sábado, janeiro 02, 2010

"Óscares" de Marketing Cinematográfico [2ª Edição]

Após o saboroso êxito da edição de 2008, o Keyzer Soze's Place volta a desafiar a comunidade blogger cinematográfica e generalista a votar no melhor que se concretizou, durante o ano de 2009, em termos de promoção cinematográfica.

As categorias são Melhor Poster, Melhor Trailer, Melhor Site Oficial e Melhor Campanha Publicitária — cada uma acompanhada de opções pré-definidas. Como a vossa opinião é sempre bem-vinda e, havendo a crença de algum caso meritório de reconhecimento, é possível partilhar a mesma nos comentários deste post.

Para facilitar as vossas escolhas, simplifiquei o sistema de votação, de modo a que não ocorram os mesmos constrangimentos de 2008.

Os dados estão lançados e a "urna" estará aberta até ao dia 31 de Janeiro.
Agradeço, desde já, a vossa participação.

--//--

A) Melhor Poster de 2009

Nesta categoria, os nomeados são:

1) CHOKE — ASFIXIA


Design: XL

2) GRAN TORINO


Design: The Cimarron Group

3) O DELATOR!


Design: Kellerhouse, Inc.

4) RELIGULOUS — QUE O CÉU NOS AJUDE


Design: (i) media communications

5) SACANAS SEM LEI


Design: BLT & Associates



B) Melhor Trailer de 2009

Nesta categoria, os nomeados são:

1) AVATAR



2) BEM-VINDO À ZOMBIELAND



3) DISTRITO 9



4) O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON



5) WATCHMEN — OS GUARDIÕES





C) Melhor Site Oficial de 2009

Nesta categoria, os nomeados são:
(para acederem aos sites, basta clicar na imagem que acompanha as nomeações)

1) ASSALTO AO METRO 1 2 3



. Se o argumento do filme lida com uma hostage situation, então porque não convidar o visitante a fazer algo pelas vidas dos reféns? É o principal foco de interesse do site oficial, cuja opção "Hijack the Site" desafia-nos a completar, em contra-relógio, três jogos fantásticos, tanto no seu conceito como na apresentação gráfica dos mesmos.

2) O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON



. A transcrição da frase mais marcante do filme como introdução quase romântica, as roldanas simbolizando a passagem do tempo (tema marcante da película), as fotografias que "inadvertidamente" captaram o rejuvenescimento do protagonista ao longo dos anos e os efeitos sonoros que acompanham esta montagem potenciam a experiência mais elegante em termos de sites oficiais do ano [para a sua visualização, cliquem em «Enter the Site» na página de entrada].

3) EXTERMINADOR IMPLACÁVEL: A SALVAÇÃO



. Um dos sites oficiais mais apelativos de 2009, somos convidados a recolher informação sobre as forças em conflito do filme através dos pontos de vista do controlador informático das máquinas (Skynet) ou da Resistência liderada por John Connor. Tudo isto sob o "olhar" de uma cidade em chamas que, sub-repticiamente, compõe a expressão de um exterminador implacável.

4) OS IRMÃOS BLOOM



. Uma espécie de cartaz de feira virtual serve como "veículo" de apresentação dos principais focos de interesse do filme, listando, de forma criativa, personagens, sinopse, equipa técnica, trailer e uma breve descrição sobre o género cinematográfico (acompanhado de referências aos seus principais títulos) dos "con men".

5) WATCHMEN — OS GUARDIÕES



. Demonstra uma das formas mais bem construídas de apresentar as personagens, através de sequências do filme e excertos de diálogos. Destaque, igualmente, para a fascinante animação do site.



D) Melhor Campanha Publicitária de 2009

Nesta categoria, os nomeados são:

1) DISTRITO 9

. Em consonância com os temas do filme, foi desenvolvida uma campanha intitulada "Humans Only", maioritariamente constituída por sinalização urbana (exibida em várias cidades norte-americanas) com mensagens segregacionistas. A promoção de DISTRITO 9 foi complementada com três sites virais, sobretudo D-9, onde figurava um sistema de alerta local de Joanesburgo, excertos de notícias e manuais de regras aplicáveis a humanos e "não-humanos".

2) 2012

. Totalmente composta por marketing viral para cibernautas, a promoção de 2012 impulsionou a criação do site Institute for Human Continuity, no qual os visitantes podiam registar-se para o sorteio de uma pequena fracção da Humanidade que ficaria a salvo da destruição global (note-se que foram enviadas mais de 1000 candidaturas por indivíduos convictos da genuinidade deste site). O testemunho on-line de Charlie Frost, alucinada e paranóica personagem do filme, aumentou o interesse à volta deste título. Também se apostou em promoção mais "tradicional" mas com uma criatividade impagável, tal como estas imagens documentam.

3) ACTIVIDADE PARANORMAL

. 2009 assinalou o boom das redes sociais na Internet, e foi nesse ambiente que esta campanha promocional triunfou a todos os níveis. Os perfis no Twitter e Facebook, criados para o filme, revelaram-se tremendamente eficazes na geração de favorável word-of-mouth. Para além disso, foi dada a oportunidade de os espectadores "reivindicarem" a estreia do filme na sua localidade de residência, influenciando a sua distribuição comercial. Uma "devoção" recompensada pelo estúdio, ao possibilitar a inclusão dos nomes de quem participou naquelas petições no DVD prestes a ser lançado comercialmente.



--//--

Mais uma vez, o meu profundo agradecimento pela vossa disponibilidade e participação neste desafio!

36 comentários:

Rui Baptista disse...

Acabei de votar :)

Um abraço,

Rui Baptista (Bela Lugosi is Dead)

My One Thousand Movies disse...

Tmb já votei.

Grande iniciativa :)

Fábio Ventura disse...

Também votei =) Excelente iniciativa ;)

CINE31 disse...

Acabei de por os votos na urna!

Cá fico a aguardar os resultados! :-)

Tibério Dinis disse...

Acabei de votar:)

Simão disse...

Boa iniciativa, mais uma vez. Os meus votos já foram :p

Abraços

Bruno disse...

Olá Sam, tal como me pediste, acabei de votar. Espero então pelos resultados finais!

abraço!

Hugo Gomes disse...

Olá Sam, só para dizer k já votei.

Um Bom ano e Bom Cinema

Dan disse...

Acabei de votar. Excelente iniciativa.

O lado do marketing é cada vez mais, uma faceta extremamente importante no mundo do cinema :)

Abraço

O Homem Que Sabia Demasiado disse...

Os votos já estão na urna :)

Sam disse...

Caros amigos,

obrigado pelos vossos votos. Serão informados quando saírem os resultados :)

Obrigado mais uma vez pela vossa participação :)

Ailton Monteiro disse...

Acabei de votar! Um abraço!

O Projeccionista disse...

Agradeço o convite e já cumpri o meu dever.

Cumprimentos e continuação de bom ano com grandes fitas.

Gustavo H.R. disse...

Votos registrados!

Grato pelo convite.

Cumps.

Sergio Andrade disse...

Meu caro, acabei de votar. Parabéns pela iniciativa.

Um abraço!

brain-mixer disse...

Clicado ;)
Abraço!

it was RED - Para quem gosta de cinema disse...

Acabei de votar! Abraço!

Anónimo disse...

I just bought a iPhone 3G. Does anyone know how to transfer songs from my laptop to the iPhone?
[url=http://forexrobot-review.info]best forex software[/url] [url=http://www.newcastlebizdirectory.com/forum/viewtopic.php?p=20814#20814]unlock iphone[/url]

Red Dust disse...

Já votei!!!!!

Abraço.

Gonga disse...

Parabens pela iniciativa

Já votei

1 Abraço

Maninha disse...

alô, sam, bom ano p ti. já votei :D

Duarte Nunes de Almeida disse...

Já está! Excelente iniciativa. Abraço da Janela.

Anónimo disse...

How to get more pips in forex trading? How about using autotrading such as Expert Advisor (EA)? Have anyone can share profitable EA for free?
[url=http://forexrobot-review.info]best forex software[/url]

Fernando Ribeiro disse...

Olá Sam,

É só para dizer que acabei de votar e para te dar os parabéns por esta excelente iniciativa.

Bom 2010!

Carlos Martins disse...

Um pouco atrasado, mas... votado! :)

Cenas de Cinema disse...

Meus votos já foram computados! Agora é esperar pelo resultado.

Museu do Cinema disse...

Pronto, votei!

Jackie Brown disse...

Viva, também já votei! Espero os resultados.

Parabéns pelo blogue e muito obrigado por seguires o meu.

Voltarei aqui, espero que por lá apareças :)

Cumps

Luciano Lima disse...

Votado! Obrigado pelo convite. o/

Fotograma Digital disse...

Votado e no aguardo dos resultados. Obrigado novamente pelo convite !

João disse...

Já está ;)

Abraço!

Madame Lumière disse...

Olá,
Já votei ! Adorei participar!

Abraço,

Madame Lumiére

The Advertiser disse...

Acabei de votar. Adorei a iniciativa! Parabéns! Fico a aguardar pela próxima edição!

The Advertiser

Fiat Lux disse...

Já votei.
Parabéns pela iniciativa e obrigado pelo convite.

Sam disse...

Caros amigos bloggers,

reitero os meus agradecimentos pela vossa participação.

Já agora (perdoam-me o atrevimento), estão à vontade para convidar outros bloggers a participar.

Muito e muito obrigado.

Loot disse...

Também já votei.

Fico a aguardar por saber os vencedores.

Abraço