segunda-feira, setembro 21, 2009

Cinema de Pós-Verão

Como já é habitual nesta data, o Keyzer Soze's Place observa o futuro e adianta 20 filmes relevantes que irão estrear nos próximos meses.

Dos títulos que irão disputar Óscares, Globos de Ouro e variados prémios de associações de crítica até às grandes produções que passarão pelas salas de cinema, não faltam sugestões para todos os gostos.

( As datas de estreia nacional apresentadas estão sujeitas a alteração pelas produtoras).

1) BAKJWI/THIRST



O argumento: Sang-hyun (Song Kang-ho), estimado e devoto padre católico, oferece-se como cobaia para testar uma vacina destinada a erradicar um vírus mortal. A intervenção cirúrgica corre mal e a transfusão sanguínea que lhe é administrada transforma-o num vampiro. A partir deste momento, o padre afunda-se em desespero e perversidade mas sempre na busca de alguma réstia de humanidade.
Focos de interesse: Realizado por Chan-wook Park (OLDBOY — VELHO AMIGO) e com Song Kang-ho (THE HOST — A CRIATURA) a protagonizar, BAKJWI/THIRST foi laureado com o Grande Prémio do Júri no último Festival de Cannes. É considerado, por muitos, como o refresh mais interessante no género vampiresco da presente década.
Estreia em Portugal: 15 de Outubro (*)

2) THE INFORMANT!



O argumento: Mark Whitacre (Matt Damon) é um importante executivo na Archer Daniels Midland (ADM), líder de mercado na comercialização de produtos alimentícios, que para além de diagnosticado com desordem bipolar, decide confessar — e face a todos os riscos possíveis e imagináveis — ao FBI o esquema de viciação de preços praticado pela empresa onde trabalha.
Focos de interesse: Baseado num caso verídico que, em meados dos anos 90, culminou na maior multa alguma vez paga por uma empresa privada nos EUA por corrupção activa. A transformação física empreendida por Matt Damon, com 13kg a mais, um estranho bigode e óculos com "aros de tartaruga".
Estreia em Portugal: 29 de Outubro (*)

3) 9



O argumento: Quando 9 (Elijah Wood), criatura semelhante a uma boneca de trapos, acorda pela primeira vez, depara-se com um mundo pós-apocalíptico, onde todos os seres humanos desapareceram. Por acaso, encontra uma pequena comunidade composta por seus semelhantes, aterrorizada pelas temíveis máquinas que vagueiam pela Terra. Apesar de ser o mais novo, 9 convence os outros de que o ataque é a melhor defesa.
Focos de interesse: Produzido por Tim Burton e Timur Bekmambetov (realizador de PROCURADO), é considerado como revolucionário no campo da animação digital. O "elenco vocal" de primeira linha, com Elijah Wood, Christopher Plummer, Martin Landau, Jennifer Connelly e John C. Reilly.
Estreia em Portugal: 29 de Outubro (*)

4) JENNIFER'S BODY



O argumento: Jennifer (Megan Fox), a rapariga mais popular do liceu, transforma-se num monstro faminto e sanguinário após um (mau) encontro com uma banda de rock satânica. A sua melhor amiga, Needy (Amanda Seyfried), é a única a compreender a natureza sinistra da transformação de Jennifer e decide enfrentar o problema por sua conta e risco.
Focos de interesse: Para o público masculino: Megan Fox. Para o público feminino: o implícito (e original) girl power da história. Para o público em geral: o argumento é da autoria de Diablo Cody, oscarizada por JUNO.
Estreia em Portugal: 29 de Outubro (*)

5) A SERIOUS MAN



O argumento: Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg), professor de Física numa pequena universidade, sente-se estagnado. "Eu quero ser um homem sério", afirma ele. Contudo, sofre golpes constantes, figurativa e literalmente, da esposa, dos filhos, do irmão, dos colegas universitários, até mesmo do seu próprio rabi. Haverá alguma "alma caridosa" que consiga ajudar Larry a atingir este desígnio existencial?
Focos de interesse: Descobrir o absoluto elenco de semi-desconhecidos. O regresso dos irmãos Coen ao terreno das comédias negras, género que os celebrizou com SANGUE POR SANGUE e FARGO.
Estreia em Portugal: 05 de Novembro (*)

6) THE FANTASTIC MR. FOX



O argumento: O Sr. e a Sra. Fox (George Clooney e Meryl Streep) vivem numa casa idílica, juntamente com o filho Ash (Jason Schwartzman). No entanto, após 12 anos desta bucólica existência, os instintos selvagens do Sr. Fox ganham a melhor: retoma o seu antigo hábito de assaltar galinheiros, pondo em risco não só a sua família, como toda a comunidade animal em seu redor.
Focos de interesse: Adaptação de um dos livros mais conhecidos de Roald Dahl, marca a estreia de Wes Anderson (OS TENENBAUMS – UMA COMÉDIA GENIAL, THE DARJEELING LIMITED) ao leme de um filme animado — e em stop-motion. Em vez do habitual trabalho de estúdio, a gravação dos diálogos foi produzida em locais naturais, de modo a favorecer a espontaneidade dos actores.
Estreia em Portugal: 05 de Novembro (*)

7) A CHRISTMAS CAROL



O argumento: Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) encara o início das celebrações natalícias com o seu habitual desprezo, maltratando o fiel empregado (Gary Oldman) e ignorando o alegre sobrinho (Colin Firth). Mas quando os Fantasmas do Natal Passado, Presente e Futuro transportam-no numa viagem reveladora, Scrooge terá de limpar o seu coração, antes que seja tarde demais.
Focos de interesse: Robert Zemeckis comprovou as potencialidades narrativas da tecnologia motion-capture em BEOWULF, e as primeiras imagens revelam um filme que não "desonrará" o clássico livro de Charles Dickens.
Estreia em Portugal: 19 de Novembro (*)

8) JULIE & JULIA



O argumento: Julia Child (Meryl Streep) é uma das mais famosas autoras de livros de culinária, tendo escrito o best-seller "Mastering the Art of French Cooking". Julie Powell (Amy Adams) decide recriar todas as 524 receitas daquele livro no espaço de um ano, narrando as suas experiências e resultados num blogue que rapidamente transforma-se em caso de sucesso incomparável.
Focos de interesse: Baseado em factos verídicos, trata-se do "primeiro filme inspirado num blogue" (o qual pode ser visitado aqui). Assistir à repetição da (excelente) química entre Meryl Streep e Amy Adams depois de, no ano passado, se terem "gladiado" em DÚVIDA. O desempenho de Meryl Streep, que volta a ser mencionada para mais uma nomeação ao Óscar.
Estreia em Portugal: 19 de Novembro (*)

9) THE TWILIGHT SAGA: NEW MOON



O argumento: Bella Swan (Kristen Stewart) fica devastada pela abrupta partida do seu amante vampiro, Edward Cullen (Robert Pattinson), mas o seu espírito é reconfortado pela crescente amizade que forma com Jacob Black (Taylor Lautner). Subitamente, Bella trava conhecimento com o submundo dos lobisomens, eternos inimigos dos vampiros, testando a sua lealdade para com Edward.
Focos de interesse: Com o êxito imparável da sua fonte literária e embalado pelo sucesso do primeiro filme, CRESPÚSCULO, encontra-se na linha da frente para ser um dos blockbusters deste ano. Perceber se o realizador Chris Weitz (ERA UMA VEZ UM RAPAZ, A BÚSSOLA DOURADA) tem espaço para incutir algum do seu humor corrosivo num produto com normas restritas para agradar o maior número de espectadores possível.
Estreia em Portugal: 23 de Novembro (*)

10) WHERE THE WILD THINGS ARE



O argumento: Max (Max Records), um rebelde e sensível rapaz, foge de casa para uma ilha habitada por estranhas criaturas, cujas emoções são tão bravias e imprevisíveis quanto as suas acções. Coroado rei d'O Sítio das Coisas Selvagens, Max cedo encontra dificuldades na gestão do seu reino e aprende que a natureza dos sentimentos é mais complexa do que imaginava.
Focos de interesse: Até à data, Spike Jonze (QUERES SER JOHN MALKOVICH?, INADAPTADO) nunca fez um mau filme, e o famoso conto infantil do escritor norte-americano Maurice Sendak não poderia ter encontrado melhor "responsável" da sua adaptação cinematográfica. O interessante elenco (Mark Ruffalo, James Gandolfini, Forest Whitaker) que empresta a voz aos fantásticos seres da história.
Estreia em Portugal: 23 de Novembro (*)

11) CAPITALISM: A LOVE STORY



O argumento: Michael Moore explora a questão tabu: que preço deve a América pagar pelo seu amor ao capitalismo? Há alguns anos, esse amor parecia tão inocente — o capitalismo era sinónimo de produtividade e segurança. Hoje, as grandes instituições financeiras vivem em permanente estado de sítio e com as famílias a perderem as suas fontes de rendimento, o sonho americano cada vez mais se assemelha a um terrível pesadelo.
Focos de interesse: O estilo de Moore é garantia de um documentário empolgante, revelador, mas nem sempre imparcial. Segundo o documentarista, o filme «tem tudo: luxúria, paixão, romance e 14 000 postos de trabalhos eliminados todos os dias». Foi bem recebido pelo público e crítica aquando da sua recente passagem no Festival de Veneza.
Estreia em Portugal: 26 de Novembro (*)

12) NINE



O argumento: Guido Contini (Daniel Day-Lewis) é um realizador de meia-idade que tenta completar o seu mais recente filme. Contudo, a verve criativa do cineasta mostra-se comprometida pelas inúmeras mulheres que povoam a sua vida: a esposa Luisa (Marion Cotillard), a sensual amante Carla (Penélope Cruz) e a musa inspiradora Claudia (Nicole Kidman).
Focos de interesse: Daniel Day-Lewis, sempre irrepreensível em todos os projectos que abraça. Um elenco feminino internacional de alto calibre, incluindo o regresso de Sophia Loren. Realizado por Rob Marshall (CHICAGO) e tendo em conta o actual renascimento do género musical, é um dos principais favoritos ao Óscar de Melhor Filme.
Estreia em Portugal: 03 de Dezembro (*)

13) THE BOX



O argumento: E se alguém lhe oferecesse uma caixa com um botão que, quando pressionado, permitiria-lhe ganhar um milhão de dólares... em troca da morte de alguém que não conhece? O casal Arthur e Norma Lewis (James Marsden e Cameron Diaz) recebe esta aterradora proposta de um misterioso homem com o rosto terrivelmente desfigurado (Frank Langella), concedendo apenas 24 horas para o casal tomar uma decisão.
Focos de interesse: Richard Kelly procura reencontrar-se com o sucesso depois do quase longínquo DONNIE DARKO, esboçando uma história de mistério e terror. Abundam rumores de que o vilão de Frank Langella, totalmente "reabilitado" após a sua participação em FROST/NIXON, constitui uma das principais razões para ver este filme.
Estreia em Portugal: 03 de Dezembro (*)

14) AVATAR



O argumento: Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro agora paraplégico, voluntaria-se para o programa Avatar, que lhe devolverá mobilidade corporal através da mistura do seu ADN com o dos Na'vi, habitantes da lua Pandora. Aparentemente primitivos, os Na'vi patentearão argumentos para defender, a todo o custo, os recursos da sua terra face à indomável vontade humana em explorar os recursos naturais deste exótico local.
Focos de interesse: O regresso de James Cameron ao activo, doze anos depois do retumbante sucesso internacional de TITANIC. O projecto foi adiado sucessivamente pelo realizador até a tecnologia alcançar patamares que permitissem fabricar, com exactidão, a forma como idealizou a história. Está a ser promovido, a nível de efeitos visuais, como o filme mais revolucionário da presente década.
Estreia em Portugal: 17 de Dezembro (*)

15) SHERLOCK HOLMES



O argumento: O detective Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.), juntamente com o seu leal parceiro Watson (Jude Law), envolve-se numa batalha de inteligência e músculo contra Lord Blackwood (Mark Strong), que planeia destruir a estabilidade de toda a Inglaterra.
Focos de interesse: Observar a dinâmica habitual de Guy Ritchie (UM MAL NUNCA VEM SÓ, SNATCH — PORCOS E DIAMANTES) ao adaptar a mais famosa personagem de Arthur Conan Doyle. A mesma expectativa adequa-se ao que Robert Downey Jr., actor com estilo sui generis, produzirá encarnando Sherlock Holmes.
Estreia em Portugal: 31 de Dezembro (*)

16) THE LOVELY BONES



O argumento: A jovem Susie Salmon (Saoirse Ronan) é assassinada e observa os pais (Mark Wahlberg e Rachel Weisz) — assim como o seu homicida — a partir do céu. Neste contexto, terá de balançar o seu desejo de vingança com a vontade da sua família em recuperar do desgosto que atravessa.
Focos de interesse: Peter Jackson já demonstrou eficácia no tratamento de material sério com elementos fantásticos — veja-se AMIZADE SEM LIMITES — e, assim, o best-seller de Alice Sebold encontra-se em boas mãos. Um dos melhores elencos do ano, onde também figuram Susan Sarandon, Stanley Tucci e Michael Imperioli. É outro grande candidato aos Óscares.
Estreia em Portugal: 28 de Janeiro 2010 (*).

17) THE ROAD



O argumento: Pai (Viggo Mortensen) e filho (Kodi Smit-McPhee) caminham sozinhos por uma América devastada, onde a paisagem é imóvel e o céu eternamente escuro. Sem muitos pertences, possuem apenas uma pistola para se defenderem das perigosas hordas de vadios esfomeados que vagueiam pelo país.
Focos de interesse: O sucessivo adiamento da sua estreia, desde 2008, só tem alimentado expectativa em redor desta adaptação do romance de Cormac McCarthy. Obteve excelentes críticas durante a sua projecção no último Festival de Veneza, e foi considerado pela revista Esquire como «o filme mais importante do ano».
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

18) AMELIA



O argumento: Alcançado o feito de ser a primeira mulher a voar sozinha sobre o Atlântico, Amelia Earhart (Hillary Swank) torna-se numa inspiração para todos os americanos, desde a Primeira Dama Eleanor Roosevelt até ao homem que conquistou o seu coração, George P. Putnam (Richard Gere). No Verão de 1937, Amelia tenta cumprir a sua desejada viagem aérea de circum-navegação, um dos voos mais misteriosos da História.
Focos de interesse: Trata-se do primeiro filme biográfico de grande dimensão sobre Amelia Earhart, pioneira da aviação e socialite norte-americana. Hillary Swank contempla a hipótese de arrecadar o terceiro Óscar de Melhor Actriz.
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

19) INVICTUS



O argumento: Nelson Mandela (Morgan Freeman) solicita a ajuda de Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da selecção de râguebi da África do Sul, para angariar apoios que permitam a organização nacional do Campeonato do Mundo da modalidade de 1995, evento que o estadista encara como uma oportunidade de unir o país.
Focos de interesse: O primeiro filme realizado por Clint Eastwood após o anúncio da sua "reforma" enquanto actor. Filmado maioritariamente na África do Sul, é, em termos de grandeza e pelos nomes envolvidos, o maior filme alguma vez produzido naquele país. Outro título frequentemente citado como favorito ao Óscar de Melhor Filme.
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

20) UP IN THE AIR



O argumento: Ryan Bingham (George Clooney) trabalha na Integrated Strategic Management (ISM), uma empresa de consultadoria sedeada em Denver. O cargo: viajar pelo país em representação dos seus patrões para anunciar despedimentos e lay-offs, debitando emocionantes discursos nessas ocasiões. Contudo, quando a ISM ameaça-o com a despromoção, Ryan enfrentará os seus maiores desafios pessoais.
Focos de interesse: Apesar dos excelentes OBRIGADO POR FUMAR e JUNO, o realizador Jason Reitman já afirmou que este é o melhor e mais pessoal filme da sua breve carreira. Possui, desde já, a melhor média de críticas (100%, de acordo com o Rotten Tomatoes) entre as ante-estreias de 2009, fruto da sua recente projecção no Festival Internacional de Toronto, prometendo uma boa performance a todos os níveis.
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.

1 comentário:

Cristiano Contreiras disse...

Ansio por todos da lista, menos a continuação do Crepúsculo - sinceramente, puro lixo.

Hilary Swank é uma atriz intensa, de mão cheia, mas acho que gosta de escolher projetos que possa projetá-la pro Oscar e isso não é bom, deveria se desprender desse interesse todo de conquistar Oscar de atriz...

Nine me parece espetacular!

Abraço, ótimo blog, sempre!

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.