segunda-feira, setembro 03, 2012

Agenda Cinematográfica

:: 9500 CINECLUBE DE PONTA DELGADA ::

HELENA ALMEIDA: PINTURA HABITADA (2006), de Joana Ascensão



Filme sobre o trabalho de Helena Almeida, artista plástica que, desde o final dos anos 60, tem desenvolvido uma obra na qual explora os limites da auto-representação e as fronteiras dos diferentes meios que utiliza, sejam eles a pintura, o desenho, a fotografia ou o vídeo.

PINTURA HABITADA centra-se nas várias fases e elementos envolvidos no elaborado processo criativo através do qual Helena Almeida constrói os seus trabalhos, desde os primeiros estudos à exposição das obras acabadas.

É um filme sobre a artista plástica Helena Almeida. Mas dizer isto, que é "sobre Helena Almeida", talvez seja abusivo, visto que a "biografia" está longe de ser o centro do filme — e o facto de raramente vermos o rosto da artista (nalguns planos, ostensivamente cortado pelo enquadramento) só amplia essa dimensão: não se quer retratar uma "figura", quer-se expor o relacionamento entre a artista, o trabalho e a obra, ver de que maneira o corpo (as mãos, exemplo prioritário) "habita" a sua pintura, a sua fotografia, o seu vídeo.

[Hoje, pelas 21h30, na Sala 2 do Cine Solmar.]

Sem comentários:

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.