sexta-feira, outubro 17, 2008

10 Vilões Memoráveis

Em resposta ao desafio lançado pelo meu primo Miguel, do LA DOLCE VITA, aqui publico a minha lista de 10 vilões memoráveis, tendo em conta duas regras incontornáveis: deve conter cinco homens e cinco mulheres e as personagens não podem ser oriundas de filmes de animação ou ficção-científica.

Perante normas tão "rígidas", aqui fica o meu esforço em corresponder dignamente a este fabuloso repto:


  • Keyser Soze, em OS SUSPEITOS DO COSTUME



  • Num blog com este nome, Keyzer Soze tinha de marcar presença. A sua figura misteriosa, capaz de provocar o maior dos medos sem que ninguém saiba a sua verdadeira identidade, aliada à capacidade de aniquilar todo e qualquer adversário sem deixar rasto, tornam-no num dos vilões mais memoráveis da 7ª Arte.

  • Bridget Gregory, em A ÚLTIMA SEDUÇÃO



  • Sexy, manipuladora, sociopata: Linda Fiorentino compôs a derradeira femme-fatale no melhor film noir da década de 90, uma mulher sem rodeios em tornar o mais viril dos homens em meros objectos sexuais - e nos tempos livres, ainda consegue levar o mafioso companheiro à bancarrota...

  • Richie Cusack, em UMA HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA



  • Richie exala calculismo e maldade por todos os poros, até mesmo quando está a proferir as suas últimas palavras. Encarnado por William Hurt, detém o duplo mérito de ter sido nomeado para o Óscar pelo papel de um indivíduo absolutamente execrável e aparecer numa (e apenas uma!) cena.

  • Madame Isabelle de Merteuil, em LIGAÇÕES PERIGOSAS



  • Uma espécie de O PADRINHO do Séc. XVIII, Glenn Close deu vida a uma mulher que apenas sacia os seus desejos de vingança, manipulação e vitória azeda com a total ruína de outrem - seja amante ou adversário - tendo como aliado indispensável os prazeres do sexo enquanto trunfo para singrar na sociedade pré-Revolução Francesa.

  • Capitão Vidal, em O LABIRINTO DO FAUNO



  • Um homem violento e cruel, cego nas suas convicções políticas e sem olhar à dignidade humana de quem se depara à sua frente, Sergi López compõe a face mais mundana num filme em que abunda a fantasia desmedida de Guillermo del Toro. Tremenda e arrepiante a cena em que o Capitão Vidal desfigura um inocente caçador de coelhos.

  • Gogo Yubari, em KILL BILL



  • Gogo não só é uma estudante de 17 anos psicologicamente perturbada, como também ganhou o estatuto de principal guarda-costas da gangster O-Ren Ishii e constituiu a maior ameaça à concretização da vingança da Noiva. Principal talento: o manuseamento de um martelo-meteoro com espigões incorporados...

  • Amon Göth, em A LISTA DE SCHINDLER



  • O auge da personificação da loucura do Holocausto, pelo Partido Nazi, encontrou "paragem" no rosto, corpo e palavras de Ralph Fiennes. Para além do horror dos actos que Spielberg lhe pediu para executar, este vilão desfruta do plus de ser baseado numa personalidade real.

  • Asami, em AUDITION



  • A sua face angelical esconde um passado incerto, o seu currículo profissional indicia uma jovem mulher em busca de uma carreira de sucesso, o seu apartamento parece ser o espelho de uma alma simples. Pouco a pouco, vamos descobrindo as escabrosas acções de Asami, num dos clímaxes mais repulsivos alguma vez vistos em Cinema.

  • Joker, em THE DARK KNIGHT



  • O Joker sempre foi, desde a sua origem na banda desenhada de Bob Kane, o mais temível adversário de Batman. Jack Nicholson, em 1989, tornou-o numa sarcástica caricatura. Mas destaco a versão de Heath Ledger, que conseguiu transformar esta personagem num ser humano demente com apenas uma motivação: o caos.

  • Margaret White, em CARRIE

  • .

    Se existisse um dicionário que unisse Vocabulário e Cinema, o termo "Megera" estaria acompanhado por uma fotografia de Margaret White - em todos os seus sentidos. Piper Laurie é assombrosa na sua encarnação de uma mulher frustrada, fanática religiosa e incapaz de ser feliz. Morre crucificada, mas nem por isso a sua "malvadez" conhece remissão.


Como esta iniciativa foi concebida para funcionar em "cadeia", convido os seguintes bloggers a publicarem as suas listas:

Arte Sétima
brain-mixer
Cinefolia
CinemAqui
wasted blues

11 comentários:

Anónimo disse...

curiosa interessante selecção !
JNAS

José Quintela Soares disse...

Obrigado pelo desafio.
Amanhã respondo.

Gonçalo Trindade disse...

Excelente (ainda que complicado...) desafio. Responderei em breve :). Mas vai ser complicado ,vai...

Miguel Andrade disse...

Primo ficou ótima! 3 deles eu exclui com muita pena da minha pq só poderia ser 10! Me senti realizado os vendo na tua!!! Lol!!!

Margaret White foi realmente uma grande lembrança! Esse Coringa novo não me cheira a algo que perdurará, mas não deixa de ser um grande vilão! :)

Rui Rebelo Gamboa disse...

Muito boa selecção.

O personagem de Bardem em Este país não é para velhos também é muito bom.

brain-mixer disse...

Lista já online! Obrigado pelo convite, Samuel ;)

José Quintela Soares disse...

Já lá está a minha lista.

Um abraço.

Anónimo disse...

Ora boas! Boa lista! Cheguei a pensar no Keyser Sozer e no Amon Goth, mas não podia pôr lá todos...

Anónimo disse...

Ola. Na minha opinião o meu filme favorito dessa lista e ligações perigosas e o pior e a lista de shindler. Quanto aos outros nao poxo dizer nada pke nunka os vi. O desafio ke propões nao e para mim,pois eu nunka fiz nenhum blog nem faço pke e mto dificil de fazer. Nao tendo mais nada a dizer despeço-me com mts bjinhos max antes kero deixar aki o meu mail para tu e o resto do pexoal me adicionarem no messenger pke quanto mais amigos e amigas eu tiver para falar melhor e para mim. Ah podem enviar fotografias e todas as cenas ke kiserem para la pke eu gosto de me manter informada acerca de tudo. O meu mail e gatinha_fofa223@hotmail.com

Anónimo disse...

Ola de novo! Olha vi-te pedir um favor: envia estas imagens e os respectivos textos para o mail ke eu ja deixei aki e volto novamente a referir:o mail e gatinha_fofa223@hotmail.com ah e se ainda nao me adicionaram no messenger facam o favor de o fazer. Beijokas!

Anónimo disse...

entao e o hannibal e o jack torrance

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.