sexta-feira, dezembro 09, 2011

Agenda Cinematográfica

:: 9500 CINECLUBE DE PONTA DELGADA ::

FLEURETTE (2002), de Sérgio Tréfaut



Será que conhecemos as pessoas que nos são próximas? Será que as queremos conhecer?
E elas, quererão que as cheguemos a conhecer? O filho procura compreender o passado atribulado da mãe e Fleurette aos 79 anos ainda coloca obstáculos a qualquer inquérito sobre o seu passado. Mas vai ao longo do filme, pouco a pouco, desvendando acontecimentos secretos e revelando uma outra vida.

É um filme de difícil delimitação em termos de género: formalmente um documentário autobiográfico, em que o realizador interroga os pais e o irmão, em complexa estratégia de auto-descoberta, acaba por passar as fronteiras da ficção, lançando um belíssimo olhar sobre uma história de família. Porque se atravessa grande parte do séc. XX, da França dos anos 40, com fragmentos de história de amor e desamor, de colaboracionismo e neutralidade, ao Portugal da Revolução de Abril, é também a inscrição de uma narrativa comovida e terna sobre as contradições da estrutura familiar, no quadro mais vasto da história recente.

[Com a presença do realizador.]

Hoje, pelas 21h30, no Cine Solmar.

Sem comentários:

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.