sexta-feira, outubro 26, 2012

SHUT UP AND PLAY THE HITS (2012), de Will Lovelace e Dylan Southern



A 2 de Abril de 2011, os LCD Soundsystem deram o seu último concerto em Madison Square Garden. O líder James Murphy decidira desmembrar uma das bandas mais famosas e influentes da sua geração no pico da sua popularidade. A extravagância de quase quatro horas esgotou de imediato e levou os milhares de espectadores às lágrimas de alegria e tristeza. — Doclisboa.



Para quem nunca ouviu falar de James Murphy nem dos LCD Soundsystem, SHUT UP AND PLAY THE HITS constituirá um agradável e, por registar o seu concerto de despedida, irónico cartão-de-visita a um singular percurso musical.

Situando-se entre o documentário e o filme-concerto (é nesta última "categorização" que Will Lovelace e Dylan Southern se desmarcam de outros títulos), explica o fenómeno cultural aqui abordado através das imagens, captadas por 13 câmaras e efusivamente montadas, de um Madison Square Garden lotado, da visão de fãs em lágrimas após os últimos acordes do concerto, do dia seguinte de James Murphy (com pequenos momentos que vão do jocoso ao comovente) determinado a não abandonar a música mas empenhado em não ficar "atolado" pela fama maciça.







No fim — do filme e dos LCD Soundsystem —, somos eficazmente brindados com o poder emocional que só um último concerto pode encerrar, ao mesmo tempo que realça o introspectivo perfil cultural de James Murphy. "Acho que o maior falhanço da minha vida será desistir", afirma ele a certa altura. Contudo, SHUT UP AND PLAY THE HITS será, com o tempo, tudo menos um falhanço para Murphy, para os realizadores e para nós. Muito recomendado.


Sem comentários:

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.