sábado, janeiro 02, 2010

"Óscares" de Marketing Cinematográfico [2ª Edição]

Após o saboroso êxito da edição de 2008, o Keyzer Soze's Place volta a desafiar a comunidade blogger cinematográfica e generalista a votar no melhor que se concretizou, durante o ano de 2009, em termos de promoção cinematográfica.

As categorias são Melhor Poster, Melhor Trailer, Melhor Site Oficial e Melhor Campanha Publicitária — cada uma acompanhada de opções pré-definidas. Como a vossa opinião é sempre bem-vinda e, havendo a crença de algum caso meritório de reconhecimento, é possível partilhar a mesma nos comentários deste post.

Para facilitar as vossas escolhas, simplifiquei o sistema de votação, de modo a que não ocorram os mesmos constrangimentos de 2008.

Os dados estão lançados e a "urna" estará aberta até ao dia 31 de Janeiro.
Agradeço, desde já, a vossa participação.

--//--

A) Melhor Poster de 2009

Nesta categoria, os nomeados são:

1) CHOKE — ASFIXIA


Design: XL

2) GRAN TORINO


Design: The Cimarron Group

3) O DELATOR!


Design: Kellerhouse, Inc.

4) RELIGULOUS — QUE O CÉU NOS AJUDE


Design: (i) media communications

5) SACANAS SEM LEI


Design: BLT & Associates



B) Melhor Trailer de 2009

Nesta categoria, os nomeados são:

1) AVATAR



2) BEM-VINDO À ZOMBIELAND



3) DISTRITO 9



4) O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON



5) WATCHMEN — OS GUARDIÕES





C) Melhor Site Oficial de 2009

Nesta categoria, os nomeados são:
(para acederem aos sites, basta clicar na imagem que acompanha as nomeações)

1) ASSALTO AO METRO 1 2 3



. Se o argumento do filme lida com uma hostage situation, então porque não convidar o visitante a fazer algo pelas vidas dos reféns? É o principal foco de interesse do site oficial, cuja opção "Hijack the Site" desafia-nos a completar, em contra-relógio, três jogos fantásticos, tanto no seu conceito como na apresentação gráfica dos mesmos.

2) O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON



. A transcrição da frase mais marcante do filme como introdução quase romântica, as roldanas simbolizando a passagem do tempo (tema marcante da película), as fotografias que "inadvertidamente" captaram o rejuvenescimento do protagonista ao longo dos anos e os efeitos sonoros que acompanham esta montagem potenciam a experiência mais elegante em termos de sites oficiais do ano [para a sua visualização, cliquem em «Enter the Site» na página de entrada].

3) EXTERMINADOR IMPLACÁVEL: A SALVAÇÃO



. Um dos sites oficiais mais apelativos de 2009, somos convidados a recolher informação sobre as forças em conflito do filme através dos pontos de vista do controlador informático das máquinas (Skynet) ou da Resistência liderada por John Connor. Tudo isto sob o "olhar" de uma cidade em chamas que, sub-repticiamente, compõe a expressão de um exterminador implacável.

4) OS IRMÃOS BLOOM



. Uma espécie de cartaz de feira virtual serve como "veículo" de apresentação dos principais focos de interesse do filme, listando, de forma criativa, personagens, sinopse, equipa técnica, trailer e uma breve descrição sobre o género cinematográfico (acompanhado de referências aos seus principais títulos) dos "con men".

5) WATCHMEN — OS GUARDIÕES



. Demonstra uma das formas mais bem construídas de apresentar as personagens, através de sequências do filme e excertos de diálogos. Destaque, igualmente, para a fascinante animação do site.



D) Melhor Campanha Publicitária de 2009

Nesta categoria, os nomeados são:

1) DISTRITO 9

. Em consonância com os temas do filme, foi desenvolvida uma campanha intitulada "Humans Only", maioritariamente constituída por sinalização urbana (exibida em várias cidades norte-americanas) com mensagens segregacionistas. A promoção de DISTRITO 9 foi complementada com três sites virais, sobretudo D-9, onde figurava um sistema de alerta local de Joanesburgo, excertos de notícias e manuais de regras aplicáveis a humanos e "não-humanos".

2) 2012

. Totalmente composta por marketing viral para cibernautas, a promoção de 2012 impulsionou a criação do site Institute for Human Continuity, no qual os visitantes podiam registar-se para o sorteio de uma pequena fracção da Humanidade que ficaria a salvo da destruição global (note-se que foram enviadas mais de 1000 candidaturas por indivíduos convictos da genuinidade deste site). O testemunho on-line de Charlie Frost, alucinada e paranóica personagem do filme, aumentou o interesse à volta deste título. Também se apostou em promoção mais "tradicional" mas com uma criatividade impagável, tal como estas imagens documentam.

3) ACTIVIDADE PARANORMAL

. 2009 assinalou o boom das redes sociais na Internet, e foi nesse ambiente que esta campanha promocional triunfou a todos os níveis. Os perfis no Twitter e Facebook, criados para o filme, revelaram-se tremendamente eficazes na geração de favorável word-of-mouth. Para além disso, foi dada a oportunidade de os espectadores "reivindicarem" a estreia do filme na sua localidade de residência, influenciando a sua distribuição comercial. Uma "devoção" recompensada pelo estúdio, ao possibilitar a inclusão dos nomes de quem participou naquelas petições no DVD prestes a ser lançado comercialmente.



--//--

Mais uma vez, o meu profundo agradecimento pela vossa disponibilidade e participação neste desafio!

35 comentários:

Rui Baptista disse...

Acabei de votar :)

Um abraço,

Rui Baptista (Bela Lugosi is Dead)

My One Thousand Movies disse...

Tmb já votei.

Grande iniciativa :)

Fábio Ventura disse...

Também votei =) Excelente iniciativa ;)

David Martins disse...

Acabei de por os votos na urna!

Cá fico a aguardar os resultados! :-)

Tibério Dinis disse...

Acabei de votar:)

Simão disse...

Boa iniciativa, mais uma vez. Os meus votos já foram :p

Abraços

Bruno disse...

Olá Sam, tal como me pediste, acabei de votar. Espero então pelos resultados finais!

abraço!

Hugo Gomes disse...

Olá Sam, só para dizer k já votei.

Um Bom ano e Bom Cinema

Daniel S. Silva disse...

Acabei de votar. Excelente iniciativa.

O lado do marketing é cada vez mais, uma faceta extremamente importante no mundo do cinema :)

Abraço

Unknown disse...

Os votos já estão na urna :)

Sam disse...

Caros amigos,

obrigado pelos vossos votos. Serão informados quando saírem os resultados :)

Obrigado mais uma vez pela vossa participação :)

Ailton Monteiro disse...

Acabei de votar! Um abraço!

PMF disse...

Agradeço o convite e já cumpri o meu dever.

Cumprimentos e continuação de bom ano com grandes fitas.

Gustavo H.R. disse...

Votos registrados!

Grato pelo convite.

Cumps.

Sergio Andrade disse...

Meu caro, acabei de votar. Parabéns pela iniciativa.

Um abraço!

brain-mixer disse...

Clicado ;)
Abraço!

it was RED - Para quem gosta de cinema disse...

Acabei de votar! Abraço!

Anónimo disse...

I just bought a iPhone 3G. Does anyone know how to transfer songs from my laptop to the iPhone?
[url=http://forexrobot-review.info]best forex software[/url] [url=http://www.newcastlebizdirectory.com/forum/viewtopic.php?p=20814#20814]unlock iphone[/url]

Red Dust disse...

Já votei!!!!!

Abraço.

Gonga disse...

Parabens pela iniciativa

Já votei

1 Abraço

Maria Brandão disse...

alô, sam, bom ano p ti. já votei :D

Duarte Nunes de Almeida disse...

Já está! Excelente iniciativa. Abraço da Janela.

Fernando Ribeiro disse...

Olá Sam,

É só para dizer que acabei de votar e para te dar os parabéns por esta excelente iniciativa.

Bom 2010!

Carlos Martins disse...

Um pouco atrasado, mas... votado! :)

Cenas de Cinema disse...

Meus votos já foram computados! Agora é esperar pelo resultado.

Museu do Cinema disse...

Pronto, votei!

Rui Francisco Pereira disse...

Viva, também já votei! Espero os resultados.

Parabéns pelo blogue e muito obrigado por seguires o meu.

Voltarei aqui, espero que por lá apareças :)

Cumps

Luciano Lima disse...

Votado! Obrigado pelo convite. o/

Fotograma Digital disse...

Votado e no aguardo dos resultados. Obrigado novamente pelo convite !

João disse...

Já está ;)

Abraço!

Madame Lumière disse...

Olá,
Já votei ! Adorei participar!

Abraço,

Madame Lumiére

The Advertiser disse...

Acabei de votar. Adorei a iniciativa! Parabéns! Fico a aguardar pela próxima edição!

The Advertiser

Fiat Lux disse...

Já votei.
Parabéns pela iniciativa e obrigado pelo convite.

Sam disse...

Caros amigos bloggers,

reitero os meus agradecimentos pela vossa participação.

Já agora (perdoam-me o atrevimento), estão à vontade para convidar outros bloggers a participar.

Muito e muito obrigado.

Loot disse...

Também já votei.

Fico a aguardar por saber os vencedores.

Abraço

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.