domingo, fevereiro 05, 2012

Críticas da Semana

Breve resumo dos principais filmes visualizados esta semana:

. TAKE SHELTER
. MISS BALA
. O MUNDO NO ARAME

--//--

. TAKE SHELTER (2011), de Jeff Nichols



Acossado por uma série de visões apocalípticas, Curtis (Michael Shannon) teme pela segurança da sua família e decide construir um bunker para protege-los de um futuro cataclismo... ou dele próprio.



De Sundance a Toronto, causou sensação em todos os festivais por onde passou, e esta tremenda metáfora ao espírito dos nossos tempos não merece outra avaliação que não seja a de magnífica obra de cinema. Mais do que o retrato da provável degeneração mental de um indivíduo, TAKE SHELTER coloca o protagonista como epíteto da Humanidade contemporânea: amedrontada, paranóica e confusa face às agressivas "manifestações" que a rodeia — e, no horizonte, tudo prenuncia a chegada de inimagináveis tempestades. Logo, não será por acaso que o próprio título do filme (numa tradução livre, significa "Procurem Abrigo") possua contornos de advertência...

Depois da sua auspiciosa estreia em HISTÓRIAS DE CAÇADEIRA (2007), Jeff Nichols volta a provar que é um dos nomes, a curto prazo, de menção obrigatória no que toca a complexas e poderosas narrativas sobre a condição humana. E aqui, conta novamente com um poderoso aliado chamado Michael Shannon (sempre extraordinário), numa composição que balança, admiravelmente, a pura contenção e o violento clamor. Na conjugação de um argumento que nunca se desmorona mesmo na iminência de enveredar por rumos emocionalmente arriscados, do seu pessimismo fundamentado e no uso de inteligentes efeitos visuais, TAKE SHELTER tem todos os factores para ser uma das principais obras a estrear, este ano, no nosso país. Obrigatório.

. MISS BALA (2011), de Gerardo Naranjo



Laura (Stephanie Sigman), jovem rapariga oriunda de um bairro de lata, sonha em ganhar um concurso de beleza e representar, a nível nacional, a sua região. Inesperadamente, vê-se envolvida na guerra implacável do crime organizado do México.



Comprovando que o actual cinema mexicano não "vive" apenas de Iñarritu, Cuarón, Del Toro ou Reygadas, Gerardo Naranjo imprime a sua marca num retrato visceral e confiante dos problemas que o seu país enfrenta pela permanente luta entre cartéis de droga, com o twist de colocar moda e beleza no centro desta análise sócio-económica cinematográfica. Tecnicamente brilhante — realce para uma sequência de tiroteio, que não só é determinante para o argumento como exibe a proficiência dos planos-sequência de OS FILHOS DO HOMEM (2006, Alfonso Cuarón) —, a sua mise-en-scène equilibra momentos de intensa violência com outros de calma instável, concebendo uma atmosfera omnipresente de que o pior (e os piores) pode manifestar-se a qualquer momento.

MISS BALA é notável na abordagem que faz a um tema quase tabu para as sociedades centro e sul-americanas, construindo cinema de cariz mainstream focado em assuntos de intenso relevo social e traçando um lúcido paralelismo entre aquilo que uma pretendente a top model tem de ceder para singrar na indústria e os níveis de corrupção existentes no seio de quem deve aplicar as leis de combate ao tráfico de droga. Thriller explosivo descomprometido, com destaque para Stephanie Sigman (por cuja personagem é impossível não nutrir simpatia) num retumbante início de carreira.

. O MUNDO NO ARAME (1973), de Rainer Werner Fassbinder



Num futuro próximo, um projecto informático, denominado de Simulacron, é capaz de simular a realidade. Quando o líder da invenção falece subitamente, o seu sucessor Fred Stiller (Klaus Löwitsch) começa a experienciar estranhos fenómenos sensoriais.



Originalmente concebido para exibição televisiva, agora com versão restaurada e disponível em home cinema por intermédio da Criterion, revela-se um épico produto de ficção-científica (e esta "catalogação" poderá ser enganadora) do seu tempo e da sua circunstância geográfica, ecoando a agitação política e social da RFA dos anos 70. E mesmo que não se insira no ambiente de drama histórico (como em O CASAMENTO DE MARIA BRAUN, 1979) ou da sensibilidade passional (AS LÁGRIMAS DE PETRA VON KANT, 1972) de Fassbinder, os seus temas de alienação e hostilidade humanas são aqui imediatamente reconhecíveis.

O MUNDO NO ARAME deixa muito por explicar, e até poder-se-ia falar num exagero de "meditações filosóficas" que sacrifica o desenrolar do argumento. Todavia, o seu ritmo sereno fornece ao espectador saborear a virtuosidade e audácia da câmara de Fassbinder, a opulência intemporal dos cenários e uma alma sci-fi que antecipa, em vários anos, aquilo que muitos espectadores só encontrariam, anos depois, em títulos como BLADE RUNNER — PERIGO IMINENTE (1982, Ridley Scott), MATRIX (1999, Wachowski) ou eXistenZ (1999, David Cronenberg). Obra visionária, em todos sentidos, à qual se recomenda urgente e firme descoberta.

1 comentário:

Inês Moreira Santos disse...

Ainda não vi nenhum dos três filmes que aqui apresentas. Fiquei curiosa, especialmente acerca do primeiro.

Cumprimentos cinéfilos,

Inês

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.