sexta-feira, março 01, 2013

O Cinema dos Anos 2000: Uma Introdução



A "morte do Cinema tal como o conhecemos" transformou-se, ao longo das últimas duas décadas, na frase determinante em torno de uma franja considerável da análise cultural e económica da Sétima Arte. Desde os debates promovidos por Susan Sontag sobre o assunto, passando pela crescente diminuição de espectadores nas salas de cinema até à afirmação da produção Hollywoodesca como responsável (ou não) pela deterioração da qualidade cinematográfica contemporânea, os argumentos prendem-se, maioritariamente, em dois aspectos: narrativa e progresso tecnológico.

No que diz respeito à narrativa, e numa recapitulação breve e cautelosa, é possível afirmar que nunca deixou de existir criatividade e profundidade, dentro e fora de Hollywood, nos guiões das obras geradas no período compreendido entre 2001 e 2010. A busca por novas fronteiras de storytelling, assim como da sua subversão ou de uma postura arraigada aos mecanismos clássicos do "contar uma história", estiveram constantemente presentes no grande ecrã — um sinal da existência contínua de inquietação criadora mainstream e autoral.

Tecnologicamente, a última década assinalou não só o estabelecimento da imagética concebida por computador (normalmente apelidada de CGI), como também o progressivo abandono da película — o formato no qual o Cinema foi produzido e distribuído durante o seu primeiro século de vida — por meios digitais de filmagem e projecção. E tornou-se demasiado evidente que é, de facto, este duplo "dilema digital"* que se assume como um dos pontos fulcrais de qualquer retrospectiva dedicada aos filmes dos anos 2000.

Ponto assente, a tecnologia digital alterou radicalmente os métodos de produção de Cinema, deixando de ficar cingida à sua mera utilização de efeitos especiais, concebendo novas abordagens estéticas (incluindo as assumidas por parte dos "irredutíveis" da película) e, de Godard a David Fincher, nenhum cineasta lhe foi indiferente. Além disso, o reflexo deste paradigma nas estruturas narrativas e temáticas, durante a década passada, também não se deixou de sentir, pois assistiu-se, e como em nenhum outro momento da História da Humanidade enquanto detentora da capacidade de registar imagens em movimento, ao alargamento destes novos recursos técnicos a praticamente todos os géneros cinematográficos.

Esta e outras influências estarão inevitavelmente perspassadas na presente iniciativa, O Cinema dos Anos 2000. Almejando caracterizar dez anos de variedade temática e geográfica da Sétima Arte, em todas as suas vertentes — do drama à comédia, do terror ao romance, do documentário à animação — e numa dinâmica de "um realizador, um filme" (existem inevitáveis excepções, como são os casos de Spielberg, Godard ou Gus Van Sant), resumir-se-à a década em cerca de 245 filmes.

Nos próximos meses, serão publicadas, neste espaço, as opiniões redigidas por vários bloggers convidados sobre os títulos seleccionados para caracterizar o Cinema da última década, permitindo "recriar", igualmente, a revolução que a figura do blog de cinema representou para a percepção da produção fílmica que nos chegou entre 2001 e 2010.

Esta iniciativa só ficará completa e incisiva com os vossos comentários e reacções. Contamos convosco!

* "O Dilema Digital" é, igualmente, o título de um relatório elaborado pela Cinemateca Brasileira sobre os desafios da preservação do Cinema em suportes digitais, cuja leitura recomenda-se.

9 comentários:

Inês Moreira Santos disse...

Começou a grande iniciativa do ano! E começou muito bem com o teu excelente texto.
Estou muito curiosa com o desenrolar deste 'O Cinema dos Anos 2000'.
Desde já, muitos parabéns pela iniciativa, Sam!

Cumprimentos cinéfilos :*

Sam disse...

Obrigado, Inês, pelas tuas palavras de acolhimento à O Cinema dos Anos 2000! :)

Conto contigo :)

Cumps cinéfilos :*

O Narrador Subjectivo disse...

Uma introdução fantástica, espero que o feedback seja bom, é uma iniciativa abrangente, que foi bem preparada e estou curioso para ler os outros textos :)

Jorge Teixeira disse...

Grande introdução. Também estou ansioso pelo desenrolar da iniciativa. Conta comigo.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

norton disse...

Bastante ambicioso! O número de 245 é porque já escolheste os filmes? Dá-te uma média de quase 21 textos por mês... Espero q corra bem, estou bastante curioso

Sam disse...

Narrador e Jorge, as vossas colaborações são preciosas!

Obrigado pelas palavras :)

Cumps cinéfilos.

Sam disse...

Norton, obrigado pelo comentário.

Sim, os filmes estão escolhidos e os respectivos textos serão publicados ao longo dos próximos meses, numa base regular.

Mais do que o ritmo de publicação, o grande desafio será manter a qualidade da iniciativa ao longo desse tempo — o grupo de convidados é uma garantia disso, assim como os títulos seleccionados para esta análise cinematográfica da década de 2000.

Contamos com a tua opinião! :)

Cumps cinéfilos.

Loot disse...

Excelente e desafiante iniciativa, estou curioso em ver falar sobre tantos filmes, que acredito serem todos merecedores da nossa atenção.

abraço

Anónimo disse...

Excelente iniciativa, estarei atento.

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.