domingo, maio 20, 2007

Bibliografia



THE DAME IN THE KIMONO: HOLLYWOOD, CENSORSHIP AND THE PRODUCTION CODE é o livro que me tem feito companhia nos últimos tempos, e rapidamente cheguei à conclusão que se trata de um título de referência indispensável para qualquer cinéfilo ávido de conhecer a História da 7ª Arte.

Em THE DAME IN THE KIMONO, os autores (Leonard J. Leff e Jerold L. Simmons) descrevem os inícios do Código de Bons Costumes e Moral, que ditaram os filmes produzidos, nos EUA, até aos finais da década de 60. Para além da cronologia da censória instituição — que ficou conhecida por Hays Office —, o livro desdobra-se na análise dos filmes seminais para a evolução, e eventual extinção, dessa fiscalização de conteúdos cinematográficos, representando não só um retrato social e psicológico das décadas referenciadas, como também possibilita uma retrospectiva da própria iconografia do Cinema.

Querem descobrir, desesperadamente, os segredos que permitiram a exibição de obras como THE OUTLAW, QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF? ou LOLITA, apesar de um controlo tão restrito e implacável? Procurem este livro e verão que se tratou de um excelente investimento.

1 comentário:

Anónimo disse...

Valeu a dica. Esse é tipo de livro que vale a pena fuçar nas prateleiras das livrarias. Ainda mais por se tratar de filmes que trabalharam com a sexualidade de uma forma aberta (coisa que muitos centros cinematográficos normalmente torcem o nariz).

(http://claque-te.blogspot.com): Água Negra, de Walter Salles.

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.