sexta-feira, dezembro 17, 2010

"What are your Oscar chances?" #9

BLACK SWAN



Darren Aronofsky é considerado um dos maiores realizadores da sua geração mas, até ao momento, a sua curta filmografia (a qual inclui títulos como A VIDA NÃO É UM SONHO e O WRESTLER) nunca encontrou recepção por parte da Academia.

Tudo indica que o panorama se vai alterar com BLACK SWAN, a mais radical história cinematográfica sobre ballet e uma obra que tem marcado o ano de 2010 desde a sua antestreia, em Setembro passado, no Festival de Veneza. As várias nomeações, sobretudo para os Globos de Ouro, e prémios da crítica que tem arrecadado fazem prever a sua presença entre os dez indicados por Melhor Filme.

Análise factual:

Desempenho de bilheteira: Os números existentes referem-se à distribuição limitada (18 salas) que conheceu em território norte-americano desde 3 de Dezembro. Mesmo assim, facturou mais de seis milhões de dólares(1).

Recepção crítica: Com um rating de apreciação positiva do Rotten Tomatoes na ordem dos 86%(2), a imprensa especializada reúne-se na acepção de que BLACK SWAN é um dos melhores filmes do ano pela sua atmosfera intensa e apaixonante. Contudo, os (poucos) detractores ressalvam que os seus elementos de terror arrastam o filme para um "buraco" de absurdidade.

(3)

Avaliação de cenários:

Cenário provável: Apesar da sua narrativa e formalidade radicais, BLACK SWAN não deverá falhar as categorias principais, sendo muito possível que concorra a Oscares técnicos (Fotografia, Montagem e Banda sonora). A nomeação de Natalie Portman para Melhor Actriz está praticamente assegurada, estando ao lado de Annette Bening (OS MIÚDOS ESTÃO BEM) e Jennifer Lawrence (WINTER'S BONE) como principal favorita.

Cenário de sonho: Além do Oscar para Natalie Portman, não há dúvidas que BLACK SWAN procurará maior consagração, isto é, ser considerado como Melhor Filme. Em termos de nomeações, a presença na categoria de Actriz Secundária de Barbara Hershey e/ou Mila Kunis será encarada como positiva surpresa.

Cenário a evitar: Se o tour de force de Natalie Portman não for recompensado, dificilmente obterá outros prémios consideráveis.

--//--

Consideram que BLACK SWAN poderá dar "baile" na próxima cerimónia dos Oscares? Ou a noite será tão negra quanto o cisne da peça de Tchaikovsky? Partilhem a vossa opinião.

6 comentários:

DiogoF. disse...

Acredito na nomeação para:

- Melhor Filme;
- Melhor Argumento;
- Melhor Realização;
- Melhor Actriz Principal;
- Melhor Actriz Secundária;
- Melhor Banda Sonora;
- Melhor Edição.

No entanto, acho que a Academia continua a não ser muito receptiva e filmes como The Social Network, The King's Speech e Inception levarão a melhor.

Apenas acredito na vitória da Natalie Portman.

Sam disse...

Sem dúvida, Diogo. A Natalie é a principal esperança de prémios para BLACK SWAN.

Abraço!

brain-mixer disse...

Podendo haver 10 nomeados a melhor filme desde o ano passado, acho quase impossível ele não ser nomeado...
E este filme, bem, estou em pulgas. Arronofsky é barra!
Abraço

Sam disse...

Edgar, as expectativas são, felizmente, correspondidas. Tanto na qualidade do filme como na poderosa interpretação da Natalie Portman.

Abraço.

Jorge Rodrigues disse...

Depois de ver o filme, começo a acreditar mais na vitória de Natalie Portman e na nomeação para Filme e Realizador.

Em termos de categoria técnica, gostaria de ver Libatique finalmente nomeado para Fotografia e já que Banda Sonora não pode ser, pelo menos Direcção Artística. Dos melhores trabalhos em termos de produção que já vi.


Cumprimentos,

Jorge Rodrigues

Sam disse...

Jorge,

aquela "anulação" à banda sonora foi um autêntico crime. Autêntico!

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.