quinta-feira, novembro 03, 2011

#27



... segundo as palavras da Sarah Queiroz, do blog Depois do Cinema:

1. MATRIX
(1999, The Matrix, Larry e Andy Wachowski)



My personal favourite, atinge a perfeição! A interessante e paradoxal narrativa, que envolve metafísica e a filosofia, juntamente com a tremenda e espectacular acção e efeitos visuais são, sem dúvida, dois elementos bastante apelativos. O facto de nos desafiar intelectualmente também constitui um dos motivos pelo qual eu idolatro este filme e é, verdadeiramente, o número 1 da minha lista.

2. O SENHOR DOS ANÉIS — A IRMANDADE DO ANEL
(2001, The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, Peter Jackson)



LORD OF THE RINGS alcança o nível de excelência e nunca me canso de ver os filmes, é espectacular em todos os níveis. Peter Jackson criou das melhores sagas da história do cinema, muito obrigada Peter!

3. KILL BILL — A VINGANÇA
(2003, Kill Bill: Vol. 1, Quentin Tarantino)



My dear Quentin... Adoro-o! Todos os seus filmes são de génio, mas a história de Beatrix Kiddo consegue ser a minha favorita.

4. CÃES DANADOS
(1992, Reservoir Dogs, Quentin Tarantino)



Outra genialidade por Tarantino, filme este que iniciou a sua magnífica carreira enquanto realizador, e digo-vos: não poderia ter começado da melhor maneira! A narrativa não linear, as grandes actuações, um diálogo soberbo e inteligente, tendo depois uma banda sonora que complementa da melhor maneira fazem deste filme um clássico!

5. A RESSACA
(2009, The Hangover, Todd Phillips)



Não há filme que tenha conseguido a proeza de me fazer cair da cadeira de tanto rir sendo A RESSACA a excepção! Sinceramente, acho-o inagualável, e dificilmente outro filme de comédia tem o nível de qualidade que este tem.

6. RESIDENT EVIL
(2002, Resident Evil, Paul W.S. Anderson)



Automaticamente constou da minha lista de preferências, logo desde a primeira vez que o vi. A história, os actores, a banda sonora... Vários são os elementos que tornam este filme absolutamente fantástico, apesar da grande maioria não concordar.

7. SHUTTER ISLAND
(2010, Shutter Island, Martin Scorsese)



A combinação DiCaprio & Scorsese é simplesmente perfeita. Este filme está arrebatador, é dos melhores filmes de 2010. SHUTTER ISLAND é acima de tudo um filme inteligente, que nos permite puxar pela cabeça. Adoro!

8. ZOMBIES PARTY — UMA NOITE DE... MORTE
(2004, Shaun of the Dead, Edgar Wright)



Eu adoro filmes de zombies, e este especialmente, pois combina o meu género predilecto com humor britânico do melhor! Não é possível resistir, é de facto hilariante, e tem um fantástico elenco e banda sonora.

9. SETE PECADOS MORTAIS
(1995, Se7en, David Fincher)



Dos melhores filmes do género e dos anos 90, SE7EN está fantástico a todos os níveis, apesar do seu final super depressivo! Adoro.

10. A CHAVE
(2005, The Skeleton Key, Iain Softley)



É daqueles filmes que eu não consigo explicar porque é que adoro ou porque é que consta nas minhas preferências. O facto de ser um pouco obscuro, super subestimado, e conter elementos pouco convencionais são capazes de ser dos motivos pelo qual me levaram a gostar verdadeiramente deste filme, que para mim é incansável. Ou se calhar é mesmo só por causa do Peter Sarsgaard.

--//--

Obrigado, Sarah, pela tua participação!

8 comentários:

Roberto Simões disse...

Não conheço alguns dos títulos. Identifico-me especialmente com O SENHOR DOS ANÉIS, mas KILL BILL, SE7EN ou SHUTTER ISLAND são também grandes filmes. Dos que vi, somente RESIDENT EVIL jamais seria um filme da minha vida.

Roberto Simões
» CINEROAD «

Sarah disse...

Obrigada eu Samuel, por partilhares as minhas escolhas :)
Sem dúvida que não é das listas mais convencionais, mas são os filmes que mais me cativaram e influenciaram, de certa maneira. A parte engraçada destas listas é mesmo a margem de subjectividade que apresentam, e a minha é bastante controversa. Não contém, na sua maioria, filmes muito consagrados, mas são os da minha vida :)

Sarah
http://depoisdocinema.blogspot.com

Sam disse...

O que seria do Cinema sem a sua variedade de opiniões? :)

@Sarah, uma vez mais, obrigado por teres aceite o convite para este desafio.

Catarina Norte disse...

Adoro Sarah: tens O Senhor dos Anéis e 2 Tarantinos :D e depois tens Seven e Matrix; gosto do Shutter Island mas escolheria outro do Scorcese; A Ressaca para mim é apenas uma boa comédia..e os outros não vi mas estou curiosa relativamente ao Shaun of the Dead ;)

e lá está, os filmes da nossa vida poderão não ser os melhores que já vimos mas aqueles que por diferentes motivos nos marcaram...pelo menos também penso assim ;)

PMF disse...

É uma boa lista, o único que confesso não gostar é mesmo o Resident Evil. Mas pelo que começo a reparar é daqueles filmes que divide opiniões: há quem goste muito e quem não goste nada. Já o «A Chave» nunca tive a oportunidade de ver. Gostei de ver aí o Shaun :) é delirante. E concordo com a Catarina, escolheria outro Scorsese, apesar de o Shutter Island também ser bom.

ArmPauloFerreira disse...

Lista interessantíssima... só por ter o Matrix em 1º já me prendeu a atenção TODA e depois continua com dois bons do Tarantino, a excelente trilogia Senhor dos Aneis, o incontornável Se7ev.

Gostei de ver que ela optou por um do Scorcese que não é o Oscarizado "The Departed" (my hate...)... o Shutter Island é muito bom (mais filme que Inception).
A surpresa maior, positiva, é o interessante The Skeleton Key (também gosto desse filme sobrenatural/fantástico).

A Ressaca 1 e Residente Evil, são dois bons exemplos de filmes nos seus géneros que se aceita bem na lista (ao menos foram escolhas exemplares).

Lista bem fixe de escolhas (personalizadas) das duas últimas décadas!

brain-mixer disse...

Pena serem só filmes muito recentes. De resto, bem pessoal e corajosa, sem dúvida alguma!

Sam disse...

Obrigado pelos vossos comentários!

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.