quarta-feira, setembro 01, 2010

Festival de Veneza 2010 — Dia 1



O programa da 67ª Mostra Internacional de Veneza arrancou oficialmente hoje com a projecção de BLACK SWAN (Em Competição), o novo filme de Darren Aronofsky e que conta no elenco com Natalie Portman, Vincent Cassel e Mila Kunis.



E tudo indica que o início do Festival não poderia ter sido mais auspicioso. Thriller psicológico acerca da rivalidade entre duas bailarinas nova-iorquinas, ambas desejosas de triunfar num mundo de feroz competitividade e conflito de egos como é o do ballet, foi recebido calorosamente — embora sejam perceptíveis reservas quanto à coerência no estilo do filme — pela crítica presente no Lido.

De "um SAPATOS VERMELHOS on acid" até à percepção que tem todos os argumentos para ser "um guilty pleasure instantâneo, maravilhosamente filmado e de grande complexidade visual". E no que parece ser um comentário de completa redenção a BLACK SWAN, ainda foi possível ler: "Tarantino cairá no ridículo se não der a Aronofsky o Leão de Ouro". Eloquente, não?

 Vincent Cassel, Natalie Portman e Darren Aronofsky posam para os fotógrafos

Uma estonteante Natalie Portman

Ao final da tarde, outra grande ante-estreia em Veneza. MACHETE (Fora de Competição), a transposição para longa-metragem do faux trailer que enfeitou, em 2007, GRINDHOUSE.



Para rodar a história de um mercenário mexicano em modo de vingança incontrolável contra o seu antigo patrão, Robert Rodriguez reuniu Danny Trejo, Robert De Niro, Jessica Alba, Michelle Rodriguez, Lindsay Lohan e Steven Seagal num irreverente título cuja escolha para exibição no primeiro dia do Festival surpreendeu muita gente. Não nos esqueçamos, nunca, que Quentin Tarantino é o presidente do Júri...

No entanto, a crítica não se mostrou tão delirante quanto o ritmo do filme, com reacções mistas e pouco entusiasmadas. Existe "a nítida percepção de que todos os intervenientes estão a divertir-se à grande", embora se lamente que Rodriguez tenha "misturado humor com uma pretensiosa mensagem política".

Rodriguez durante a conferência de imprensa de MACHETE

Danny Trejo ou Machete, qual deles é real?

Imagens retiradas de: Site Oficial do Festival e Reuters.

1 comentário:

pseudo-autor disse...

Machete e Black Swann: Dois filmes que quero muito ver. Veneza, pelo que vi na programação desse ano, promete e muito!

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.