Akira Kurosawa)
. NUIT ET BROUILLARD (Nuit et Brouillard, 1955, Alain Resnais)
. HORIZONTES DE GLÓRIA (Paths of Glory, 1957, Stanley Kubrick)
. MORANGOS SILVESTRES (Smultronstället, 1957, Ingmar Bergman)
. O ACOSSADO (À bout de souffle, 1960, Jean-Luc Godard)
. UMA ABELHA NA CHUVA (Uma Abelha na Chuva, 1971, Fernando Lopes)
. OS TEMPOS DE HARVEY MILK (The Times of Harvey Milk, 1984, Rob Epstein)
. BLACKBOARDS (Takhté siah, 2000, Samira Makhmalbaf)
--//--
Obrigado, Nuno, pelo convite!
terça-feira, junho 12, 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.
4 comentários:
Obrigado eu pelas respostas. Belíssima lista!
Como já tive oportunidade de to dizer, esta será provavelmente uma das melhores listas presentes nesta iniciativa. Parabéns.
Cumprimentos cinéfilos :*
Nuno, obrigado pelo convite.
E aproveito para reiterar o meu desejo de que a iniciativa tivesse recebido maior participação.
Abraço.
Inês, obrigado pelas palavras :*
Eu não me importaria de ver estes títulos numa sala de aula :P
Enviar um comentário