sábado, outubro 08, 2011

Cinefilamente Açoriano #2



No seguimento de uma matinée-dançante, organizada a 1 de Julho de 1928 no Coliseu Avenida (na foto, hoje Coliseu Micaelense), a gerência da casa de espectáculos decidiu realizar no edifício importantes obras de remodelação.

Os trabalhos foram pormenorizadamente explicados no artigo abaixo citado, incluindo a remodelação da cabine de projecção. "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"... Porque, honestamente, qual foi a última vez que leram acerca de detalhes técnicos de cabines de projecção num jornal?

«A cabine cinematografica foi tambem dotada de nova instalação para energia e iluminação eléctricas, á qual presidiu a alta competencia do distintissimo Engenheiro Deodato Silva. Acha-se tambem já ali instalada uma nova máquina de projecção da fábrica AEG com arco de espelho e dupla obturação, alimentado por corrente continua por transformação da corrente alterna operada um conversor motor-dinamo dos mesmos fabricantes, o que permite uma projecção mais fixa e nitida, dando ás figuras e aos quadros da tela mais relevo e perfeição.»

in O Açoriano Oriental, 23 de Junho de 1928, n.º4831, p.6


Sem comentários:

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.