Olhando para os principais vencedores, nas categorias relativas a Cinema, da 67ª edição dos Globos de Ouro, apetece exclamar: a revolta manifestada pela ausência, no ano passado, de THE DARK KNIGHT — O CAVALEIRO DAS TREVAS, o filme mais rentável de 2008 e imensamente aclamado pela crítica mundial, nas cerimónias dos principais prémios cinematográficos abalou estruturas aparentemente inabaláveis e abriu caminho ao reconhecimento de todo o mainstream possível.
Esta será, provavelmente, a justificação mais plausível para as vitórias de AVATAR (Drama) e A RESSACA (Comédia ou Musical), anunciadas esta madrugada no Beverly Hilton, em Los Angeles.
James Cameron, que também arrecadou o Globo de Melhor Realizador, deixou (permitam-me a ironia fácil) "azul" toda a falange de crentes num triunfo dos desafiadores THE HURT LOCKER — ESTADO DE GUERRA, UP IN THE AIR — NAS NUVENS ou, até, de SACANAS SEM LEI. Contudo, é possível aceitar, com resignação, a inovação tecnológica de AVATAR como principal responsável pela sua vitória sobre os títulos supracitados. Mas será mesmo o melhor que se fez em Drama durante 2009?
Quanto à categoria de Comédia ou Musical, e apesar do ténue calibre dos nomeados, a consagração de A RESSACA (em minha opinião, filme realmente divertido mas dificilmente meritório de prémios) constituiu a maior surpresa da noite. Confesso: JULIE & JULIA ou NOVE (que ainda não vi) pareciam melhor posicionados à conquista do Globo de Ouro.
No entanto, a "noitada" tornou-se mais satisfatória com os prémios de interpretação. Jeff Bridges, por CRAZY HEART, e Sandra Bullock, com THE BLIND SIDE, foram consagrados como Melhor Actor e Melhor Actriz Drama. Como estes títulos ainda aguardam estreia no nosso país, não poderei argumentar condignamente. Mas nutro uma certa satisfação por o talento de Bridges ser reconhecido em eventos desta natureza.
Em Comédia ou Musical, os Globos foram atribuídos ao «totalmente-reabilitado-e-em-estado-de-graça-juntos-dos-seus-pares» Robert Downey Jr., por SHERLOCK HOLMES, e a Meryl Streep pela sua interpretação em JULIE & JULIA. Destaque para Streep, que continua a acumular prémios e a agradecer cada um como se fosse o primeiro da sua carreira.
A "justiça" pairou mais nas categorias dos Actores Secundários, onde os galardões atribuídos a Christoph Waltz, pelo seu temível Coronel Hans Landa de SACANAS SEM LEI, e Mo'Nique, por PRECIOUS: BASED ON THE NOVEL 'PUSH' BY SAPPHIRE, prenunciam as irredutíveis certezas para a cerimónia dos Óscares.
Ricky Gervais, enquanto anfitrião, cumpriu a sua parte. Num registo situado entre o bazófio e o cauteloso, ficou sempre a sensação de que poderia ter ido mais longe no monólogo inicial. Contudo, esteve no seu melhor assim que lhe deram um copo de cerveja para a mão...
A lista completa dos vencedores pode ser consultada aqui.
segunda-feira, janeiro 18, 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.
6 comentários:
Paira em mim um misto de desilusão e trsiteza ao constatar que Avatar foi o vencedor.
As vitorias de Waltz ou Downey Jr. não anulam isso..
Abraço
Parece-me incrivel como Avatar com um argumento fraco pode ganhar como melhor filme de drama.
Olá Sam,
Ótimo post. Pois é, querido, tenho que exprimir minha indignação por Avatar e Se beber não case (Ressaca, no seu país) ganharemo melhores filmes. Racionalmente avaliando se isso é o melhor que a indústria de cinema tem a oferecer em reconhecimento à Sétima Arte, onde vamos parar com estas premiações?
Abraço,
Cada vez mais me convenço que estes prémios não espelham a qualidade dos filmes. «Avatar» pode ter os méritos que tem, nomeadamente a nível técnico, mas nunca será o melhor filme do ano. E tudo indica que irá abafar os Óscares. Esperemos que não.
Quanto à comédia, é certo que este ano foi fraquinho em termos de nomeados, talvez por isso tenha ganho «Ressaca».
Já no campo das nomeações, só posso analisar o melhor actor masculino atribuído. Gostei de ver Robert Downey Jr. vencer o galardão, mas acho que merecia mais Matt Damon pelo papelão que teve em «O Delator». Quanto ao prémio de Christoph Waltz é justíssimo. É daqueles que se não ganhasse era um roubo de igreja.
E por falar em «Sacanas Sem Lei», este merecia um pouco mais de sorte, mas talvez Tarantino não seja dos realizadores mais apreciados pelos lados de Hollywood.
A ver vamos o que nos reservam os Óscares, mas eu não tenho grande fé.
Cumprimentos.
nada como a nossa cabeça p avaliar. love mr. bridges and mr. downey :)
Quando anunciaram Avatar vencedor na categoria eu fiquei chocado... é um bom filme, e não passa disso.
Gostaria de aproveita o espaço e lhe agradecer por ter colocado o link do meu blog no seu endereço eletrônico. Muito obrigado mesmo.
Enviar um comentário