quinta-feira, junho 18, 2009

Antestreia da Semana



Ninguém andará muito longe da verdade se prever que DISTRICT 9, com estreia marcada em Portugal para 1 de Outubro, possui todos os argumentos para ganhar o estatuto de "sleeper hit" do ano — ou o NOME DE CÓDIGO: CLOVERFIELD de 2009.

Realizado por Neill Blomkamp e produzido por Peter Jackson (o realizador da trilogia O SENHOR DOS ANÉIS), DISTRICT 9 é inspirado na curta-metragem ALIVE IN JOBURG (2005), realizada pelo próprio Blomkamp e que pode ser visualizada aqui, assumindo-se como um pseudo-documentário sobre uma raça extraterrestre que, após uma avaria na sua nave, força-a à residência na Terra num aparente bairro de lata em Joanesburgo, na África do Sul, e controlada por uma sinistra organização governamental chamada MNU (Multi-National United).



À primeira vista, e com base no trailer acima publicado, estamos perante uma "fábula" acerca do preconceito, tipicamente humano, relativamente a tudo o que é estranho e diferente (o termo illegal alien é levado ao extremo...), aliado a um irresistível fascínio que só a mistura entre ficção-científica e mistério consegue gerar.

Não admira, portanto, a comparação com NOME DE CÓDIGO: CLOVERFIELD. À semelhança deste título, as informações acerca do argumento são parcas, os protagonistas encarnados por ilustres desconhecidos e a presença de um nome sonante ao leme da produção são pontos que apresentam flagrante semelhança. A campanha publicitária também possui elementos comuns com o filme supracitado. DISTRICT 9 recorre ao «factor viral» para atrair a atenção de espectadores, desde o site (alegadamente) mantido pela empresa MNU para alertar humanos quanto à presença de indivíduos alienígenas em certas redondezas até à recente exibição de uma sinalética urbana própria como veículo de marketing, que "inunda" uma Joanesburgo segregada e em permanente ebulição social.

Talvez numa óptica de antecipação da próxima edição dos Óscares de Marketing Cinematográfico (lembram-se deles?), relativa a 2009, partilho convosco as fabulosas peças de comunicação de DISTRICT 9:












2 comentários:

Filipe Machado disse...

Concordo contigo. Pelo trailer, fica a sensação que o argumento está muito bem conseguido. Pode ser mesmo a surpresa do ano.

Ricardo Lopes Moura disse...

fiquei curioso. já há muito que não se vêem aliens que realmente vêm em paz :)

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.