sexta-feira, março 22, 2013

O Cinema dos Anos 2000: Os Tenenbaums — Uma Comédia Genial, de Wes Anderson




O universo (leia-se "estilo") muito particular de Wes Anderson encontra em OS TENENBAUMS — UMA COMÉDIA GENIAL a sua manifestação completa e inconfundível (assim como o reconhecimento internacional em 2001 do mesmo). Por entre a sua narrativa cómico-dramática, salienta-se o "mundo paralelo" criado pelo cineasta, sem âncoras geográficas e temporais definidas: da cidade não se mostram ícones ou características distintivas, o guarda-roupa é tudo menos moderno, os carros são clássicos e os aparelhos de TV accionados manualmente.

Recheada das influências cinematográficas, literárias e musicais que avivam a carreira de Anderson, esta é a história da família Tenenbaum, constituída por Royal (Gene Hackman), Etheline (Anjelica Huston) e pelos três filhos — Chas (Ben Stiller), Margot (Gwyneth Paltrow) e Richie (Luke Wilson). Duas décadas antes, os filhos revelaram-se crianças sobredotadas mas, com o passar dos anos, o casal separa-se e os filhos transformam-se em pessoas vulgares e depressivas. O reencontro da família irá reavivar velhas feridas e suscitar novos conflitos.

Numa permanente actualização de mecanismos visuais e narrativos reconhecíveis (destacam-se Mike Nichols, Stanley Kubrick ou François Truffaut) para as plateias modernas que, todavia, nunca se apresenta anacrónica, OS TENENBAUMS está longe de ser uma comédia convencional, apostando na ironia das situações e numa construção quase caricatural — dos maneirismos ao guarda-roupa, a sua própria disposição física define-se como uma marca autoral do realizador — das personagens.

No seio da frequente auto-referenciação cinematográfica que caracteriza a Sétima Arte dos anos 2000, Wes Anderson é um dos principais cineastas a revelar não apenas proficuidade, como também originalidade, nesse processo. OS TENENBAUMS é, portanto, território artístico natural, renovado, exótico e absolutamente moderno, um convite à experimentação e memória cinéfila. E durante os cento e dez minutos de duração deste filme, assistimos ao nascimento de um realizador como só a natureza criativa da última década poderia revelar.

por Samuel Andrade.

Elenco
. Gene Hackman (Royal Tenenbaum), Anjelica Huston (Etheline Tenenbaum), Ben Stiller (Chas Tenenbaum), Gwyneth Paltrow (Margot Tenenbaum), Luke Wilson (Richie Tenenbaum), Owen Wilson (Eli Cash), Bill Murray (Raleigh St. Clair), Danny Glover (Henry Sherman), Alec Baldwin (Narrador)


Palmarés
. Globos de Ouro: Melhor Actor — Comédia ou Musical (Gene Hackman)


Sobre Wes Anderson

Inspirado pela Nouvelle Vague e no cinema norte-americano dos anos 70, num registo onde o regozijo juvenil dos diálogos, a atmosfera nostálgica e o rigor formal sobressaem, é um dos autores mais peculiares da actualidade. Desde a comédia pueril à animação, UM PEIXE FORA DE ÁGUA (2004), O FANTÁSTICO SENHOR RAPOSO (2009) e MOONRISE KINGDOM (2012) são exemplos da sua versatilidade.



Sem comentários: