domingo, maio 16, 2010

Festival de Cannes 2010 — Dia 4



Um Sábado dominado pelas ansiedades e dúvidas sobre o envelhecimento apresentadas por dois "pesos pesados".

Em Competição, foi exibido o novo filme de Mike Leigh, ANOTHER YEAR, uma melancólica e pessimista narrativa sobre a chegada da terceira idade e, nas palavras do cineasta britânico, «a forma como chegamos a um acordo com a vida quando envelhecemos e a maneira de lidar com os outros».

A crítica, por sua parte, tem sido bastante consensual quanto à qualidade do filme, apelidando-o já como «uma das obras mais recomendadas do Festival deste ano».

Mike Leigh

YOU WILL MEET A TALL DARK STRANGER é a última dissertação de Woody Allen sobre o terror humano face ao envelhecimento, sentimento partilhado pelo próprio realizador nova-iorquino durante um animado encontro com os jornalistas. «Envelhecer não é, de modo algum, vantajoso. Não ficamos mais inteligentes ou mais generosos. O meu conselho? Não envelheçam!»

Contudo, Allen não deixou de reconhecer a existência de benefícios no amadurecimento, elogiando Manoel de Oliveira nesse processo: «Se ficar em tão boa forma quanto ele, não me importo de chegar aos cem».

Woody Allen e Naomi Watts numa das conferências de imprensa mais divertidas deste ano

Sem comentários:

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.